Page 96 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            PORTO                                AMARANTE


            COLÉGIO DE SÃO GONÇALO DE AMARANTE


                                                                      EXPLOSÃO DE CIÊNCIA
            Áreas científicas principais: Física e Química
            Parceiros: Museu da Biodiversidade da Faculdade de Ciências
            da Universidade do Porto; Departamento de Química do Ins-
            tituto Superior Técnico do Porto; Departamento de Física da
            Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
            Níveis/Anos de Escolaridade:  12.º ano, 9.º ano e Educação
            Pré-Escolar





            No ano letivo 2018/2019 iniciou-se o clube ciência viva na nossa escola,
            onde alunos do ensino secundário executaram um projeto ao longo de
            dois anos com alunos do pré-escolar, numa adaptação da ideia do “faça
            você mesmo” que permite desenvolver nas crianças literacia científica
            e tecnológica da comunidade educativa, incluindo famílias e restante
            comunidade local, proporcionando ambientes não formais de aprendi-
            zagem que estimulam o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem
            ao longo da vida. As experiências baseavam-se em desafios surpreen-
            dentes e divertidos onde permitimos que as crianças sentissem a liber-
            dade de explorar e criar, colocando elas próprias as “mãos na massa”. Ao
            vivenciar este tipo de atividades desde cedo, as crianças aprofundaram
            e sedimentaram valores comportamentais para a vida, possibilitando
            desta forma uma mudança positiva nas suas atitudes, no modo de acre-
            ditar, inovar, planear e persistir para conquistar. As atividades desenvol-
            vidas são acessíveis, tanto na abordagem e disponibilidade, como no
            custo dos materiais. Esta atividade culminou com um artigo científico
            em Open Schools Journal for open Science: (https://doi.org/10.12681/
            osj.23434)
            Neste ano letivo temos estado envolvidos com alunos do 9.º ano a de-
            senvolver atividades STEAM, envolvidos numa oficina de formação com
            o nome GoSTEM, em parceria com a faculdade de ciências da Universi-
            dade do Porto. Este projeto consistiu na aplicação de um protocolo ex-
            perimental da transformação de Energia potencial em Energia cinética,
            com a construção de um carro com materiais simples, onde através da
            aplicação Tracker se mediu a distância percorrida, valor máximo de velo-
            cidade atingida. Estamos ainda inseridos no programa CanSat Junior em
            parceria com a Esero Portugal.



















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