Escola Básica Dr. José Domingues dos Santos, Cabanelas, Matosinhos

Nome do Clube:

Lavrando Ciência!

Morada:

,

Localidade / Concelho / Distrito:

, ,

Descrição:

O nome do Clube, Lavrando Ciência!, é inspirado no local onde o Agrupamento de Escolas se insere (Lavra). Lavrar sugere cultivar ciência para dar respostas às questões que o mundo nos coloca.
O Projeto Educativo do Agrupamento, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais constituíram os documentos de referência, a partir dos quais foi desenhado o nosso projeto, cujos objetivos são: estruturar os diferentes recursos do Agrupamento de forma a potenciar o desenvolvimento das competências do perfil dos alunos, nomeadamente pela implementação de clubes na escola_ promover a literacia científica, técnica e tecnológica nos alunos_ estimular o gosto e o entusiasmo pela ciência e tecnologia_ fomentar o acesso a práticas científicas inovadoras e promover a educação e cultura científicas_ reforçar o ensino experimental das ciências e as aprendizagens de temáticas curriculares e outras_ fomentar o trabalho colaborativo e interdisciplinar_ promover atividades com a comunidade educativa e local_ constituir a escola como um espaço aberto à comunidade.
Tendo em conta a identidade da nossa escola e os objetivos a que o projeto se propõe, foi definido um tema por ano letivo - Ciência, Tecnologia e Sociedade (2022-23)_ Sustentabilidade (2023-24) e Biodiversidade (2024-25). As áreas disciplinares envolvidas são Ciências Naturais, Físico-Química, Informática e Educação Musical. Como colaboradores surgem o Clube de Robótica, o Clube de Música, a Biblioteca Escolar e o Museu da Escola Dr. José Domingues dos Santos (Museu etnográfico inserido na Rede de Museus de Matosinhos - MuMa). Neste âmbito, foram delineadas algumas das ações a desenvolver, dirigidas a alunos do pré-escolar e dos 2.º e 3.º ciclos que serão divulgadas junto da comunidade, através de meios digitais e não digitais.
Pretende-se que o CCVnE constitua um espaço em que os alunos melhorem a literacia científica e tecnológica, recorrendo a ambientes formais e não formais.

Website:

Área(s) Temática(s):

Ambiente, Ciências Naturais, Físico-química, Geologia, Informática, Música, Programação, Robótica, Sustentabilidade

Ano(s) de Escolaridade: