Page 95 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 95
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
BRAGANÇA MIRANDA DO DOURO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MIRANDA DO DOURO
EXPERIMENTAR E
Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Física e Química DIVULGAR CIÊNCIA
Parceiros: Centro de Ciência Viva de Bragança; IPB; Centro de
Investigação em Astronomia/Astrofísica da Universidade do
Porto; Galeria da Biodiversidade da UP, Associação Palombar;
Autarquia de Miranda do Douro
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Se-
cundário
Comunidade envolvida: Agrupamento de Escolas de Miranda
do Douro
O Clube de Ciência do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro é
um espaço de ciência aberto a todos os alunos que queiram experimen-
tar e divulgar a ciência. Pretende contribuir para o desenvolvimento da
literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa,
promovendo as diferentes áreas de competências, consignadas no Per-
fil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens
Essenciais.
No âmbito do Clube de Ciência foram estabelecidas relações de coope-
ração e parceria com várias instituições com a finalidade de promover o
contacto com Centros de Ciência e com os investigadores, contribuindo
para que os alunos desenvolvam a curiosidade científica e o gosto pelas
atividades experimentais.
O plano de atividades privilegia, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade
Curricular, o trabalho prático e experimental, a interdisciplinaridade e o
trabalho colaborativo, contextualizando as aprendizagens em situações
que se aproximem dos problemas reais que caracterizam a ciência e tec-
nologia do século XXI.
As principais áreas de intervenção do clube são: 1. Ciências Experimen- LEGENDAS:
tais do 1.º Ciclo; 2. Laboratório em Ação na EBS de Sendim e EBS de Mi-
randa do Douro; 3. Participação em Projetos de outras Instituições; 4. 1. Divulgar as atividades experimentais na comunidade educativa (Jornadas da Ciência
EBS de Miranda)
Visita de estudo a Instituições de Ensino Superior e Centros de Ciência 2. “Como fazer Caviar”- Atividade experimental realizada pelos alunos do 11.º ano num
Viva, 5. Divulgação de ciência nas Jornadas da Ciência e na Tarde de Ciên- laboratório do IPB
cia do 1.º Ciclo e 6. Participação em encontros/reuniões a nível nacional e 3. Fazer “Pega Monstros” - Atividade preferida dos alunos mais novos (Jornadas da Ciência
regional. EB de Sendim)
4. Simular a atividade vulcânica
Foram realizadas as atividades previstas no plano de atividades, nomea-
damente: atividades experimentais nas escolas do agrupamento; Jorna-
das da Ciência 2019; Tarde da Ciência; participação na semana da Ciên-
cia e Tecnologia do IPB (10.º A e 11.º A); participação na Masterclasses
Internacionais em Física de Partículas - Ser Cientista por um dia... Com Algumas atividades tiveram de ser reagendadas e mesmo reinventadas
as Mãos nas Partículas no IPB (10.º A); visita de estudo à Galeria de Bio- para o início do ano letivo 2020/2021, devido à pandemia Covid19. As-
diversidade da UP (7.º A e B); visita ao Planetário do Porto (8.º ano); visita sim, algumas visitas de estudo previstas, e que neste momento, não são
ao Pavilhão do Conhecimento (12.º ano) e a participação dos nossos do- possíveis realizar presencialmente serão realizadas virtualmente. O con-
centes no Encontro de Lançamento da REDE de Clubes Ciência Viva na tacto com instituições/investigadores, no âmbito dos projetos em que
Escola - Ano letivo 2019/2020 e na Ação de Capacitação do Programa de participamos, é feito, sempre que possível, através de Webinars e sessões
Competências Científicas e Tecnológicas. online recorrendo ao ZOOM e ao Youtube.
95