Page 88 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
BRAGA VILA VERDE
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOURE E RIBEIRA
DO NEIVA
Áreas científicas principais: Ciências Naturais/Biologia/Geo- POR UMA CIDADANIA
logia/Ecologia/Ciências do Ambiente/Física/Química/Ciências CIENTÍFICA ... EM DEFESA
da Saúde/Matemática/Arte/Tecnologia/História/Geografia/ Edu- DA BIODIVERSIDADE!
cação Visual
Parceiros: Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Escola de Ciências da Universidade do Minho ; Instituto Gul-
benkian de Ciência; Planetário, Casa da Ciência de Braga-Cen-
tro Ciência Viva; Município de Vila Verde e Casa do Conheci-
mento de Vila Verde; Museu do Linho
Níveis/Anos de Escolaridade: do 1.º ao 9.º Ano de Escolaridade
Comunidade envolvida: Agrupamento de Escolas de Moure
e Ribeira do Neiva, Rede de Clubes da Casa do Conhecimento
(todos os agrupamentos do concelho), Rede de Casas do Co-
nhecimento e público em geral
O Clube “Ciência(s) Bora Lá(b)”, enquadrado na Rede de Clubes Ciência
Viva na Escola, promoveu o ensino experimental das ciências, a interdis-
ciplinaridade e o trabalho colaborativo, bem como a educação científica
e tecnológica na sociedade. Funcionando em total abertura, divulgou
ciência ao participar na Noite Europeia dos Investigadores e ao organizar
as duas primeiras Feiras de Ciência e Tecnologia de Vila Verde, em parce-
ria com o CCVnE do AE de Vila Verde e a Casa do Conhecimento, poten-
ciando a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação.
O trabalho foi realizado em parceria, com uma intervenção estruturada, LEGENDAS:
dando resposta à comunidade educativa através de uma rede colabo-
rativa entre as escolas do Agrupamento e entre Agrupamentos, apro- 1. Participação na Noite Europeia dos Investi-
ximando alunos e cientistas, com o objetivo de os levar a sedimentar gadores, 27/09/2019 (alunos de 7.º e 9.º anos
apresentam projetos das 15h às 24h) : “A cidade
uma cultura científica, técnica e tecnológica que permita a tomada de polui o oceano” e “Sustent(h)abilidade” (produção
decisão e a participação ativa enquanto cidadãos. de esfoliante natural).
2. “Todos os alunos participaram com muito en-
O Centro Ciência Viva de Braga colaborou nas atividades “Encontros de tusiasmo na atividade prática que deu a conhecer
Ciência” e “Sementes de Ciência” que contemplou a “Criação e monitori- a biodiversidade existente na água do charco e
zação do Charco Pedagógico” nas duas Escolas Básicas com 1.º, 2.º e 3.º permitiu que os alunos manipulassem lupas bino-
Ciclos do Ensino Básico, seguidas de workshops no 1.º e 3.º Ciclos, permi- culares de forma autónoma.” - Casa da Ciência de
Braga – Maria José Araújo e Maria Luís Miranda
tindo novas aprendizagens com interação entre várias disciplinas e uma 3. Rota da Ciência - Visita de Estudo ao Centro
responsabilidade acrescida para a conservação da biodiversidade. Ciência Viva de Guimarães , “Curtir Ciência”
A Universidade do Minho, através nomeadamente da Escola de Ciências 4. Sementes de Ciência: Atividades de investigação. – Estudo do crescimento da planta do
linho (outono e primavera)
e do Instituto de Educação apoia o projeto nas diversas atividades. “Se- 5. 1.ª Feira de Ciência e Tecnologia – alunos do 1.º Ciclo no dia 7 de junho de 2019 – das
mentes de Ciência”, “Encontros de Ciência” e “Rota da Ciência” promovem 10h00 às 22h30 . A 2.ª Feira de Ciência e Tecnologia – de 24 de novembro a 3 de dezembro
o contacto direto com cientistas/Investigadores, através da realização de de 2020, em formato on-line
palestras, workshops ou visitas de estudo.
A Câmara Municipal de Vila Verde presta apoio diversificado no desen-
volvimento do projeto. A sua área de colaboração engloba a Casa do Co- As parcerias estabelecidas com a Universidade do Minho, o Centro Ciên-
nhecimento e, nomeadamente, o Museu do Linho dos quais é parceira cia Viva de Braga, a Câmara Municipal e o Instituto Gulbenkian da Ciência
privilegiada. são sólidas e com futuro.
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