Page 89 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  BRAGA                                VILA VERDE


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA VERDE                      A CIÊNCIA GERA PODER! TU
                                                                            PODES! ACREDITA! EXCELÊNCIA...
                                                                            MAIS CIÊNCIA!
                  Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Física e Quími-
                  ca, Matemática, Educação Visual, Tecnologia da Informação e
                  Comunicação, História e Geografia
                  Parceiros: Casa do Conhecimento de Vila Verde, Instituto da
                  Educação da Universidade do Minho, Escola de Ciências da
                  Universidade do Minho, Instituto Gulbenkian de Ciência, Pla-
                  netário - Casa da Ciência de Braga
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos
                  Comunidade envolvida: Agrupamentos de escola, escola não
                  agrupada e escola profissional do Concelho de Vila Verde, rede
                  de casas do conhecimento (Fafe, Paredes de Coura, Universi-
                  dade do Minho, Vieira do Minho, Boticas, Montalegre, Trofa e
                  Ponte da Barca) e Comunidade educativa




                  O Clube “No Pico da Ciência” e a Casa do Conhecimento de Vila Verde
                  criaram uma rede de partilha de conhecimento entre as escolas básicas
                  do agrupamento, a comunidade local e a comunidade científica. O pro-
                  jeto teve como objetivo fomentar o interesse dos alunos pela Ciência
                  através do aumento do seu conhecimento sobre as potencialidades das
                  técnicas utilizadas pela ciência e o seu desenvolvimento de competên-
                  cia para investigar o meio em que vivem, identificar problemas societais
                  que querem ajudar a resolver e agir para os resolver numa perspetiva de
                  Ciência Cidadã. A dinamização do Clube visou: i) estimular a curiosidade
                  científica, pensamento crítico e o gosto pela aprendizagem e pela des-
                  coberta; ii) favorecer a colaboração e a interdisciplinaridade; iii) desen-
                  volver competências em literacia científica e tecnológica em várias áreas
                  disciplinares; iv) estimular competências de comunicação.
                  Neste sentido, os alunos do pré-escolar ao 9.º ano, em sala de aula, de-
                  senvolveram pequenas investigações científicas relacionadas com as te-
                  máticas: saúde, ambiente, tecnologia e empreendedorismo. Estas inves-
                  tigações foram acompanhadas por investigadores, da Universidade e de
                  outras instituições, de maneira a aproximar a ciência escolar da ciência
                  produzida pelos cientistas. As equipas de investigadores colaboraram
                  com os professores para desenvolver nos alunos as seguintes competên-
                  cias: 1) formulação de questões de investigação; 2) planificação, desen-
                  volvimento e avaliação de um projeto de investigação; 3) comunicação
                  dos resultados da investigação à comunidade.
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                  No decorrer do projeto, os alunos participaram em encontros científi-
                  cos, desenvolvendo as suas competências de comunicação “com” e “em”   1. NEI 2019: Ciência e Tecnologia – um contributo para a sustentabilidade natural e
                  ciências, com o apoio de investigadores que valorizam no seu trabalho a   cultural.
                  divulgação científica. Foram, ainda, realizadas feiras de ciência e tecno-  2. Ciência nos bordados dos lenços de namorados/ De onde vêm os pigmentos, é possível
                                                                               extrai-los da nossa flora e geologia da nossa região?
                  logia e visitas de estudo.                                   3. Na ponta dos dedos se faz ciência: simulação de um sismo.
                                                                               4. 16.ª mostra de Ciência na Escola. Sismo…o que fazemos?
                                                                               5. Monitores de ciência: Ciência andarilha.




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