Page 90 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            VILA REAL                            CHAVES


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ANTÓNIO
            GRANJO


            Áreas científicas principais: Ciências e Ambiente
            Parceiros: Centro de Ciência Viva de Bragança, Instituto Poli-
            técnico de Bragança e Centro de Investigação de Montanha
            (CIMO); UTAD (Departamento de Genética e Biotecnologia,
            Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Bioló-
            gicas, Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisa-
            gista e Departamento de Geologia); Centro de Ciência de Vila
            Real; Município de Chaves – Setor de Parques, Jardins e Quinta
            do Rebentão; Resinorte e Boticas Parque - Natureza e Biodiver-
            sidade.
            Níveis/Anos de Escolaridade: Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos
            do Ensino Básico, Ensino Secundário
            Comunidade envolvida: Pais e Encarregados de Educação; Bi-
            blioteca Escolar; Biblioteca Municipal; Fórum da Educação





            O Clube Ciência Viva na Escola da ESAG é um espaço de conhecimento
            aberto e dirigido a toda a comunidade educativa, incluindo famílias e
            restante comunidade local, para promover o acesso a práticas científi-
            cas inovadoras. Visa promover a articulação entre o ensino formal e não
            formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas, ge-
            rando lógicas organizativas mais flexíveis. Realizaram-se atividades ex-
            perimentais que mobilizaram conteúdos/conceitos no âmbito da Física,
            Química e Ciências Naturais. Deu-se continuidade aos projetos “Charcos
            com vida” e “Jardim Aromático”, “Árvores e Arbustos do nosso Agrupa-
            mento” e “Compostagem e Separação de Resíduos”. Em colaboração                            LEGENDAS:
            com o Clube foram ainda realizadas visitas de estudo (devido à pande-                     1. Workshoop sobre micropropagação
            mia algumas que já estavam agendadas tiveram que ser reconvertidas                        na ESAG
            em visitas virtuais). As atividades, também, foram divulgadas nos fóruns                  2. Separar a jogar
            da Educação, organizados pelo município, que decorreram no Pavilhão                       3. Biodiversidade, Observação, Cor e Luz
            Expoflávia, através da partilha de materiais ilustrativos da diversidade de               4. A celebrar o dia internacional da
            atividades realizadas.                                                                    Floresta Autóctone
            Relativamente ao Projeto “Charcos com Vida” salienta-se que as turmas
            do 8.º ano (2019/2020) desenvolveram um projeto interdisciplinar que
            irá culminar numa exposição de aguarelas (fig.3) na galeria da escola
            sede do agrupamento e na biblioteca municipal em 2021, onde a biodi-
            versidade dos charcos é retratada pelos alunos recorrendo à dicotomia
            cor luz/cor pigmento.
            As mais-valias das diferentes atividades desenvolvidas estão claramen-
            te patentes nos relatórios ou reflexões elaboradas pelos alunos no final
            das mesmas. Por exemplo as turmas A e B do 12.º ano referiram no seu
            relatório “…o que mais gostaram foi perceber como se desenvolvem
            atividades de investigação na UTAD, as condições exemplares que esta
            instituição apresentou e a oportunidade de trabalhar com materiais/ins-
            talações não disponíveis na escola.(…) Os alunos salientaram, ainda, que
            as atividades poderiam ter demorado mais tempo.”.

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