Page 210 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA LISBOA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LUÍS DE CAMÕES
CAMÕES À EXPERIÊNCIA COM ARTE
Áreas científicas principais: Ciências Naturais; Físico-Química; E CIÊNCIA
Educação Visual e Espaço Artes
Parceiros: Instituto Superior Técnico e Pavilhão do Conheci-
mento
Níveis/Anos de Escolaridade: 4.º ano, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino
Básico
Comunidade envolvida: 1 turma do 4.º ano; 1 turma do 5.º ano;
1 turma do 6.º ano; 2 turmas do 7.º, do 8.º e do 9.º ano. Também
houve atividades que envolveram toda a comunidade escolar.
O conjunto de atividades propostas para o Clube Ciência Viva na Escola
do Agrupamento foi concebido de forma a permitir uma aprendizagem
progressiva, com temáticas interligadas e com o ajuste da linguagem
científica e das práticas, ao nível de escolaridade dos participantes. Idea-
lizou-se um Plano em que a ciência se cruza com a realidade mais es-
pecificamente com o património botânico do Agrupamento e com os
recursos naturais desenvolvendo-se ações de sensibilização e de defe-
sa do ambiente procurando fomentar a participação individual ativa e
consciente, tendo em vista a sustentabilidade do planeta.
Atuou-se quer ao nível da sala de aula adequando atividades a temáticas
curriculares de turmas específicas dos três ciclos do ensino básico numa
dinâmica interdisciplinar e também ao nível de clube com grupos mais
restritos ou com atividades abertas a toda a comunidade. Usaram-se
metodologias ativas de trabalho de projeto, de trabalho experimental
e artístico sempre numa lógica colaborativa entre vários alunos e entre
professores.
O enlace das Artes, nomeadamente a ilustração científica, com a Ciência
e a Tecnologia foi uma mais valia muito importante para o desenvolvi-
mento de características inerentes à ciência, como a observação, o rigor,
a criatividade e a persistência. Para além disso, a Arte é uma forma pode-
rosa de comunicação e divulgação da ciência.
Como finalidade última, pretendia-se que o Clube Ciência Viva na Es-
cola pudesse funcionar como um motor de injeção de entusiasmo que
proporcionasse a descoberta e o caminhar dos alunos em direção a um
horizonte no qual se possam sentir sujeitos ativos, interativos, plenos de
sede de Conhecer, Fazer, Imaginar, Criar, Investigar e, quem sabe, Modi-
ficar... LEGENDAS:
Acreditamos que a semente do entusiasmo ficou e que se continuará a 1. Símbolo e Nome do Clube resultantes de um concurso a nível de escola
desenvolver e a proporcionar mais partilhas e vivências com os alunos, 2. Encadernação - reutilização de papel e de tecidos
com mais parceiros e com mais professores. 3. Visita aos Laboratórios do IST
4. Ilustração Científica - desenho das árvores da Escola
5. Pintura de sacos de pano - sensibilização para a redução do uso do plástico
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