Page 89 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
BRAGA VILA VERDE
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA VERDE A CIÊNCIA GERA PODER! TU
PODES! ACREDITA! EXCELÊNCIA...
MAIS CIÊNCIA!
Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Física e Quími-
ca, Matemática, Educação Visual, Tecnologia da Informação e
Comunicação, História e Geografia
Parceiros: Casa do Conhecimento de Vila Verde, Instituto da
Educação da Universidade do Minho, Escola de Ciências da
Universidade do Minho, Instituto Gulbenkian de Ciência, Pla-
netário - Casa da Ciência de Braga
Níveis/Anos de Escolaridade: Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos
Comunidade envolvida: Agrupamentos de escola, escola não
agrupada e escola profissional do Concelho de Vila Verde, rede
de casas do conhecimento (Fafe, Paredes de Coura, Universi-
dade do Minho, Vieira do Minho, Boticas, Montalegre, Trofa e
Ponte da Barca) e Comunidade educativa
O Clube “No Pico da Ciência” e a Casa do Conhecimento de Vila Verde
criaram uma rede de partilha de conhecimento entre as escolas básicas
do agrupamento, a comunidade local e a comunidade científica. O pro-
jeto teve como objetivo fomentar o interesse dos alunos pela Ciência
através do aumento do seu conhecimento sobre as potencialidades das
técnicas utilizadas pela ciência e o seu desenvolvimento de competên-
cia para investigar o meio em que vivem, identificar problemas societais
que querem ajudar a resolver e agir para os resolver numa perspetiva de
Ciência Cidadã. A dinamização do Clube visou: i) estimular a curiosidade
científica, pensamento crítico e o gosto pela aprendizagem e pela des-
coberta; ii) favorecer a colaboração e a interdisciplinaridade; iii) desen-
volver competências em literacia científica e tecnológica em várias áreas
disciplinares; iv) estimular competências de comunicação.
Neste sentido, os alunos do pré-escolar ao 9.º ano, em sala de aula, de-
senvolveram pequenas investigações científicas relacionadas com as te-
máticas: saúde, ambiente, tecnologia e empreendedorismo. Estas inves-
tigações foram acompanhadas por investigadores, da Universidade e de
outras instituições, de maneira a aproximar a ciência escolar da ciência
produzida pelos cientistas. As equipas de investigadores colaboraram
com os professores para desenvolver nos alunos as seguintes competên-
cias: 1) formulação de questões de investigação; 2) planificação, desen-
volvimento e avaliação de um projeto de investigação; 3) comunicação
dos resultados da investigação à comunidade.
LEGENDAS:
No decorrer do projeto, os alunos participaram em encontros científi-
cos, desenvolvendo as suas competências de comunicação “com” e “em” 1. NEI 2019: Ciência e Tecnologia – um contributo para a sustentabilidade natural e
ciências, com o apoio de investigadores que valorizam no seu trabalho a cultural.
divulgação científica. Foram, ainda, realizadas feiras de ciência e tecno- 2. Ciência nos bordados dos lenços de namorados/ De onde vêm os pigmentos, é possível
extrai-los da nossa flora e geologia da nossa região?
logia e visitas de estudo. 3. Na ponta dos dedos se faz ciência: simulação de um sismo.
4. 16.ª mostra de Ciência na Escola. Sismo…o que fazemos?
5. Monitores de ciência: Ciência andarilha.
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