Page 93 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 93

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  BRAGANÇA                             BRAGANÇA


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EMIDIO GARCIA

                                                                            CONHECER, PARA AMAR,
                  Áreas científicas principais: Ciências Naturais e Ciências Fisi-  A NOSSA TERRA
                  co-Químicas
                  Parceiros: Centro de Ciência Viva de Bragança; IPB
                  Níveis/Anos de Escolaridade: O clube tem atividades direcio-
                  nadas para toda a comunidade escolar





                  O nosso clube pretende associar o ensino experimental das ciências a
                  problemas concretos, da realidade da região onde os alunos estão in-
                  seridos e assim desenvolver competências como a responsabilidade, a
                  solidariedade e a capacidade de trabalhar em equipa.
                  O principal objetivo é que os alunos, dos vários níveis de ensino, apren-
                  dam ciência e façam ciência, isto é, desenvolvam as competências neces-
                  sárias para conduzir uma investigação que responda a problemas reais
                  do quotidiano. As consequências nefastas da interioridade só podem ser
                  combatidas quando, desde os bancos da escola, as populações conhe-
                  cem as potencialidades naturais das regiões onde vivem e, investigando,
                  possam valorizar os recursos únicos de cada local.
                  As atividades baseiam-se no clube “Cozinhar com ciência”, na Horta Pe-
                  dagógica e no desenvolvimento de projetos de ciência variados.
                  No Clube “Cozinhar com ciência” são explorados os conceitos que estão
                  na base das transformações que ocorrem quando os alimentos são cozi-
                  nhados e/ou manipulados. Este conhecimento é importante para apro-
                  ximar a comunidade escolar da ciência aumentando a literacia científica
                  e ao mesmo tempo promover a segurança e a higiene alimentar.
                  Os processos químicos e biológicos em que se baseiam as reações que
                  ocorrem na cozinha podem servir para aplicar os conhecimentos que os
                  alunos adquirem, através dos currículos das várias disciplinas das áreas
                  científicas, mostrando a sua utilidade prática no quotidiano.
                  Na horta o acompanhamento das culturas permite aos alunos com-
                  preender a dimensão biológica dos ciclos de cultivo. Permite também
                  desenvolver atividades de transformação da matéria orgânica, através
                  do estudo e implementação dos processos de compostagem dos resí-
                  duos orgânicos produzidos na cantina e a reutilização de alguns mate-
                  riais como recipientes para as sementeiras. A estufa que integra a horta
                  da escola-sede é utilizada como um ambiente, para promover e estudar
                  os fatores de germinação das sementes das espécies autóctones.





                                                              LEGENDAS:

                                                              1. À procura de invasoras aquáticas:
                                                              2. Com as mãos na massa





                                                                          93
   88   89   90   91   92   93   94   95   96   97   98