Page 93 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
BRAGANÇA BRAGANÇA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EMIDIO GARCIA
CONHECER, PARA AMAR,
Áreas científicas principais: Ciências Naturais e Ciências Fisi- A NOSSA TERRA
co-Químicas
Parceiros: Centro de Ciência Viva de Bragança; IPB
Níveis/Anos de Escolaridade: O clube tem atividades direcio-
nadas para toda a comunidade escolar
O nosso clube pretende associar o ensino experimental das ciências a
problemas concretos, da realidade da região onde os alunos estão in-
seridos e assim desenvolver competências como a responsabilidade, a
solidariedade e a capacidade de trabalhar em equipa.
O principal objetivo é que os alunos, dos vários níveis de ensino, apren-
dam ciência e façam ciência, isto é, desenvolvam as competências neces-
sárias para conduzir uma investigação que responda a problemas reais
do quotidiano. As consequências nefastas da interioridade só podem ser
combatidas quando, desde os bancos da escola, as populações conhe-
cem as potencialidades naturais das regiões onde vivem e, investigando,
possam valorizar os recursos únicos de cada local.
As atividades baseiam-se no clube “Cozinhar com ciência”, na Horta Pe-
dagógica e no desenvolvimento de projetos de ciência variados.
No Clube “Cozinhar com ciência” são explorados os conceitos que estão
na base das transformações que ocorrem quando os alimentos são cozi-
nhados e/ou manipulados. Este conhecimento é importante para apro-
ximar a comunidade escolar da ciência aumentando a literacia científica
e ao mesmo tempo promover a segurança e a higiene alimentar.
Os processos químicos e biológicos em que se baseiam as reações que
ocorrem na cozinha podem servir para aplicar os conhecimentos que os
alunos adquirem, através dos currículos das várias disciplinas das áreas
científicas, mostrando a sua utilidade prática no quotidiano.
Na horta o acompanhamento das culturas permite aos alunos com-
preender a dimensão biológica dos ciclos de cultivo. Permite também
desenvolver atividades de transformação da matéria orgânica, através
do estudo e implementação dos processos de compostagem dos resí-
duos orgânicos produzidos na cantina e a reutilização de alguns mate-
riais como recipientes para as sementeiras. A estufa que integra a horta
da escola-sede é utilizada como um ambiente, para promover e estudar
os fatores de germinação das sementes das espécies autóctones.
LEGENDAS:
1. À procura de invasoras aquáticas:
2. Com as mãos na massa
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