Page 94 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            BRAGANÇA                             BRAGANÇA


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MIGUEL TORGA
            DE BRAGANÇA
                                                                      HÁ CIÊNCIA ENTRE NÓS
            Áreas científicas principais: Química, Física, Biologia e Geologia
            Parceiros: Câmara Municipal de Bragança, União de Freguesias
            da Sé, Santa Maria e Meixedo, Instituto Politécnico de Bragan-
            ça, Centros de Ciência Viva
            Níveis/Anos de Escolaridade: Da Educação Pré-Escolar ao 12.º
            ano
            Comunidade envolvida: Alunos, Professores, Pais, Assistentes
            Operacionais





            O Clube de Ciência Viva na Escola visa a divulgação científica no seio da
            comunidade educativa com o objetivo de desenvolver o gosto pelas
            ciências e promover a literacia científica no âmbito das ciências expe-
            rimentais, através de aprendizagens em contexto real, em processos de
            articulação curricular e de observação direta de fenómenos científicos
            e tecnológicos relacionados com as aprendizagens essenciais e com os
            programas curriculares.
            As ações planeadas focaram-se em três vertentes:
            1. Articulação curricular
            Há Ciência entre Nós – envolve alunos dos 4 níveis de ensino em articu-
            lação (1.º, 2.º, 3.º Ciclos e secundário). Os alunos mais velhos preparam,
            acompanham e dinamizam, orientados pelos professores, atividades
            laboratoriais no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais/ Biologia e
            Geologia, Físico-Química/ Física e Química A/ Química/ Biologia, para
            alunos mais novos.
            2. Reforço das aprendizagens
            Complemento das aprendizagens curriculares em espaços e contextos
            diversificados (visitas de estudo, instituições de ensino superior, centros
            de Ciência Viva), valorizando aprendizagens reais e o contacto com reali-
            dades culturais e sociais diferentes:
            •  observar in loco fenómenos científicos estudados;
            •  realizar atividades laboratoriais em parceria com o Instituto Politécni-
               co de Bragança nas suas instalações;
            •  participar em encontros com colaboradores de ciência;
            •  integrar ações de preparação em suporte básico de vida e de educa-
               ção sexual;
            •  promover deslocações regulares dos alunos ao Centro Ciência Viva
               de Bragança para sedimentar aprendizagens mais motivadoras e lú-  LEGENDAS:
               dicas.
                                                                         1. CCV - Bragança
            3. Divulgação à comunidade                                   2. CCV Lousal
            Dar a conhecer o trabalho realizado no agrupamento através de exposi-  3. Visita de estudo - Açores
            ções nos diferentes espaços da escola, em articulação com diferentes dis-
            ciplinas e clubes como o Eco-Escolas, a Saúde Escolar e com a biblioteca.

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