Blog da Rede Nacional de Clubes Ciência Viva

Este é um espaço de exclusiva partilha e autoria dos Clubes Ciência Viva na Escola.
Participe e faça publicações sucintas.



Notícia

Moléculas: O que são?


Os modelos moleculares 3D ajudam os alunos a responder a esta questão e tornaram a exploração deste tema muito divertido.

Ler mais
Notícia

Revista do Clube de Ciências da Escola Básica de Penafiel Sudeste


Compilação de algumas das atividades que o Clube de Ciências promoveu ao longo do ano.

Ler mais
Actividade

Encontro de Clubes Ciência Viva na Escola


Realização de um encontro mobilizador destinado a docentes de várias escolas para mobilização de criação de novos Clubes de Ciência Viva Escola. Para partilha de experiências e boas práticas em Cubes de Ciência Viva na Escola.

Ler mais
Actividade

Combust√£o do Enxofre


Quando o vulc√£o ¬ďCumbre Vieja¬Ē √© noticiado todos os dias e se fala constantemente do enxofre e do √≥xido de enxofre que existem nas zonas vulc√Ęnicas, importa recordar o que √© o elemento qu√≠mico enxofre e demonstrar atrav√©s de uma simples experi√™ncia a sua combust√£o. Esta atividade experimental foi pedida para um trabalho de f√≠sico-qu√≠mica e integrada nas atividades do Clube Ci√™ncia Viva na Fern√£o. https://gpreesfmp.wixsite.com/gpreesfmp/single-post/combust%C3%A3o-do-enxofre

Ler mais
Actividade

A couve roxa como indicador √°cido-base


Na sequ√™ncia do pedido para a elabora√ß√£o de um trabalho na disciplina de F√≠sico-Qu√≠mica, sobre ¬ďA couve roxa como indicador √°cido-base¬Ē, o aluno Rui Pinto, do 8¬ļ1, como habitualmente, respondeu ao nosso repto, com a realiza√ß√£o de um v√≠deo. Dada a qualidade do trabalho, este v√≠deo foi integrado nas atividades do Clube Ci√™ncia Viva na Fern√£o. https://gpreesfmp.wixsite.com/gpreesfmp/single-post/a-couve-roxa-como-indicador-%C3%A1cido-base

Ler mais
Actividade

Clube Ciência Viva na Fernão no Dia do Patrono


Depois de dois anos de interrup√ß√£o, devido √† pandemia, foi poss√≠vel retomar o ¬ďDia do Patrono¬Ē na Escola Secund√°ria Fern√£o Mendes Pinto. Como n√£o podia deixar de ser, o Clube Ci√™ncia Viva na Fern√£o esteve presente com algumas atividades, o que foi do agrado da comunidade educativa, como este pequeno v√≠deo demonstra. https://www.youtube.com/watch?v=xd_xYSMRdEc&t=4s

Ler mais

AbriCiência


V√≠deo ilustrativo de algumas das atividades realizadas no √Ęmbito da implementa√ß√£o do clube, no ano de 2021-22

Ler mais
Actividade

Produção de espécies autóctones

Data de início: 01-09-2021

Data de fim: 31-08-2025

Ler mais
Actividade

Estação meteorológica da EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires

Data de início: 01-09-2021

Data de fim: 31-08-2025

Ler mais
Actividade

Remoção física de espécies invasoras

Data de início: 01-09-2021

Data de fim: 31-08-2025

Ler mais
Actividade

Dia Mundial da Energia

Data de início: 01-03-2022

Data de fim: 31-08-2025


Assinalou-se a 29 de maio no Agrupamento de Escolas de Air√£es, o "Dia Mundial da Energia". Ver mais informa√ß√Ķes a seguir.

Ler mais
Actividade

No Laboratório…


Ap√≥s uma sess√£o de contextualiza√ß√£o do Clube Ci√™ncia Viva, os alunos de 5.¬ļ ano familiarizaram-se com as diferentes metodologias investigativas, desde a pesquisa ao trabalho pr√°tico e experimental. Conheceram o material e algum equipamento de laborat√≥rio, sua utilidade e regras de seguran√ßa e rigor no seu manuseamento. Aprenderam t√©cnicas laboratoriais de medi√ß√£o de volumes e de pesagem. Em grupo, realizaram um jogo de identifica√ß√£o de diferentes materiais de laborat√≥rio, estimulando o sentido de observa√ß√£o e o esp√≠rito de equipa.

Ler mais
Actividade

Os recursos geológicos: Areia Cinética


Integrado no tema ¬ďRochas e solos¬Ē, os alunos de 5.¬ļ ano que frequentam o Clube Ci√™ncia Viva, recordaram a origem da areia atrav√©s da desintegra√ß√£o mec√Ęnica de outras rochas por agentes erosivos, como o vento, a chuva e as ondas, a sua constitui√ß√£o rica em minerais de sil√≠cio, e as suas m√ļltiplas aplica√ß√Ķes.

Ler mais
Actividade

A flora e os recursos vegetais na Nuno¬Ö


Os alunos de 5.¬ļ ano que frequentam o Clube Ci√™ncia Viva exploraram o recreio da EB Nuno Gon√ßalves e identificaram alguns dos exemplares bot√Ęnicos existentes neste espa√ßo.

Ler mais
Actividade

Os pigmentos vegetais | Oficina de impress√£o bot√Ęnica


Os alunos de 5.¬ļ ano que frequentam o clube Ci√™ncia Viva, tiveram a oportunidade de reconhecer as plantas como fontes de pigmentos naturais - alternativas sustent√°veis. Nesta atividade comparou-se o efeito de dois mordentes diferentes, assim como, a impress√£o de folhas de diferentes exemplares bot√Ęnicos existentes no p√°tio da escola.

Ler mais







rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo