Conceito

Os Clubes Ciência Viva na Escola assentam num conceito dinâmico e plural, enquanto estruturas de ciência e conhecimento adaptadas às características específicas das organizações parceiras que as constituem e do meio social e cultural em que se inserem.

 

Promoção da literacia científica e tecnológica

A iniciativa Clubes Ciência Viva na Escola visa a criação de espaços de conhecimento dirigidos a toda a comunidade, incluindo famílias e restante comunidade local, para promover o acesso a aplicações científicas inovadoras, que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida.

 

Articulação entre o ensino formal e não formal

Os Clubes Ciência Viva na Escola vão promover o ensino experimental das ciências dentro e fora da sala de aula, potenciando a cooperação entre aprendizagens formais e não formais de educação.

 

Modernização dos modelos e estratégias de ensino

A promoção da articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas, gera lógicas organizativas mais flexíveis, de trabalho prático e experimental, da contextualização do conhecimento e do desenvolvimento de competências científicas relevantes. A realização de ações de capacitação profissional nas áreas do ensino experimental das ciências, robótica e programação, entre outras, pode também contribuir para a modernização dos modelos e estratégias de ensino usados pelos professores.

 

Abertura da Escola à comunidade local

Assentes num conceito dinâmico e plural – enquanto estruturas de ciência e conhecimento adaptadas às características específicas das organizações parceiras que as constituem e do meio social e cultural em que se inserem – a iniciativa Clubes Ciência Viva na Escola visa fomentar a abertura da Escola à comunidade local, através do incentivo ao estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de Ensino Superior, Autarquias, Centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais.

 

Disseminação de boas práticas e recursos

Através de plataformas online de partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre Escolas de diferentes Agrupamentos, da realização de encontros regionais e um encontro nacional que conta com a presença de todos os parceiros desta iniciativa. A existência de Clubes Ciência Viva na Escola pode contribuir para a disseminação de boas práticas e recursos educativos relevantes à prática docente.



rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo