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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  LISBOA                               ODIVELAS


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BRAAMCAMP FREIRE                   APRENDER CONSTRUINDO
                  (AEBF)


                  Áreas científicas principais: Físico-Química, Ciências Naturais e
                  Matemática
                  Parceiros: Instituto D. Luís (Faculdade de Ciências da Universidade
                  de Lisboa e Observatório Aeroespacial de Odivelas (AMSAT). Infor-
                  malmente, colaboram o Observatório Astronómico de Lisboa e o
                  Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB)
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino
                  Secundário
                  Comunidade envolvida: AEBF





                  O Laboratório de Ciência ao Vivo (LCV) é um clube onde os alunos do
                  Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire (AEBF) podem ocupar tem-
                  po livre, acompanhados por professores de Matemática, Físico-Química
                  e Ciências Naturais. Criado em 2001, realiza semanalmente, na ESBF, as
                  Tardes de Ciência, com alunos do 2.º e 3.º ciclos e secundário, dedicando-
                  -se a atividades nas áreas da Astronomia, Meteorologia, Origami, Labo-
                  ratório de fotografia, Aeromodelismo, Jogos de estratégia, Produção de
                  baús com atividades experimentais para o 1.º ciclo e utilização dos mes-
                  mos nas turmas do 4.º ano, sob orientação dos alunos colaboradores. Ao
                  longo do ano, promove as Observações noturnas com o telescópio, par-
                  ticipa no projeto Caça Asteroides, organiza as Olimpíadas da Ciência do
                  AEBF, os Laboratórios Abertos, conferências e tem efetuado workshops
                  para os professores do 1.º ciclo, para apresentação e esclarecimento de
                  questões teóricas nos temas dos baús temáticos.
                  Atualmente investimos na aquisição de “know how” em programação e
                  robótica, para desenvolver atividades nesta área, que conjuga a motiva-
                  ção dos alunos com a vantagem de poderem ser efetuadas à distância,
                  por mais alunos.
                  É de sublinhar a importância dos nossos parceiros, formais e informais: o
                  IDL colaborou na construção de carrinhos solares, máquinas de rabiscos,
                  simuladores de sismómetros, na realização de conferências e visita aos
                  seus laboratórios. Na montagem de um foguete suborbital, instalação
                  de um observatório aeroespacial, o CS5OBF, dotado de meios de receção
                  e transmissão e, no corrente ano letivo, na montagem de uma estação
                  aerológica, contamos com o AMSAT-CT. Na construção de microscópios
                  rudimentares para o 1.º ciclo e, mais recentemente, na apresentação e   LEGENDAS:
                  montagem de células de combustível microbianas, destaca-se o apoio
                  do ITQB.                                                     1. Microscópios rudimentares, que funcionam com um telemóvel, construídos no ESBF e
                                                                               utilizados nos “baús” de atividades para o 1.º ciclo
                  A articulação horizontal e vertical, a motivação para o estudo das ciên-  2. Máquina fotográfica “à la minute”, construída na ESBF e utilizada, em particular, nos
                  cias, o desenvolvimento de competências relacionais e atitudes de rigor   Laboratórios Abertos
                  e autonomia, são a mais-valia deste projeto.                 3. Observatório aeroespacial da ESBF, montada pelo AMSAT
                                                                               4. Carrinhos a energia solar, construídos no LCV e utilizados nos “baús” de atividades para
                                                                               o 1.º ciclo
                                                                               5. Foguete construído na ESBF com a colaboração do AMSAT



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