Carta de Princípios

O Perfil dos Alunos √† Sa√≠da da Escolaridade Obrigat√≥ria aponta para uma educa√ß√£o escolar em que os alunos constroem e sedimentam uma cultura cient√≠fica de base humanista, mobilizando a compreens√£o de processos e fen√≥menos cient√≠ficos que permitam a tomada de decis√£o e a participa√ß√£o ativa enquanto cidad√£os. 

 

Para o desenvolvimento das diferentes √°reas de compet√™ncias, nomeadamente de saber cient√≠fico, t√©cnico e tecnol√≥gico, consignada no Perfil dos Alunos √† Sa√≠da da Escolaridade Obrigat√≥ria, dever√° ser valorizado, em cada Escola, no √Ęmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, o trabalho pr√°tico e experimental, a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo, contextualizando o conhecimento em situa√ß√Ķes que se aproximem dos problemas reais que caracterizam a ci√™ncia e tecnologia do s√©culo XXI.

 

 A Ci√™ncia Viva - Ag√™ncia Nacional para a Cultura Cient√≠fica e Tecnol√≥gica √© uma associa√ß√£o cient√≠fica, sem fins lucrativos, incumbida de promover pol√≠ticas p√ļblicas de difus√£o do ensino experimental das ci√™ncias e de promo√ß√£o da cultura cient√≠fica e tecnol√≥gica, apoiando a√ß√Ķes dirigidas √† promo√ß√£o da educa√ß√£o cient√≠fica e tecnol√≥gica na sociedade portuguesa.

 

A Dire√ß√£o-Geral de Educa√ß√£o (DGE) tem como uma das suas atribui√ß√Ķes coordenar, acompanhar e propor orienta√ß√Ķes, em termos cient√≠fico-pedag√≥gicos e did√°ticos, para a promo√ß√£o do sucesso escolar. O Programa Nacional de Promo√ß√£o do Sucesso Escolar assenta no princ√≠pio de que s√£o as comunidades educativas quem melhor conhece os seus contextos, dificuldades e potencialidades, sendo por isso quem est√° mais bem preparado para conceber planos de a√ß√£o estrat√©gica, pensados ao n√≠vel de cada Escola, com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos alunos. Considera-se que a  colabora√ß√£o e responsabilidade da comunidade a n√≠vel local e regional s√£o essenciais √† constru√ß√£o do sucesso escolar e ao compromisso com o ensino e a valoriza√ß√£o da aprendizagem. 

 

Nesta perspetiva, a DGE e a Ciência Viva promovem a iniciativa "Clubes Ciência Viva na Escola" nos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas, Escolas Profissionais e Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.

 

Os Clubes Ci√™ncia Viva funcionam nas Escolas como espa√ßos abertos de contacto com a ci√™ncia e a tecnologia, para a educa√ß√£o e o acesso generalizado dos alunos a pr√°ticas cient√≠ficas, promovendo o ensino experimental das ci√™ncias e das t√©cnicas. 

 

Os Clubes Ci√™ncia Viva na Escola potenciam a coopera√ß√£o entre sistemas formais e n√£o formais de educa√ß√£o, constituindo parcerias s√≥lidas com institui√ß√Ķes cient√≠ficas e de ensino superior, autarquias, centros Ci√™ncia Viva, empresas com I&D, museus e outras institui√ß√Ķes culturais.

A Carta de Princípios

 

Os Clubes Ci√™ncia Viva na Escola assentam num conceito din√Ęmico e plural, enquanto estruturas de ci√™ncia e conhecimento adaptadas √†s caracter√≠sticas espec√≠ficas das organiza√ß√Ķes parceiras que as constituem e do meio social e cultural em que se inserem. 

A presente Carta de Princ√≠pios define, contudo, um conjunto m√≠nimo de requisitos a observar na constitui√ß√£o de Clubes Ci√™ncia Viva na Escola, reconhecidos como tal pela DGE e pela Ci√™ncia Viva. 

Descrição

Os Clubes Ci√™ncia Viva na Escola s√£o espa√ßos de conhecimento abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa, incluindo fam√≠lias e restante comunidade local, para promover o acesso a pr√°ticas cient√≠ficas inovadoras. 

Objetivos

A iniciativa Clubes Ci√™ncia Viva na Escola tem como principais objetivos: 

  •  contribuir para a literacia cient√≠fica e tecnol√≥gica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo fam√≠lias e restante comunidade local, proporcionando ambientes formais e n√£o formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ci√™ncia e pela aprendizagem ao longo da vida;
  • contribuir para a moderniza√ß√£o dos modelos e estrat√©gias de ensino usados pelos professores, nomeadamente atrav√©s da interdisciplinaridade, trabalho pr√°tico e experimental, contextualiza√ß√£o do conhecimento e o desenvolvimento de compet√™ncias cient√≠ficas relevantes;
  • promover a articula√ß√£o entre o ensino formal e n√£o formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas, gerando l√≥gicas organizativas mais flex√≠veis;
  • fomentar a abertura da Escola √† comunidade local, atrav√©s do incentivo ao estabelecimento de parcerias com institui√ß√Ķes cient√≠ficas e de ensino superior, autarquias, centros Ci√™ncia Viva, empresas com I&D, museus e outras institui√ß√Ķes culturais;
  • estimular a partilha de conhecimentos, experi√™ncias e boas pr√°ticas entre escolas de Agrupamentos diferentes.

Requisitos

Os Clubes Ciência Viva na Escola orientam-se por critérios de qualidade científica e pedagógica, promovendo o entusiasmo e a motivação através da exploração prática das ciências em diferentes áreas temáticas. Para tal, um Clube Ciência Viva na Escola deve:

  • ter alocados um ou mais professores com tempo de dedica√ß√£o adequado ao funcionamento do Clube (m√≠nimo de 3 horas semanais); 
  • ser coordenado por um professor que motive os alunos para pr√°ticas cient√≠ficas, fomentando o esp√≠rito cr√≠tico, colaborativo, inventivo e empreendedor;
  • prever uma parceria com uma Institui√ß√£o de cariz cient√≠fico;
  • funcionar num espa√ßo adequado √†s suas fun√ß√Ķes, devidamente identificado;
  • ser aprovado pelos √≥rg√£os competentes da Escola.

Parcerias

S√£o incentivadas e apoiadas parcerias com institui√ß√Ķes cient√≠ficas e de ensino superior, autarquias, centros Ci√™ncia Viva, empresas com I&D, museus e outras institui√ß√Ķes culturais, para uma colabora√ß√£o alargada entre as escolas e a comunidade envolvente.

 

Parceria com Institui√ß√Ķes Cient√≠ficas e de Ensino Superior

Os Clubes Ci√™ncia Viva na Escola beneficiar√£o de parcerias e gemina√ß√Ķes com institui√ß√Ķes cient√≠ficas e de ensino superior, tendo em vista:

  • desloca√ß√£o regular de cientistas √†s escolas, proporcionando aos alunos um contacto direto e pessoal com os desenvolvimentos mais recentes na √°rea da investiga√ß√£o e inova√ß√£o;
  • envolvimento dos alunos em a√ß√Ķes de difus√£o de conhecimentos e tecnologia promovidas por estas entidades, nomeadamente para divulga√ß√£o dos seus projetos de investiga√ß√£o e inova√ß√£o;
  • acesso dos alunos a infraestuturas, instala√ß√Ķes, laborat√≥rios e tecnologias de ponta da institui√ß√£o parceira, pouco usuais nas escolas;
  • usufruto de apoio de profissionais de ci√™ncia, tecnologia e inova√ß√£o que atuem como mentores e tutores dos alunos, estimulando o seu percurso educativo e vocacional;
  • participa√ß√£o em est√°gios cient√≠ficos e de empreendedorismo realizados nestas organiza√ß√Ķes.

Parceria com Autarquias 

As parcerias entre os Clubes Ci√™ncia Viva na Escola e as C√Ęmaras Municipais propiciam: 

  • acesso a equipamentos e espa√ßos p√ļblicos, nomeadamente para disponibiliza√ß√£o de recursos educativos e de atividades de interesse para a popula√ß√£o;
  • usufruto da rede de transportes municipais, sempre que poss√≠vel, incluindo o transporte escolar aos alunos nas suas desloca√ß√Ķes entre as escolas do Agrupamento e os espa√ßos de realiza√ß√£o das atividades;
  • envolvimento nos projetos educativos promovidos pelo pelouro da Educa√ß√£o e demais √≥rg√£os municipais;
  • partilha de recursos, experi√™ncias e conhecimentos, nomeadamente pelo envolvimento dos t√©cnicos municipais das √°reas da juventude, educa√ß√£o, cultura e ambiente.

Parceria com a Rede de Centros Ciência Viva

Os Centros Ci√™ncia Viva s√£o espa√ßos p√ļblicos de contacto com a ci√™ncia, que incluem na sua miss√£o o apoio √†s escolas dos ensinos b√°sico e secund√°rio na promo√ß√£o do ensino experimental das ci√™ncias e na melhoria da educa√ß√£o para a ci√™ncia, estimulando a intera√ß√£o entre as escolas, as institui√ß√Ķes de ensino superior, a comunidade cient√≠fica e as empresas. 

Os Clubes Ci√™ncia Viva na Escola poder√£o encontrar nos Centros Ci√™ncia Viva parceiros estrat√©gicos da maior import√Ęncia. Com efeito, a liga√ß√£o institucional dos Centros Ci√™ncia Viva √†s institui√ß√Ķes cient√≠ficas e de ensino superior torna-os atores facilitadores na aproxima√ß√£o entre as escolas, a comunidade cient√≠fica e a pr√≥pria produ√ß√£o de conhecimento e inova√ß√£o. 

Os Centros Ciência Viva são, por isso, parceiros privilegiados dos Clubes Ciência Viva na Escola, podendo propiciar:

  • programas educativos, privilegiando a forma√ß√£o pr√°tica, o pensamento cr√≠tico e a resolu√ß√£o de problemas, numa abordagem multidisciplinar e integrada das √°reas cient√≠ficas, art√≠sticas e human√≠sticas;
  • forma√ß√£o de base tecnol√≥gica, em colabora√ß√£o com empresas, institutos polit√©cnicos e universidades, favorecendo o apoio ao Ensino Profissional para jovens e ao prosseguimento de Cursos Vocacionais;
  • utiliza√ß√£o intensiva de tecnologias de informa√ß√£o e comunica√ß√£o com um leque diversificado de aplica√ß√Ķes pedag√≥gicas e recursos educativos digitais;
  • disponibiliza√ß√£o de instrumentos e equipamentos cient√≠fico-pedag√≥gicos, laborat√≥rios, m√≥dulos interativos, exposi√ß√Ķes de ci√™ncia e objetos tem√°ticos, com uma oferta de atividades inovadora para todos os n√≠veis de escolaridade;
  • valoriza√ß√£o profissional dos professores, pela participa√ß√£o em projetos integrados de inova√ß√£o pedag√≥gica, de √Ęmbito nacional e internacional, numa l√≥gica multidisciplinar, de intera√ß√£o entre diferentes grupos de doc√™ncia;
  • oferta de plataformas atualizadas de aprendizagem, em sintonia com os avan√ßos mais recentes do conhecimento;
  • mobiliza√ß√£o de pais, escolas e autarquias para projetos educativos com liga√ß√£o a institui√ß√Ķes cient√≠ficas, acad√©micas, empresariais e culturais;
  • organiza√ß√£o de espa√ßos de inova√ß√£o pedag√≥gica, baseada em conte√ļdos e metodologias cient√≠ficas.

Parceria com Empresas com I&D, Museus e Institui√ß√Ķes Culturais

A coopera√ß√£o com empresas com I&D, museus e outras institui√ß√Ķes culturais √© tamb√©m uma plataforma ativa de intera√ß√£o dos Clubes Ci√™ncia Viva na Escolas com o meio envolvente, refor√ßando assim a sua relev√Ęncia social e abertura √† diversidade das comunidades em que se inserem.

 

Cooperação em rede

Os Clubes Ci√™ncia Viva na Escola assumem o compromisso de cooperar com entre si, atrav√©s do interc√Ęmbio, partilha de recursos e conhecimentos entre as entidades que integram a Rede de Clubes Ci√™ncia Viva. 

 

Candidatura

Os Agrupamentos e Escolas n√£o agrupadas, P√ļblicas ou Privadas, podem candidatar-se √† Rede de Clubes Ci√™ncia Viva na Escola atrav√©s do preenchimento de um formul√°rio dispon√≠vel em https://clubes.cienciaviva.pt at√© dia 8 de outubro de 2018. 



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