Reportagens

Clube Ciência Viva do Centro Educativo Alice Nabeiro


Campo Maior

15-01-2021

Alunos realizam actividades baseadas nos quatro elementos da natureza - Terra, agua, ar, fogo assim como participam em ações de cidadania e sensibilização ambiental. Desenvolvem, ainda, atividades com material reciclado como forma de conhecerem o património da vila de Campo Maior.

Clube Ciência Viva do Externato Champagnat


Lisboa

15-01-2021

O trabalho desenvolvido por alunos e professores,  neste clube, incide na resolução de problemas do quotidiano através dos estados físicos da água. Os resultados foram, no final, expostos na parede do clube. O clube vai, ainda, promover o aumento das parcerias com a comunidade.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas


Setúbal

15-01-2021

Os alunos realizaram shows de ciência nas mais diversas áreas, sobretudo focados na ciências das "coisas", integrando atividades são escolhidas pelos próprios. Promoveram, igualmente, conversas informais entre alunos e investigadores.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Odemira


Odemira

19-01-2021

Explorar o processo de purificação de agua com o envolvimento da comunidade, estudar os anelídeos usados para combater a seca ou cuidar do museu natural da escola foram algumas das actividades desenvolvidos pelo clube.

Clube Ciência Viva da Escola Secundária do Pinhal Novo


Palmela

19-01-2021

Os alunos desenvolveram ações de cidadania e sustentabilidade que lhes permitiram cuidar dos pátios da escola, nomeadamete, jardins, lagos e abrigos para aves. Em tempos de pandemia, promoveram a sensibilização para a higienização das mãos.

Clube Ciência Viva da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos


Vagos

19-01-2021

Alunos e professores realizaram atividades de produção de queijo e refletiram sobre a saúde e bem-estar animal, por forma a produzir o melhor leite. Exploraram, ainda, os passos desta produção considerando que há processos químicos desenvolvidos em laboratório.    

Clube Ciência Viva da Escola Básica do Freixo


Ponte de Lima

19-01-2021

O Clube Ciência Viva na Escola instalou no seu espaço um Maker space com atividades de robótica e programação. No campos dos estudos microclimáticos instalaram uma estação meteorológica.

Clube Ciência Viva da Escola Básica e Secundária Filipa de Lencastre


Lisboa

19-01-2021

O programa de atividades focou-se no conhecimento e promoção de carreiras cientificas: os alunos ficaram a conhecer um pouco melhor alguns quem são e o que fazem os cientistas

 

 

Clube Ciência Viva da Escola Básica e Secundária São Pedro do Sul


São Pedro do Sul

19-01-2021

Dinamização de ações sobe o mote respeitar, valorizar e interpretar o meio onde está inserido - os rios, as serras e as termas - e a análise dos rios, em particular o estudo de vertebrados,foram alguns tópicos abordados por este clube de forma multidisciplinar.

Clube Ciência Viva da Escola Básica Professor Carlos Teixeira


Fafe

19-01-2021

No contexto do clube, alunos e professores "criaram" da empresa Sente o cheiro. A empresa produz velas e sabonetes e tem duas vertentes: ambiental e social. Ambiental porquem reciclam os óleos. Social porque o resultado das vendas é doado aos alunos mais carenciados

Clube Ciência Viva da Escola Básica Professor Paula Nogueira


Olhão

19-01-2021

O trabalho do deste clube tem-se focado na realização de atividades de mecânica com a promoção de trabalho colaborativo e cidadania para perceber melhor os reais problemas na sociedade.

Clube Ciência Viva do Colégio Valsassina


Lisboa

19-01 2021

Os projetos do clube são dedicados às ciências experimentais, onde alunos de 1º ciclo fazem experiencias, em particular, sobre solubilidade. Na dinâmica da sala de aula, os alunos levantam questão que são resolvidas, posteriormente, no laboratório.

Clube Ciência Viva da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel


Barcelos

19-01-2021

As ações do clube estão centradas na temática Educação Ambiental para a Sustentabilidade - foram  realizadas visitas de estudo, palestras, workshops, oficinas de ciência, exposições, entre outros com uma relação estreita entres as diversas disciplinas e os vários anos de escolaridade. Através de experiências como a simulação dos efeitos das marés negras nos oceanos, a identificação de possíveis materiais eficazes na limpeza do mesmo e a previsão das consequências negativas para as aves marinhas, os alunos aprenderam mais  sobre alguns problemas ambientais.

Clube Ciência Viva da Escola Básica de Pedome


Vila Nova de Famalicão

19-01-2021

Através de experiências como a análise meteorológica com os 5 elementos de medição ou a reações ácido-base, os alunos aprendem novos conhecimentos e desenvolvem as competências de criatividade, trabalho em equipa e socialização. O clube tem proporcionado atividades, complementares ao curriculo, para preparar os alunos para o futuro, desenvolvendo o pensamento crítico e o raciocínio. 

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes


Abrantes

19-01-2021

O clube tem tido como objetivo que os alunos aprendam ciência a brincar mas de forma a interiorizarem as aprendizagens necessárias. Através de diversos projetos como a plantação de bolotas para a requalificação da encosta, a recolha de água do rio Tejo para observação ao microscópio da biodiversidade existente ou até a iniciação à programação de um robô, os alunos têm contactos com diversas áreas das ciências de uma forma divertida e em contextos diferentes.

Clube Ciência Viva do CED Nossa Senhora da Conceição, Casa Pia


Lisboa

19-01-2021

A partir do tema da escola "Cidadania Global", o clube agregou os diversos projetos existentes estimulando todos os alunos para a aprendizagem da Ciência, já que está em todo o lado. De uma forma prática, os alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário exploram diferentes áreas científicas. Desde a horta escolar à compostagem, aos projetos sobre o estudo e preservação da natureza para mostrar a importância da produção de menos lixo e de cuidar das plantas, até às experiências de laboratório como o candeeiro de lava, o objetivo é estimular os alunos para o mundo científico.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo


Montemor-o-Novo

19-01-2021

Através de experiências de várias áreas como a Física, a Matemática e a Robótica, e com o apoio de especialistas que vão à escola, os alunos aprendem de forma diferente alguns conceitos científicas. O clube tem ainda oficinas destinadas aos alunos da turma de artes onde através de Impressoras 3D, disponibilizadas pela Associação Oficinas do Convento aprendem a criar os seus trabalhos, a fazer toda a preparação dos projetos, os diversos tipos de impressão 3D e a sua importância.

 

 

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos


Oeiras

20-01-2021

O clube abrange diversas áreas científicas, desde a Paleontologia, à Biologia, passando pela Física, a Química, e até à Programação e procura mostrar que a ciência é para todos. Através de saídas de campo para descoberta e identificação de fósseis e de experiências como a receita para produzir microplásticos ou como os microrganismo reagem aos detergentes, o clube procura explicar aos alunos conceitos científicos de uma forma mais divertida.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde


20-01-2021

Vila Franca de Xira

O clube tem como principal objetivo fomentar a curiosidade científica nos alunos. Procura realizar um trabalho interdisciplicar onde se mistura a História com a Físico-Química, a Ciência e Tecnologia com a Arte através de atividades simples que fazem no dia a dia. As experiências realizadas em laboratório, como por exemplo a produção e identificação de dióxido de carbono ou de oxigénio, ajudam os alunos a entender o que se passa no mundo.

Clube Ciência Viva da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana


Cascais

20-01-2021

O clube tem procurado sair do contexto de sala de aula, e da escola, de modo a proporcionar aos alunos, e à comunidade em geral, novas experiências e vivências. Através das diversas visitas, formações e experiências realizadas, como por exemplo a verificação da quantidade de microplásticos existentes em cosméticos utilizados no dia, os alunos podem aprender mais e terem maior consciência do mundo que os rodeia.

Clube Ciência Viva da Escola Básica Vale de Milhaços


Seixal

20-01-2021

O clube tem procurado mostrar aos alunos que as aprendizagens só fazem sentido através de vivências e experiências realizadas ao longo do ano. Todas as quartas-feiras é dia de experiências na escola, onde através de projetos como a hortas escolares ou a literatura associada à prática experimental se abordam diversas temáticas. Experiências relacionadas com o ponto de fusão ou sobre a eletricidade e os fenómenos associados são explicados pelos alunos de forma simples e clara.

Clube Ciência Viva da Escola Secundária Padre António Vieira


Lisboa

21-01-2021

O clube tem como objetivo aumentar o espaço verde na escola através de diversos projetos realizados pelos alunos e professores. Desde a construção de caixas ninhos para aves, à identificação das diversas espécies presentes no ecoparque, são muitos os projetos realizados que estimulam a curiosidade dos alunos. O clube é assim uma forma de integração, de conhecimento e uma mais valia para todos.

Clube Ciência Viva da Escola Básica Rio Novo do Príncipe


Aveiro

21-01-2021

O clube tem estimulado o dinamismo e a criatividade dos jovens, incentivando o espírito crítico. Todas as semanas aprendem coisas diferentes para que os jovens fiquem mais autónomos e empreendedores. Alguns exemplos de atividades: criação de circuitos elétricos, programação de robôs ou produção de alfazema.

Clube Ciência Viva da Escola Secundária Braamcamp Freire


Odivelas

21-01-2021

O alunos deste clube desenvolvem atividades nas áreas da astronomia, meteorologia, fotografia, aeromodelismo e radiação. Produção de viaturas movíveis através da energia solar, construção de máquinas de rabiscos ou de um observatório são exemplos dessas atividades.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Mira


Mira

22-01-2021

Os alunos deste clube aprendem a aplicar o conhecimento em várias situações de forma a resolver problemas do dia a dia. Um dos projetos é sobre botãnica para compreender como as plantas recebem os estímulos do ambiente externo.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Cristelo


Paredes

22-01-2021

Alunos de 1º ciclo do ensino básico desenvolvem trabalho de articulação entras as várias disciplinas, com especial incidencia na exploração dos astros. Para uma exploração integradora destes conteúdos foi realizado um trabalho em contexto de dramatização.  

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis


Porto

22-01-2021

A educação para a cidadania é um dos grandes motores do clube. Outra componente importante deste clube é, sempre que possível, o envolvimento da comunidade nas suas várias atividades em parceria com outras entidades para o enriquecimento dos projectos 

Clube Ciência Viva da Escola Secundária Almeida Garrett


Vila Nova de Gaia

22-01-2021

Um dos projetos quee stá a ser desenvolido pelo clube é de monitorização um troço do rio Febros no Parque Biológico de Gaia. Há ainda outras atividades  como quizes onde um dos últimos temas trabalhados foi a radiação solar. 

Clube Ciência Viva da Escola Secundária Emídio Navarro


Viseu

22-01-2021

Os alunos do clube desenvolvem peças de teatro e usam o karaté para explicar conceitos matemáticos. Através de peças de teatro e pela musica tentam promover nos alunos o gosto pela matemática e física. 

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas dos Templários


Tomar

22-01-2021

Este clube aborda os temas de ambiente e património fazendo diferentes atividades e workshops como aaídas de campo na área da botânica e zoologia. No futuro, as espécies observadas serão utilizadas na produção de postais ilustrados. O clube também promove ações de formação a professores de 1º ciclo o ensino básico.

Clube Ciência Viva do Colégio Marista de Carcavelos


Cascais

22-01-2021

O clube procura fazer ligação com várias disciplinas e promover nos alunos a curiosidade e pensamento crítico através de atividades que nãogeralmente não fazem em sala de aula, como por exemplo, realização de análises químicas à agua de uma ribeira que fica perto da escola. 

Clube Ciência Viva da Escola Secundária Diogo de Gouveia


Beja

22-01-2021

O clube tem produzido miniaturas de módulos, alguns idênticos aos do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, sessões de planetário e outras ações de educação para a cidadania. Promovem, ainda, visitas com alunos a exposições que vão tendo no clube abordando temas como a formação do Universo, o sistema solar e as eras geológicas.

Clube Ciência Viva da Escola Secundária Seomara da Costa Primo


Amadora

22-01-2021

O clube  tem sido uma porta aberta para servir toda a comunidade escolar . Um dos projetos na área da química química é o estudo das chamas através da queima de vários sais.

Clube Ciência Viva da Escola Secundária Campos de Melo


Covilhã

22-01-2021

Através da leitura de um poema de António Gedeão - Lagrima de preta - o clube realizaou atividades de química como a analise de lagrimas, seguindo todos os passos que o poema indica.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Pombal


Pombal

22-01-2021

O clube tem realizado atividades experimentais que levem os alunos a criar mais valias a todos os níveis e a serem mais críticos. Promovem workshops de circuitos elétricos para outros níveis de ensino e para os próprios colegas. 

Clube Ciência Viva da Escola Secundária du Bocage


Setúbal

22-01-2021

O clube tem permitido que os os alunos realizem actividades experimentais, nomedamente na área da compostagem. Esta é uma das dinâmicas do clube sendo que o objetivo é diversificar os formatos de envolvimento da comunidade assim como aumentar o número de parcerias.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda


Guimarães

22-01-2021

Os alunos de 1º ciclo frealziaram várias atividades exploranda a ciência na cozinha. O clube procura parcerias com empresas do Vale do Ave e nas Universidades.

Clube Ciência Viva da Escola Secundária Martins Sarmento


Guimarães

23-01-2021

Este clube assume-se como  um clube de robótica. O projeto mais desafiante tem sido a construção de um robô para ser a mascote da escola. 

Clube Ciência Viva da Escola Secundária Alves Martins


Viseu

23-01-2021

Os alunos desenvolveram várias atividades na área da físico-química. O clube tem organizado no concelho de Viseu atividades científicas para toda a comunidade.

Clube Ciência Viva da Escola Secundária da Lousã


Lousã

23-01-2021

O clube criou uma receita segundo os padrões da dieta mediterrânica. Com esta e outras atividades, os alunos aprenderam que a ciência está em todo o lado. Também construíram uma estufa para a monitorização da germinação de sementes. 

Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Albufeira


Albufeira

23-01-2021

O clube tem promovido a autonomia dos alunos assim como o trabalho colaborativo. As atividades têm abrangido o domínio da biologia, estudando a anatomia dos peixes, assim com o domínio do espaço, construíndo foguetões de agua.

Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Caldas das Taipas


Guimarães

23-01-2021

O clube procura incutir nos jovens a vontade de fazer e entender a ciência e fazer com que desenvolvam trabalhos e projetos com impacto em atividades fora do curriculo. As atividades promovidas pelo clube estão relacionadas com diferentes áreas científicas como a Física, a Programação ou a Robótica e contribuem para melhorar as competências de comunicação, pesquisa e auto-análise dos alunos .

Clube Ciência Viva da Escola Secundaria Sebastião e Silva


Oeiras

23-01-2021

O objetivo do clube é promover workshops, por exemplo, sobre a construção de uma estação de monitorização da qualidade do ar. Os do clube alunos fazem, ainda, apresentações aos alunos mais novos sobre os seus projetos para que partilhar o que exploram no clube.

Clube Ciência Viva da Escola Secundária Santa Maria Maior


Viana do Castelo

23-01-2021

Tendo em conta o tema integrador do Agrupamento - Mar Maior - o clube tem participado em concursos, dinamiza  projetos e planifica diversas ações curriculares interdisciplinares. Através das diversas atividades, como por exemplo o estudo da presença de microplásticos na zona costeira de Viana do Castelo, os alunos podem satisfazer a sua curiosidade e desenvolver as suas estratégias de aprendizagem.

Clube Ciência Viva da Escola Secundária Marques de Castilho


Águeda

23-01-2021

O clube tem permitido trazer o conhecimento mais avançado e mais recente aos alunos de modo a que possam enfrentar novos desafios. Dá oportunidade aos alunos para realizarem diversas atividades práticas, como por exemplo a construção de um espetroscópio ou de um foguetão.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Esmoriz


Ovar

23-01-2021

O clube tem permitido que os alunos aprendam ciência de uam forma mais prática, e não apenas através de conhecimentos teóricos abordados na sala de aula. Através de experiências relacionadas com as diversas áreas como o pêndulo ou o centro de massa, os alunos desenvolvem capacidades e adquirem conhecimentos que consideram ser mais cativantes e atuais.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto


Gondomar

23-01-2021

O clube tem procurado desenvolver uma cultura científica, tecnológicae artística em que o aluno é o protagonista. Através do clube, os alunos de artes aprendem novos processos e técnicas que contribuem para a divulgação da ciência. As experiências laboratoriais têm ajudado a entender coisas que teoricamente são bastante difíceis.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca


Lousada

23-01-2021

As atividades práticas realizadas pelo clube, como a observação de corpos celestes tem permitido compreender o funcionamento e movimento desses mesmos corpos. A componente prática tem ajudado na compreensão da teoria que é lecionada em sala de aula.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer


Leiria

23-01-2021

No clube são desenvolvidas atividades práticas laboratóriais, exposições temáticas, workshops, palestras, visitas de estudo, jogos, concursos, entre outros, tendo sempre por base a sustentabilidade e o ambiente. O clube permitido explorar tópicos do curriculo, complementando as aprendizagens de sala de aula.

Clube Ciência Viva da Escola Secundária Morgado de Mateus


Vila Real

23-01-2021

O clube tem dinamizado diversas experiências laboratoriais permitindo aos alunos comprovar aspectos teoricos e conceitos em articulação com os conteúdos curriculares. O clube promove concursos de modo a incentivar os alunos para a aprendizagem das ciências, para a educação ambiental e para os hábitos de vida saudável.

Clube Ciência Viva do Externato Cooperativo da Benedita


Alcobaça

23-01-2021

Através de algumas atividades, como a experiência que simula o degelo na Antártida, é possível aprender sobre Ciência e sobre os problemas que o planeta pode enfrentar no futuro. O clube tem explorado temáticas do currículo e, ao mesmo tempo alertar e sensibilizar os alunos para os problemas ambientais. 

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Cuba


Alentejo

27-01-2021

As atividades promovidas pelo clube que estimulam o gosto pela Ciência e a criatividade, explorando diferentes competências nos alunos, nomeadamente nas áreas das artes plásticas, música ou poesia. Através de um conjunto de experiências científicas, os alunos têm a possibilidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos, de uma forma mais descontraída, e ao mesmo tempo desenvolvem o raciocinio científico. Os trabalhos resultantes ficam expostos na escola para que todos os alunos passam aprender com os projetos desenvolvidos no clube.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas


Coimbra

27-01-2021

O clube procura cativar os jovens para a prática experimental das ciências, aumentando assim a sinergia entre a escola e a comunidade, potenciando a inclusão social. Através de experiências como o estudo dos resultados de um eletroencefalograma os alunos aumentaram o seu conhecimento sobre o mundo. No caso dos alunos de Educação Especial, o clube têm assumido um papel  relevante já que dá a oportunidade a esses jovens de participarem em atividades de divulgação de científica.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Alcanena


Alcanena

27-01-2021

O clube tem como objetivo aproximar os alunos, desde muito cedo, à ciência, com especial enfoque em questões de sustentabilidade. Através de diversos projetos e experiências como os apresentados no video, os alunos adquirem novos conhecimentos, aprender como desenvolver projetos de investigação e a trabalhar em equipa.

lube Ciência Viva do Agrupamento de escolas Alberto Sampaio


Braga

27-01-2021

Alunos e professores realizam novas experiências e desenvolvam competências necessárias para o seu desenvolvimento profissional. Recolha e identificação de de musgos e liquens do jardim da escola ou a verificação da contaminação com microplásticos das águas recolhidas que os alunos sao algumas das atividades que evidenciam que a ciência é extremamente interessante e estimulante.

Clube Ciência Viva do Colégio de São Gonçalo


Lagos

27-01-2021

O clube de ciência disponibiliza atividades para crianças a partir dos dois anos como forma de estimular a curiosidade. Um dos ateliês é sobre a mistura de cores, onde os alunos fazem uma exploração experimental numa base interdisciplinar. Realizam, também, experiências associadas às colmeias e experiências simples sobre física. 

lube Ciência Viva da Escola Básica Luís de Camões


lisboa

27-01-2021

O clube tem o nome de Camões à experiência com arte e ciência. Uma das vertentes do clube é trabalhar a sustentabilidade com foco na ligação entre as ciências naturais, as ciências físico químicas, a educação visual e as artes. As principais temáticas são a biodiversidade das arvores da escola e a geodiversidade da zona envolvente, em parceria com o Instituto Superior Técnico. Promovem atividades de sensibilização para a reutilização de papel, de tecidos e a diminuição do consumo de plástico. O desenho, a ilustração cientifica e a música são outras áreas abordados no clube. 

Clube Ciência Viva da Escola Secundária Jorge Peixinho


Montijo

27-01-2021

O clube promove autonomia nos alunos para a realização de experiências que normalmente não fazem em sala de aula. Deteção de proteínas ou testar a presença de amido e de outros açucares em certos alimentos são algumas das atividades efetuadas por alunos e professores.

 

 

Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Paços de Ferreira


Paços de Ferreira

27-01-2021

As atividades desenvolvidas pelo clube têm permitido aos alunos ver, mexer e perceber diferentes tópicos abordados em sala de aula e relacioná-los com o dia a dia. Através das diversas experiências e atividades desenvolvidas, como por exemplo, a observação do Sol com um telescópio os alunos consolidam conhecimentos e percebem a relação entre os conteúdos abordados nas diversas disciplinas.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano


Castelo Branco

27-01-2021

O clube permite que os alunos trabalhem em ambiente de laboratório através da realização de atividades experimentais. Alguns dos objetivos do clube passam por aprender a questionar o mundo, a desenvolver a curiosidade e estimular o trabalho de grupo. Experiências ‘Mete o ovo na garrafa’ ou ‘Explosão de cores’ são alguns exemplos que têm entusiasmado os alunos.

Clube Ciência Viva da Escola Profissional do Alto Minho Interior


Paredes de Coura

27-01-2021

No clube são desenvolvidos vários tipos de atividades: uma sobre o gás radão, que permitiu aos alunos participarem num workshop sobre a instalação de medidores nos edifícios públicos de Paredes de Coura; outra  que explica o fenómeno da reflexão total da luz; e, por fim, no âmbito do projeto Escola Embaixador do Parlamento Europeu, foi colocado um mastro com placas que identificam a direção e distância de todas as capitais europeias. O clube pretende, ainda, dar oportunidade a que todos os alunos participem nas suas atividades, de acordo com as suas saídas profissionais.

Clube Ciência Viva da Escola Rainha Dona Amélia


Lisboa

28-02-2021

Este Clube criou um espaço verde, incluindo uma horta pedagógica, um pomar, hoteis de insectos, entre outros. Aproveitam os alimentos que produzeml para utilizarem na cozinha experimental. Os alunos desenvolvem, ainda, projetos transversais ao espaço verde relacionados com a área financeira ( compram produtos, estipulam preços em função dos custos de produção e revêm orçamentos) e com a área do desenho científico (colhem plantas ou flores e levam para a sala de aula para desenharem)..

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luís Gomes


Almada

28-02-2021

Neste Clube realizam-se actividades experimentais desde o pré-escolar até ao ensino secundário. Algumas das atividades envolveram a extração de pigmentos naturais de plantas e vegetais colhidos na hora da escola e, posteriormente, esses pigmentos foram utilizados para fazer pinturas. Foram também realizados alguns workshops que envolveram professores e alunos, abordando várias áreas científicas.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas da Azambuja


Azambuja

28-02-2021

Através do Clube, os alunos desenvolveram vários projectos desde a construção de um sistema de reaproveitamento de água potável em meio doméstico, à realização de análises clínicas sem sangue, com uma tecnologia identifca à do oximetro com infravermelhos ou à criação de uma banda que é colocada à volta do tórax e permite fazer um eletrocardiograma para monitorizar a frequência cardíaca e detetar potenciais enfartes. Estes projetos permitiram ao alunos concorrer em diversas mostras de Ciência nacionais e internacionais.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Benfica


Lisboa

28-02-2021

O Clube dedica-se à exploração da Biologia e da Geologia. Da observação e registo fotográficos de animais, plantas e fungos, ao estudo dos processos de reprodução, são realizadas diversas atividades que estimulam e motivam os alunos para as ciências. Algumas das atividades desenvolvidas têm como foco a colmeia da escola, onde os alunos já realizaram um projeto para descobrir qual a influência das radiações dos telemóveis no trabalho das abelhas. Fazem ainda a extração e separação do mel que, posteriormente, levam para casa.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Moure e Ribeira do Neiva


Braga

28-02-2021

O Clube utiliza os charcos pedagógicos para o estudo e exploração da biodiversidade da região do Minho. Alunos e professores construiram um charco e, explorando a sua biodiversidade, abordam e aplicam conceitos essenciais. A partir da água observam diversas espécies de fauna e flora à lupa e a olho nu, e examinam os diversos parâmetros como a temperatura e o pH. 

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas da Cidadela


Cascais

28-02-2021

O Clube procura dar competências aos alunos através da realização de diversos projetos. Um deles procurou ensinar os alunos a respeitar o oceano através do mergulho numa piscina: com uma botija de oxigénio foram realizadas diversas atividades para abordar temas como o excesso de plásticos, a importância das florestas de algas para a fauna ou os sonares. Realizaram ainda projetos centrados na temática da Covid-19 e promoveram Cafés de Ciência totalmente organizados pelos alunos.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova


Coimbra

28-02-2021

O Clube procura despertar o espírito crítico e a curiosidade dos alunos para diversas áreas científicas (Matemática, Física, Química, Biologia e Geologia) através da realização de atividades experimentais. Também são implementados workshops para os alunos  do pré-escolar ao 3º ciclo do ensino básico, e organizadas palestras dinamizadas por investigadores da Universidade de Coimbra para os alunos do ensino secundário.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas nº 1 de Gondomar


Gondomar

28-02-2021

O Clube tem explorado o conceito maker, de inventar e fazer coisas, e onde muitas vezes o lixo ganha uma segunda vida. Materiais como lâmpadas led, quando avariadas são desmontadas e os alunos sao convidados a pensar em novos formas para as reaproveitar. O Clube participou, ainda, em diversos concursos em que os projetos foram premioados.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel


Leiria

28-02-2021

Reciclar é o mote deste clube. Alunos e professores desenvolvem projectos dando vida a componentes antigos e onde as aprendizagens ocorrem de forma transversal explorando várias competêrncias. Entre as actividades realizadas destacamos a criação de um jogo que envolve perguntas de várias disciplinas e a programação e robots explorada por alunos mais velhos que ensinam os mais novos.

 

 

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Nascente


Marinha Grande

28-02-2021

Grande parte do trabalho realizado pelo clube é feito no exterior, em redor da escola, para conhecer e valorizar as plantas autóctones e reconhecer as espécies invasoras. O clube assume, também, uma componente on-line onde alunos e professores se encontram para partilhar as suas descobertas. Esta metodologia permite que os alunos investiguem e explorem conteúdos que não fazem parte do programa curricular. Entre outras valências a escola tem uma horta pedagógica.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Moinho da Arroja


Odivelas

28-02-2021

O lema aglutinador deste clube está relacionado com a proteção do oceano. Por esse motivo muitos dos projectos são sobre o que se pode fazer para cuidar dos mares. Desenvolveram campanhas para redução do plástico fazendo um levantamento do plástico que existe na escola e do plástico que os alunos levam para a escola. Alunos dos várias anos de escolaridade participam no clube e tomam consciencia dos problemas ambientais. O clube, também, tem acções abertas à comunidade, podendo ser visitados os espaços da escola e os projetos dos alunos.

lube Ciência Viva da Escola Profissional de Oliveira do Hospital - EPTOLIVA


Oliveira do Hospital

28-02-2021

O objetivo deste clube é mostrar aos jovens do ensino profissional que podem ter uma carreira de sucesso académico. Ao ,omgo do tenpo t^m desenvolvido vários projectos bem diferentes. Projetos como a transformação de um subproduto das queijarias num gin artesanal, de preocupações ambientais, de impacto da acidificação dos oceanos nos ecosistemas marinhos ou de substituição de plásticos por bioplásticos são alguns dos exemplos.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Ovar Sul


Ovar

28-02-2021

O principal objectivo deste clube é promover o espírito crítico e científico dos alunos. O clube tem desenvolvido algumas iniciativas, nomeadamente, "Feirantes da Ciência", espetáculos de dança e robótica e shows de ciência. Desenvolvem vários projectos como a exploração de novos compostos para produzir briquetes para lareiras e salamandras, com base em materiasi reciclados à base de acácia e figueira da india; ou, de pesquisa de alternativas aos plásticos convencionais, produzindo um bioplástico feito à base de algas da ria de Aveiro.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas António Feijó


Ponte de Lima

28-02-2021

Este clube trabalha as áreas da Física, Química, Astronomia e Biologia explorando actividades complementares ao curr+iculo. Têm um projeto de monitorização do Rio Lima que originou uma brochura com todo o trabalho realizado.

 

Agrupamento de Escolas de Venda do Pinheiro


Venda do Pinheiro

28-02-2021

Este clube desenvolve actividades experimentais em várias áreas científicas como a Física, a Química, a Geologia, a Astronomia e a Robótica. Na metodologia de trabalho colaborativo que implementa nas suas actividades e iniciativas previligia a criatividade científica e tecnológica.

Clube Ciência Viva da Escola Secundária de São Pedro - Agrupamento de Escolas de Vila Real


Vila Real

28-02 2021

Através do clube, os alunos já visitaram o CERN com o apoio do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e do Instituto Superior Técnico. Os projectos "Do Azeite ao Sabão", "Mantém-te activo e saudável" em articulação com a disciplina de educação física ou o "Histórias de ida e volta" em conjunto com a comunidade local e famílias são alguns exemplos do trabalho realizado.

Clube Ciência Viva da Escola Secundária Filipa de Vilhena


Porto

28-02-2021

Experiências com refrigerantes medindo as várias propriedades e quantidade de açucares, p estudo sobre a influência de diferentes típos de radiação no crescimento de plantas e a identificação e catalogação das árvores da escola são exemplos de projectos desenvolvidos por alunos e professores deste clube. Para além disso promovem palestras e visitas de estudo, aproximando a escola da comunidade científica da cidade do Porto.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas do Fundão


Fundão

28-02-2021

O Clube explora essencialmemte atividades no Laboratório de Fisico-química onde alunos mais velhos realizam experiências para os alunos mais novos. O clube participa no CANSAT da Agência Espacial Europeia com um desafio de procura de água na superfície terrestre. Neste clube a ciência é para todos, desde o pré-escolar ao ensino secundário, onde os alunos são estimulados a questionar tudo à sua volta.

Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo


Guarda

28-02-2021

A região do Douro é o laboratório perfeito para este clube ciência viva na escola, realizando atividades relacionadas com o clima e a biodiversidade da região. Dirigida a todos os alunos do Agrupamento de Escolas, as iniciativas e projetos mostram como a ciência é fundamental para a resolução de problemas na comunidade.



rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo