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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA ODIVELAS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO ALEXANDRINO
À DESCOBERTA!
Áreas científicas principais: Geologia, Biologia, Ciências Naturais
Parceiros: GeoFCUL e Pavilhão do Conhecimento
Níveis/Anos de Escolaridade: 7.º, 8.º, 9.º e 10.º anos de escolaridade
Comunidade envolvida: Só alunos
2018/19 (só 2.º semestre)
1. “À descoberta dos Espaços Verdes da Escola” – Saída de Campo
para observação da biodiversidade do espaço escolar e colheita de
material biológico;
2. “Microcosmos Verde” – Observação à lupa binocular do material bio-
lógico recolhido na atividade anterior;
3. “SOS Sismo!” – Visionamento de filmes sobre sismos e tsunamis; Ati-
vidade experimental de simulação de um sismo e suas consequências
em diferentes tipos de terrenos;
4. “Reciclar é Poupar” – Visita ao Centro de Triagem da Valorsul (ativida-
de em colaboração com o Programa Eco-Escolas);
5. “SOS Vulcão!” – Simulação duma erupção efusiva e duma erupção
explosiva; Visionamento de filmes sobre erupções vulcânicas;
6. “Ácido ou básico?” – Atividade experimental de identificação do pH
de diferentes alimentos líquidos;
7. “Água em Marte?” – Conjunto de 3 Atividades: - “Solo enferrujado?”:
atividade experimental de oxidação do ferro; - “O Sr. dos Anéis”: cons- LEGENDAS:
trução de um espanta-espíritos representativo de Saturno; - “Paisa-
gens extraterrestres”: jogo de descoberta de aspetos geomorfológi- 1. SOS Vulcão!
cos existentes em planetas e luas do Sistema Solar, por comparação 2. Limpa(o) & Cheirosa(o)!
com a Terra; 3. Água em Marte?!?
4. Vamos fazer fósseis!
2019/20 (até confinamento) 5. Vamos fazer cristais!
1. “Experiências com Leite” – conjunto de 3 atividades usando leite 6. Ácido ou básico?
como matéria-prima: “Leite Psicadélico”; “Plástico de leite?!”; “Nada de
Misturas”;
2. “O Homem e o Mar” – conjunto de 3 atividades ligadas aos impactes 7. “Vamos fazer fósseis!” – conjunto de 3 atividades destinadas a simu-
das atividades antrópicas sobre os oceanos e a vida marinha: “Micro- lar os processos de fossilização mais comuns: moldagem, impressão,
plásticos nos Esfoliantes”; “Quente e Frio”; “Acidificação dos Oceanos”; conservação;
3. “Limpa (o) & Cheirosa (o)” – conjunto de 3 atividades de fabrico ar- 8. “Vamos fazer cristais!” – conjunto de 3 atividades relacionadas com
tesanal de produtos de higiene: “Vamos Fazer Sais de Banho”; “Vamos a formação de cristais;
Fazer Sabonetes”; “Vamos Fazer Sabonete Líquido”;
9. “Zoom areias” – observação à lupa binocular de diversas areias e sua
4. “Vamos para Fora Cá Dentro” – Saída de Campo para observação associação à localidade onde foram colhidas.
da biodiversidade existente no espaço escolar e colheita de material
biológico; As atividades foram realizadas com materiais de baixo custo e fáceis de
encontrar, e visaram estimular o gosto pela Ciência, desenvolver o espí-
5. “Microcosmos 1” – observação à lupa binocular do material biológi- rito crítico e desenvolver competências a nível do saber estar (dentro de
co colhido na atividade anterior; um laboratório) e do saber fazer (manipulação de instrumentos e execu-
6. “Microcosmos 2” – observação ao MOC dos organismos vivos de ção de técnicas laboratoriais). Certas atividades tiveram como objetivo o
uma infusão previamente preparada e observação à lupa binocular desenvolvimento da capacidade de observação (quer numa macro quer
de fungos e líquenes; numa microescala), competência fundamental dum cientista.
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