No primeiro dia os alunos percorreram os pontos mais emblemáticos do centro da cidade enquanto completavam um peddypaper. No segundo dia foi a vez de visitar o CERN, uma organização europeia dedicada à pesquisa nuclear e à física das partículas. De seguida, visitaram o palácio que aloja a ONU em Genebra, construído entre 1929 e 1936, no parque de Ariana, local onde nasceu a sua “antecessora”, a Sociedade das Nações e, atualmente, a sede europeia da ONU, onde funciona a Comissão das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Saliento a excelente oportunidade que tivemos de observar, ao longo dos corredores do edifício, uma exposição de homenagem às vítimas do holocausto, marcando os 75 anos da sua libertação do maior campo de extermínio da Segunda Guerra Mundial, o campo de Auschwitz, assinalando-se , deste modo, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

No terceiro e último dia os alunos visitaram, durante a manhã, o Museu Internacional da Cruz Vermelha e o Museu Ariana, um museu com dezenas de peças de cerâmica e vidro de enorme valor; já durante a tarde, visitaram o Museu de História da Ciência e o Museu de História e Arte de Genebra. Esta visita de estudo permitiu aos alunos aprofundarem conhecimentos sobre o funcionamento das partículas e a pesquisa e dinâmica nuclear e sobre o funcionamento e dinâmicas da Organização das Nações Unidas (ONU)

Esta atividade também proporcionou, para muitos dos alunos, oportunidades únicas como, por exemplo, andar de avião pela primeira vez. A visita de estudo a Genebra será, certamente, memorável!

 

Beatriz Marques Dias- 12LH1