Faq's

No nosso agrupamento já existe um Clube de Ciência, podemos candidatá-lo a ser Clube Ciência Viva na Escola?

Os Clubes de Ciência existentes nos Agrupamentos de Escolas podem integrar os Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE), desde que cumpram os objetivos e requisitos previstos para integrar esta iniciativa. 

 

Quais os requisitos para nos candidatarmos ao programa Clubes Ciência Viva na Escola?

Os requisitos para constituição de um CCVnE são ter um espaço identificado para o efeito, um professor coordenador com 3h mínimo de dedicação ao clube em componente não letiva, um parceiro de Instituição Cientifica e ser aprovado pelos órgãos competentes da Escola.

 

Como sei se o plano de ação do meu Clube de Ciência cumpre os objetivos dos CCVnE?

Qualquer clube de ciência existente ou proposta de Clube de Ciência poderá ser transformado num CCVnE desde que cumpra com a carta de princípios disponível no nosso site.

 

Que elementos devem constar da proposta a CCVnE?

A disponibilizar brevemente

 

Como posso candidatar-me? De que forma devo submeter a proposta?

A disponibilizar brevemente

 

Quantos CCVnE podem existir no Agrupamento de Escolas?

Um agrupamento de escolas pode ter mais do que um Clube Ciência Viva na Escola desde que considere públicos alvos e temáticas diferenciadas para cada um dos CCVnE.

 

Que escolas podem propor um Clube Ciência Viva na Escola? 

Qualquer Agrupamentos de Escolas ou Escolas não Agrupadas da Rede do Ministério da Educação e das Regiões Autónomas, bem como as Escolas Portuguesas no estrangeiro e Escolas do Ensino Artístico Especializado e do Ensino Particular e Cooperativo podem apresentar uma proposta para um Clube Ciência Viva na Escola.

 

O Clube Ciência Viva na Escola pode funcionar em qualquer unidade orgânica do Agrupamento de Escolas?  

O Clube Ciência Viva na Escola pode estar localizado em qualquer unidade orgânica de um Agrupamento de Escolas independentemente da sua tipologia.

 

Que parcerias podemos estabelecer no âmbito dos CCVnE?

São parceiros dos CCVnE, as Universidades e Institutos Politécnicos, as Instituições Científicas, as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, os Museus e Centros de Ciência Viva e as Empresas/Associações. Os parceiros devem reunir condições para formalizar a parceria de acordo com a Carta de Princípios. 

 

Quais as vantagens de termos um Clube Ciência Viva na Escola? 

Os Clubes validados pela Coordenação Nacional passarão a integrar a Rede de Clubes Ciência Viva na Escola e terão acesso a um conjunto de ações disponibilizadas pelos parceiros envolvidos tal como consta da Carta de Princípios.

 

Que compromissos temos de assumir por ter um Clube Ciência Viva no nosso Agrupamento? 

Os Clubes Ciência Viva na Escola assumem o compromisso de obedecer aos requisitos e objetivos previstos na Carta de Princípios, bem como de partilhar recursos e conhecimentos entre as entidades que integram a Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.  

 

Quais as principais características que deve ter o espaço onde o CCVnE será instalado?   

O espaço para o Clube Ciência Viva na Escola pode estar localizado em qualquer parte da unidade orgânica onde está inserido, desde que em espaço adequado e devidamente identificado. As atividades do Clube podem acontecer noutros espaços do Agrupamento/Escola não Agrupada, ou numa das instituições parceiras. 

 

Quais as condições de funcionamento do CCVnE?

O professor coordenador do CCVnE define o modo de funcionamento do mesmo, que tem que fazer parte integrante do projeto educativo da escola. 

 

Quantas horas semanais podem ser atribuídas a cada professor que faz parte do CCVnE? 

Ao total dos professores devem ser atribuídas, no mínimo, três horas semanais. No entanto, podem ser atribuídas mais horas, ficando esta decisão a cargo do órgão de gestão da escola. 

 

Que áreas temáticas podem ser desenvolvidas nos CCVnE?

Os Clubes Ciência Viva na Escola funcionam como espaços abertos de contacto com todas as áreas do conhecimento científico que enquadrem as áreas disciplinares da Matemática, Computação, Informática, Artes, Biologia, Geologia, Física, Química, Antropologia, Sociologia e Economia.

 

Que níveis de ensino estão abrangidos pelos CCVnE?

Os Clubes Ciência Viva na Escola podem abranger todos os níveis de ensino, desde o Jardim de Infância até ao Ensino Secundário e Profissional.

 

Que tipo de atividades se espera que um Clube Ciência Viva na Escola organize?  

O tipo de atividades do clube está muito dependente das características da comunidade educativa. O clube deve ter um programa de ação inovador, que inclua elementos do currículo de educação formal, abordados em contextos de educação não formal, em parceria com instituições científicas e de ensino superior. As atividades têm que ser organizadas tendo em conta critérios de qualidade científica e pedagógica que promovam o entusiasmo e a motivação dos alunos através de práticas científicas em diferentes áreas temáticas. Além disso, deverá ser prevista a colaboração entre a escola e a comunidade envolvente e entre as escolas e a instituição científica parceira.

 

Uma vez estabelecido, que ferramentas e instrumentos tenho para gerir a atividade do meu CCVnE?

Os coordenadores dos CCVnE tem disponíveis uma área de gestão online, onde é possível para além da atualização dos dados referentes ao CCVnE, a partilha de informações sobre as atividades a decorrer, os recursos disponíveis na rede, noticias e parcerias realizadas.

 

Como aceder à área de gestão dos CCVnE?

Para aceder à área de gestão online, o Professor Coordenador deverá fazer registo/login em https://my.cienciaviva.pt . Assim que esta área for disponibilizada ou ligada ao CCVnE estará visível no painel inicial.

 

Como alterar o email de registo e password associado ao CCVnE?

O(a) professor(a) que será o(a) novo(a) coordenador(a) do Clube deverá registar-se em https://my.cienciaviva.pt, com o nome e email que pretende que apareça associado à coordenação, e de seguida enviar-nos um email com confirmação do registo e do nome do Clube/Escola. Posteriormente faremos a alteração e comunicamos quando esta estiver atualizada.

 



rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo