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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
VILA REAL CHAVES
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ANTÓNIO
GRANJO
Áreas científicas principais: Ciências e Ambiente
Parceiros: Centro de Ciência Viva de Bragança, Instituto Poli-
técnico de Bragança e Centro de Investigação de Montanha
(CIMO); UTAD (Departamento de Genética e Biotecnologia,
Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Bioló-
gicas, Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisa-
gista e Departamento de Geologia); Centro de Ciência de Vila
Real; Município de Chaves – Setor de Parques, Jardins e Quinta
do Rebentão; Resinorte e Boticas Parque - Natureza e Biodiver-
sidade.
Níveis/Anos de Escolaridade: Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos
do Ensino Básico, Ensino Secundário
Comunidade envolvida: Pais e Encarregados de Educação; Bi-
blioteca Escolar; Biblioteca Municipal; Fórum da Educação
O Clube Ciência Viva na Escola da ESAG é um espaço de conhecimento
aberto e dirigido a toda a comunidade educativa, incluindo famílias e
restante comunidade local, para promover o acesso a práticas científi-
cas inovadoras. Visa promover a articulação entre o ensino formal e não
formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas, ge-
rando lógicas organizativas mais flexíveis. Realizaram-se atividades ex-
perimentais que mobilizaram conteúdos/conceitos no âmbito da Física,
Química e Ciências Naturais. Deu-se continuidade aos projetos “Charcos
com vida” e “Jardim Aromático”, “Árvores e Arbustos do nosso Agrupa-
mento” e “Compostagem e Separação de Resíduos”. Em colaboração LEGENDAS:
com o Clube foram ainda realizadas visitas de estudo (devido à pande- 1. Workshoop sobre micropropagação
mia algumas que já estavam agendadas tiveram que ser reconvertidas na ESAG
em visitas virtuais). As atividades, também, foram divulgadas nos fóruns 2. Separar a jogar
da Educação, organizados pelo município, que decorreram no Pavilhão 3. Biodiversidade, Observação, Cor e Luz
Expoflávia, através da partilha de materiais ilustrativos da diversidade de 4. A celebrar o dia internacional da
atividades realizadas. Floresta Autóctone
Relativamente ao Projeto “Charcos com Vida” salienta-se que as turmas
do 8.º ano (2019/2020) desenvolveram um projeto interdisciplinar que
irá culminar numa exposição de aguarelas (fig.3) na galeria da escola
sede do agrupamento e na biblioteca municipal em 2021, onde a biodi-
versidade dos charcos é retratada pelos alunos recorrendo à dicotomia
cor luz/cor pigmento.
As mais-valias das diferentes atividades desenvolvidas estão claramen-
te patentes nos relatórios ou reflexões elaboradas pelos alunos no final
das mesmas. Por exemplo as turmas A e B do 12.º ano referiram no seu
relatório “…o que mais gostaram foi perceber como se desenvolvem
atividades de investigação na UTAD, as condições exemplares que esta
instituição apresentou e a oportunidade de trabalhar com materiais/ins-
talações não disponíveis na escola.(…) Os alunos salientaram, ainda, que
as atividades poderiam ter demorado mais tempo.”.
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