Page 91 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 91

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  VILA REAL                            VILA REAL


                  ESCOLA SECUNDÁRIA SÃO PEDRO – VILA REAL                   «MERGULHA NO TEU
                                                                            PASSADO, PRESENTE
                                                                            E FUTURO»
                  Áreas científicas principais: Línguas - Humanidades, Ciências
                  Experimentais, Educação Física, Desporto
                  Parceiros: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro; Instituto de
                  Plasmas e Fusão Nuclear - IST, Laboratório de Instrumentação e   Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, entre muitas outras iniciativas.
                                                                            Este Clube incentivou ainda os alunos a admirarem e a dedicarem-se ao
                  Física Experimental de Partículas - LIP, UTAD, Centro de Recur-  estudo da física, envolvendo-os em atividades como: Beamline School –
                  sos de Atividades Laboratoriais Móveis, (José Teixeira – vence-  CERN, 1.º Estágio de Verão de Astronomia (EVA) – IST, Masterclass em Física
                  dor da 1.ª edição Global Teacher Prize Portugal), Universidade   de Partículas na UTAD, isto para alunos do ensino Secundário. Para os
                  Sénior, Clube de Robótica da escola                       alunos do terceiro Ciclo, dinamizaram-se atividades na “Semana da Ciên-
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 7.º ao 12.º anos, incluindo alu-  cia e Tecnologia”, “100 Hours of Astronomy”, “50 anos da chegada à Lua”
                  nos de Educação Especial e de Cursos Profissionais        com curtas e longas-metragens e comemoração da World Space Week
                  Comunidade envolvida: Comunidade escolar, Famílias        (Semana Mundial do Espaço). Em tempo de pandemia, foram desenvol-
                                                                            vidas sessões online subordinadas ao tema “Loucura na cozinha”, onde
                                                                            participavam alunos do terceiro ciclo, alunos da Educação Especial e res-
                                                                            petivos familiares. No âmbito do projeto “Histórias de Ida e Volta”, foram
                                                                            também dinamizadas diversas iniciativas: encontros com os familiares
                  O projeto “Mergulha no teu passado, presente e futuro” assenta em   dos alunos envolvidos no projeto; uma visita de estudo à “Fábrica dos
                  princípios basilares para a formação dos jovens à saída da escolaridade   Chapéus e da Viarco”, em S. João da Madeira; um Workshop de sabonetes
                  obrigatória, tais como a promoção das competências na área de Relacio-  com a utilização de técnicas antigas, permitindo a interdisciplinaridade
                  namento Interpessoal, Informação e Comunicação, Pensamento Crítico   com as Ciências Experimentais, e ainda um de cestaria; um seminário di-
                  e Pensamento Criativo, Saber Científico, Técnico e Tecnológico e Bem-es-  namizado pela Psicóloga Dra Mariana Pereira, especializada em conflitos
                  tar, Saúde e Ambiente.                                    intergeracionais e ainda um outro “Serviços de Nova Geração: da Tecnofo-
                  Este grande projeto subdivide-se em três áreas: “Histórias de Ida e Volta”,   bia à Inclusão Tecnológica”, dinamizado pelo Engenheiro Roberto Ribeiro.
                  no âmbito das Humanidades, “Clube Quarck Up”, na áreas das Ciência   Na impossibilidade de dinamizar uma Feira devido à COVID-19, optou-se
                  Experimentais, e “Mantém-te Ativo e Saudável”, na área da Educação Fí-  pela representação de várias sessões de uma peça de teatro “Camoinz
                  sica, de forma a permitir uma interdisciplinaridade e um trabalho cola-  Hépyco-Lyrico” da autoria de Gustavo Rubim, professor de Estudos Por-
                  borativo.                                                 tugueses na Universidade Nova de Lisboa, ensaísta e crítico literário,
                  As ações decorrentes deste projeto têm como objetivo capacitar os alu-  permitindo, assim, envolver grande parte da comunidade educativa. Já
                  nos para o respeito pela tolerância, empatia e responsabilidade como   no projeto “Mantém-te ativo e Saudável”, foram também impulsionadas
                  cidadãos; instigar a interação entre famílias/encarregados de educação   variadas atividades: um Workshop dinamizado por um nutricionista - Dr.
                  neste processo de aprendizagem; fomentar o gosto pela pesquisa e de-  Alfredo Silva, no âmbito da alimentação saudável, e ainda um outro de
                  senvolvimento da criatividade pela experimentação; convocar diferen-  administração de exercício físico, envolvendo alunos do terceiro ciclo e
                  tes conhecimentos, utilizando diferentes metodologias e ferramentas   secundário; para estímulo da adoção de uma vida mais ativa e saudável,
                  para pensar criticamente; manipular e manusear materiais e instrumen-  os alunos envolvidos neste projeto participaram em atividades lúdicas
                  tos diversificados para controlar, utilizar, transformar, imaginar e criar   e desportivas no “Pena Aventura Park”. Em parceria com o clube de ro-
                  produtos; participar em atividades lúdicas de investigação e descoberta;   bótica da escola dinamizou-se um Workshop com duas sessões online
                  utilizar processos científicos na realização das atividades experimentais   “Dar a mão”, dinamizada pela “Associação Patient Innovation” que tem
                  e ainda adotar comportamentos que promovam a saúde e o bem-estar,   como missão a adaptação de desenhos open source e impressão em
                  designadamente nos hábitos quotidianos, na alimentação e na prática   3D de próteses customizadas para crianças que nasceram sem mão ou
                  de exercício físico.                                      antebraço. O projeto tem, assim, como objetivo a doação de próteses a
                                                                            crianças residentes em Portugal entre os 3 e os 12 anos.
                  Através de um programa de iniciativas de grande visibilidade e diver-
                  sidade, foram apresentadas, no âmbito das três áreas envolvidas, ativi-  Considera-se, portanto, que o Clube Ciência Viva na Escola é uma mais-
                  dades diversas. Assim, na área das Ciências Experimentais, através do   -valia para a comunidade educativa, pois tem vindo a proporcionar uma
                  Clube Quarck Up, foram dinamizadas Palestras (Professor Doutor Pedro   panóplia de atividades que permitem desenvolver competências, no-
                  Abreu do Instituto Superior Técnico, “ O Lado Escuro do Universo”, para a   meadamente: de saber científico, técnico e tecnológico, de uma forma
                                                                            mais atrativa; construir e sedimentar uma cultura científica de base hu-
                  qual também foi convidado o Agrupamento Morgado de Mateus, e ou-
                  tra pelo Professor Doutor José Carlos Cardoso da UTAD “A Peregrinação   manista, mobilizando a compreensão de processos e fenómenos cien-
                  de um Sinal – da Física e da Matemática à Engenharia”), um Seminário   tíficos que permitam a tomada de decisão e ainda a participação ativa
                  (Professor Doutor Gonçalo Figueira do Instituto de Plasmas e Fusão Nu-  enquanto cidadãos.
                  clear, “Lasers e suas aplicações”), um Show “Física Viva”, dinamizado pela

                                                                          91
   86   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96