Page 97 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 97
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
PORTO AMARANTE
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARANTE PRESERVAR O PATRIMÓNIO
CULTURAL E AMBIENTAL
DE AMARANTE
Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Física Quími-
ca, Geografia, História, Inglês, Português, Matemática TIC, Ed.
Visual
Parceiros: UTAD (Professor Doutor Carlos Coke), Universidade
Porto (Professor Doutor António Guerner Dias, Planetário do
Porto, Galeria da Biodiversidade e CIMAR).
Níveis/Anos de Escolaridade: 2.º Ciclo, mas fundamental-
mente 3.º Ciclo
Comunidade envolvida: Toda, inclusive Pais e Encarregados
de Educação
Neste Clube, “A Ciência num Olhar”, participam várias disciplinas (Ciên-
cias, Física e Química, Geografia, História, Matemática, TIC, Educação
Visual, Inglês e Português) que permitem não só desenvolver a inter-
disciplinaridade, como o trabalho colaborativo entre professores, e en-
tre professores e Direção da escola, que é fundamental para melhores
aprendizagens. Aos alunos vai permitir desenvolver competências, re-
lacionadas com a parte prática, e relacionar temas do quotidiano com
as aprendizagens em cada disciplina. O ensino transversal é importante
para os nossos alunos perceberem a finalidade de cada aprendizagem e
a sua importância na resolução de problemas reais e do dia a dia. Assim,
foram várias as atividades desenvolvidas que lhes permitiram adquirir
competências para dar resposta ao projeto principal. Este projeto rela-
ciona-se com o estudo da região de Amarante (Serra do Marão e da Abo-
boreira) e rio Tâmega onde se insere a escola, Sede do Agrupamento.
Realizaram-se duas visitas de estudo, aos locais referidos, de modo a que
os alunos contactassem com os diferentes saberes e aplicassem os co-
nhecimentos que adquiriram. Nessas visitas recolheram algum material
(amostras de mão de alguns exemplares de rochas e água do rio Tâme-
ga) e utilizaram um aparelho portátil, que permitiu fornecer indicações
sobre a presença de radão em alguns granitos que caracterizam esta
região. Posteriormente todos os dados recolhidos serão interpretados
e analisados em contexto do clube mobilizando-se as aprendizagens
essenciais que fazem parte do currículo de cada disciplina envolvida.
Outras atividades que resultaram das parcerias efetuadas estão ainda a
decorrer. Em parceria com a Galeria da Biodiversidade (construção de
um terrário, organização dos jardins, e outras); CIMAR (atividades rela-
cionadas com o plástico no Mar, e estudo da poluição do Rio Tâmega,
inserido num projeto Europeu Plastic Pirates e construção de um Charco LEGENDAS:
na escola); e Planetário do Porto. Realizaram-se, também, outras ativi-
dades na escola associadas à comemoração de dias específicos ( Dia do 1. Recolha de água do Rio Tâmega
Mar, Dia Mundial da alimentação...) e ainda atividades relacionadas com 2. Palestra sobre o impacto dos plásticos no Oceano
a observação noturna de astros. 3. Representação humana da tabela periódica
4. Visita de estudo à Serra do Marão
5. Observação do Céu de Amarante
97