Page 98 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            PORTO                                BAIÃO


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO SUDESTE DE BAIÃO


                                                                      EXPLOSÃO DE CIÊNCIA
            Áreas científicas principais: Estudo do Meio, Ciências Físico-
            -Químicas e Ciências Naturais
            Parceiros: Câmara Municipal de Baião; Bombeiros Voluntários
            de Santa Marinha do Zêzere; Centro de Ciência de Guimarães;
            Centro de Ciência Viva de Vila do Conde; Centro de Astrofísica
            da Universidade do Porto; Galeria da Biodiversidade – Centro
            de Ciência Viva; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
            Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e
            3.º Ciclos
            Comunidade  envolvida: Comunidade Educativa. Parceria
            com outros clubes/projetos, nomeadamente Clube Eco-esco-
            las, Clube da Floresta, Projeto Semear Ciência e disciplinas de
            oferta complementar – Ciência e Educação Ambiental




            O nosso agrupamento privilegia projetos em que se promovem ativida-
            des/desafios e criam dinâmicas de sala de aula inovadoras, centradas no
            aluno, em que é valorizado o trabalho multidisciplinar e interdisciplinar,
            recorrendo nomeadamente ao desenvolvimento de DAC, envolvendo
            as disciplinas cujas aprendizagens essenciais se enquadrem no(s) pro-
            jeto(s) a trabalhar.
            As atividades planificadas no âmbito do Clube Ciência Viva têm sido de-
            senvolvidas prioritariamente, em contextos práticos de aprendizagem,
            em sala de aula, noutros espaços da escola ou em espaços exteriores, em   LEGENDAS:
            estreita ligação com o currículo das disciplinas envolvidas, em parceria
            com outros projetos/clubes do agrupamento. Deu-se primazia à explo-  1. Saídas de campo/visitas de estudo
                                                                         2. Saídas de campo/visitas de estudo
            ração do contexto local, nomeadamente através da organização de saí-  3. Atividades experimentais em sala de
            das de campo, possibilitando aos alunos um conhecimento mais apro-  aula
            fundado do meio envolvente, permitindo, igualmente, uma atuação   4. Atividades experimentais/workshops
            mais consciente sobre o ambiente que os rodeia e proporcionando-lhes   com parceiros
            a vivência de experiências de aprendizagem em ambientes não-formais,
            promovendo a familiarização com novas práticas.
            Envolvemos as crianças e os alunos de todos os níveis e ciclos de ensino
            e contamos com o contributo dos parceiros, famílias e comunidade local.
            As atividades e Workshops desenvolvidos por parceiros estimulam o gos-                   NA VOZ DOS ALUNOS…
            to pelo método científico e permitem consolidar o ensino experimental
            das ciências. As saídas de campo/visitas de estudo, com carácter interdis-
            ciplinar, contribuem para aprendizagens mais abrangentes, valorizam a
            cultura escolar, desenvolvem a curiosidade, o espírito crítico e a autono-  Agora sei que aquelas rochas que eu pensava
            mia dos alunos.
                                                                      que eram pedras, nada mais do que isso, são,
                                                                      afinal, caos de blocos. Depois, vimos mais
                                                                      coisas que, para mim, não tinham qualquer
            Eu gostei desta atividade. As experiências                significado. Mas a professora explicou tudo
            foram fantásticas e aprendi divertidamente.               muito bem, com bastantes pormenores.
            Tatiana Alves, 5.º B                                      Marco Magalhães, 7.º C


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