Page 215 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  LISBOA                               ODIVELAS


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO ALEXANDRINO
                                                                            À DESCOBERTA!


                  Áreas científicas principais: Geologia, Biologia, Ciências Naturais
                  Parceiros: GeoFCUL e Pavilhão do Conhecimento
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 7.º, 8.º, 9.º e 10.º anos de escolaridade
                  Comunidade envolvida: Só alunos





                  2018/19 (só 2.º semestre)
                  1.  “À descoberta dos Espaços Verdes da Escola” – Saída de Campo
                    para observação da biodiversidade do espaço escolar e colheita de
                    material biológico;
                  2.  “Microcosmos Verde” – Observação à lupa binocular do material bio-
                    lógico recolhido na atividade anterior;
                  3.  “SOS Sismo!” – Visionamento de filmes sobre sismos e tsunamis; Ati-
                    vidade experimental de simulação de um sismo e suas consequências
                    em diferentes tipos de terrenos;
                  4.  “Reciclar é Poupar” – Visita ao Centro de Triagem da Valorsul (ativida-
                    de em colaboração com o Programa Eco-Escolas);
                  5.  “SOS Vulcão!” – Simulação duma erupção efusiva e duma erupção
                    explosiva; Visionamento de filmes sobre erupções vulcânicas;
                  6.  “Ácido ou básico?” – Atividade experimental de identificação do pH
                    de diferentes alimentos líquidos;
                  7.  “Água em Marte?” – Conjunto de 3 Atividades: - “Solo enferrujado?”:
                    atividade experimental de oxidação do ferro; - “O Sr. dos Anéis”: cons-  LEGENDAS:
                    trução de um espanta-espíritos representativo de Saturno; - “Paisa-
                    gens extraterrestres”: jogo de descoberta de aspetos geomorfológi-  1. SOS Vulcão!
                    cos existentes em planetas e luas do Sistema Solar, por comparação   2. Limpa(o) & Cheirosa(o)!
                    com a Terra;                                               3. Água em Marte?!?
                                                                               4. Vamos fazer fósseis!
                  2019/20 (até confinamento)                                   5. Vamos fazer cristais!
                  1.  “Experiências com Leite” – conjunto de 3 atividades usando leite   6. Ácido ou básico?
                    como matéria-prima: “Leite Psicadélico”; “Plástico de leite?!”; “Nada de
                    Misturas”;
                  2.  “O Homem e o Mar” – conjunto de 3 atividades ligadas aos impactes   7.  “Vamos fazer fósseis!” – conjunto de 3 atividades destinadas a simu-
                    das atividades antrópicas sobre os oceanos e a vida marinha: “Micro-  lar os processos de fossilização mais comuns: moldagem, impressão,
                    plásticos nos Esfoliantes”; “Quente e Frio”; “Acidificação dos Oceanos”;  conservação;
                  3.  “Limpa (o) & Cheirosa (o)” – conjunto de 3 atividades de fabrico ar-  8.  “Vamos fazer cristais!” – conjunto de 3 atividades relacionadas com
                    tesanal de produtos de higiene: “Vamos Fazer Sais de Banho”; “Vamos   a formação de cristais;
                    Fazer Sabonetes”; “Vamos Fazer Sabonete Líquido”;
                                                                            9.  “Zoom areias” – observação à lupa binocular de diversas areias e sua
                  4.  “Vamos para Fora Cá Dentro” – Saída de Campo para observação   associação à localidade onde foram colhidas.
                    da biodiversidade existente no espaço escolar e colheita de material
                    biológico;                                              As atividades foram realizadas com materiais de baixo custo e fáceis de
                                                                            encontrar, e visaram estimular o gosto pela Ciência, desenvolver o espí-
                  5.  “Microcosmos 1” – observação à lupa binocular do material biológi-  rito crítico e desenvolver competências a nível do saber estar (dentro de
                    co colhido na atividade anterior;                       um laboratório) e do saber fazer (manipulação de instrumentos e execu-
                  6.  “Microcosmos 2” – observação ao MOC dos organismos vivos de   ção de técnicas laboratoriais). Certas atividades tiveram como objetivo o
                    uma infusão previamente preparada e observação à lupa binocular   desenvolvimento da capacidade de observação (quer numa macro quer
                    de fungos e líquenes;                                   numa microescala), competência fundamental dum cientista.

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