Page 98 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 98
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
PORTO BAIÃO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO SUDESTE DE BAIÃO
EXPLOSÃO DE CIÊNCIA
Áreas científicas principais: Estudo do Meio, Ciências Físico-
-Químicas e Ciências Naturais
Parceiros: Câmara Municipal de Baião; Bombeiros Voluntários
de Santa Marinha do Zêzere; Centro de Ciência de Guimarães;
Centro de Ciência Viva de Vila do Conde; Centro de Astrofísica
da Universidade do Porto; Galeria da Biodiversidade – Centro
de Ciência Viva; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e
3.º Ciclos
Comunidade envolvida: Comunidade Educativa. Parceria
com outros clubes/projetos, nomeadamente Clube Eco-esco-
las, Clube da Floresta, Projeto Semear Ciência e disciplinas de
oferta complementar – Ciência e Educação Ambiental
O nosso agrupamento privilegia projetos em que se promovem ativida-
des/desafios e criam dinâmicas de sala de aula inovadoras, centradas no
aluno, em que é valorizado o trabalho multidisciplinar e interdisciplinar,
recorrendo nomeadamente ao desenvolvimento de DAC, envolvendo
as disciplinas cujas aprendizagens essenciais se enquadrem no(s) pro-
jeto(s) a trabalhar.
As atividades planificadas no âmbito do Clube Ciência Viva têm sido de-
senvolvidas prioritariamente, em contextos práticos de aprendizagem,
em sala de aula, noutros espaços da escola ou em espaços exteriores, em LEGENDAS:
estreita ligação com o currículo das disciplinas envolvidas, em parceria
com outros projetos/clubes do agrupamento. Deu-se primazia à explo- 1. Saídas de campo/visitas de estudo
2. Saídas de campo/visitas de estudo
ração do contexto local, nomeadamente através da organização de saí- 3. Atividades experimentais em sala de
das de campo, possibilitando aos alunos um conhecimento mais apro- aula
fundado do meio envolvente, permitindo, igualmente, uma atuação 4. Atividades experimentais/workshops
mais consciente sobre o ambiente que os rodeia e proporcionando-lhes com parceiros
a vivência de experiências de aprendizagem em ambientes não-formais,
promovendo a familiarização com novas práticas.
Envolvemos as crianças e os alunos de todos os níveis e ciclos de ensino
e contamos com o contributo dos parceiros, famílias e comunidade local.
As atividades e Workshops desenvolvidos por parceiros estimulam o gos- NA VOZ DOS ALUNOS…
to pelo método científico e permitem consolidar o ensino experimental
das ciências. As saídas de campo/visitas de estudo, com carácter interdis-
ciplinar, contribuem para aprendizagens mais abrangentes, valorizam a
cultura escolar, desenvolvem a curiosidade, o espírito crítico e a autono- Agora sei que aquelas rochas que eu pensava
mia dos alunos.
que eram pedras, nada mais do que isso, são,
afinal, caos de blocos. Depois, vimos mais
coisas que, para mim, não tinham qualquer
Eu gostei desta atividade. As experiências significado. Mas a professora explicou tudo
foram fantásticas e aprendi divertidamente. muito bem, com bastantes pormenores.
Tatiana Alves, 5.º B Marco Magalhães, 7.º C
98