Agradecemos profundamente a Doutora Ana Sofia Reboleira que veio propositadamente da Dinamarca onde reside, leciona e investiga, mais especificamente na Universidade de Copenhagen, Natural History Museum of Denmark.

A cientista alertou e informou a comunidade educativa que o Algarve é um hotspot mundial de biodiversidade subterrânea e é importante que as novas gerações o saibam e contribuam para a sua preservação.
A cientista deu a conhecer a biodiversidade que vive em ambientes afóticos, a sua importância para a manutenção da qualidade dos aquíferos e como esta diversidade escondida deve ser protegida para assegurar o correto funcionamento dos serviços ecossistemicos.
Tratando-se de ecossistemas de características únicas, o seu "estado de saúde " é também um alerta para aquilo que poderá estar a passar-se à superfície.
Longe da vista e, frequentemente, do coração, os ecossistemas subterrâneos estão a ser uma oportunidade de aliar conhecimento de todas as disciplinas da área científica e da área geral e da área artística, derrubando barreiras que, embora artificiais, tendem a compartimentar conhecimentos nas cabeças dos nossos alunos.
Mais uma vez se provou que ser possível aliar e complementar conhecimentos desde idades muito jovens (1° ciclo) até aos mais velhos (secundário).
Estamos muito Felizes por toda a PARTILHA que se verificou no dia 11 de outubro com a Palestra da cientista Doutora Ana Sofia Reboleira.