Page 209 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  LISBOA                               LISBOA


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUESA DE
                  ALORNA / ESCOLA BÁSICA MESTRE QUERUBIM LAPA
                                                                            PROTEGER A TERRA PROTEGER A VIDA

                  Áreas científicas principais: Estudo do Meio com trabalho inter-
                  disciplinar, transdisciplinar com as áreas científicas: Ciências Natu-
                  rais, Astronomia, Geografia, Geologia, História, Artes Visuais, Mate-
                  mática, Físico Química, Língua Portuguesa
                  Parceiros: Pavilhão do Conhecimento; Instituto Português do Mar
                  e da Atmosfera; Junta de Freguesia de Campolide
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 3.º ano e 4.º anos de escolaridade
                  Comunidade envolvida: Comunidade educativa da Escola Básica
                  Mestre Querubim Lapa e do Agrupamento de Escolas Marquesa de
                  Alorna





                  A Escola Básica Mestre Querubim Lapa continua a contribuir para a li-
                  teracia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa,
                  criando oportunidades para a promoção do trabalho prático e experi-
                  mental com enfoque na área de Estudo do Meio, mas com a preocupa-
                  ção do desenvolvimento do trabalho inter e transdisciplinar.
                  Tendo como mote a importância do desenvolvimento de competências
                  científicas nos alunos, associando ao contexto de pandemia em que
                  vivemos, foi dado enfoque a etapas do método científico, adaptadas à
                  descoberta de uma nova vacina, para o vírus, SARS COV2, levando-os a
                  outras (re)descobertas dos vírus e bactérias nas mãos aliando-se os nor-
                  mativos de segurança e prevenção à Covid 19.
                  A operacionalização prática (pequeno laboratório) continua a sua mis-
                  são científica, (multi)dimensional/sensorial, pelas experiências e registos
                  das etapas de investigação propostas, das pré-conceções ao registo das
                  conclusões, após o trabalho experimental.
                  O Clube Ciência Viva, na escola, tem sido recebido com entusiamo pelos
                  alunos e demais comunidade educativa. Tem-se revelado um importan-
                  te espaço de construção de caminhos educativos, quer pela vertente
                  construtivista do conhecimento, quer pelo desenvolvimento de ativida-
                  des práticas de melhor compreensão e consolidação de conhecimentos.
                  Por outro lado, tem permitido o despertar da curiosidade, observação e
                  impulsionado a investigação do entorno que rodeia os nossos alunos.
                  Proporciona-se assim como o Clube Ciência Viva na escola o projetar
                  de cidadãos conscientes da importância da ciência, pelas revoluções/
                  descobertas científico tecnológicas que nos proporciona, ao serviço da
                  melhoria do bem estar das pessoas e do progresso das sociedades e da   LEGENDAS:
                  proteção do nosso planeta Terra.                             1. Workshop de construção de planetas do Sistema Solar – pormenor da Terra.
                                                                               2. A Ciência e o Método Científico: “Os cientistas fazem as vacinas para curar doenças” /
                                                                               “Saber o que está no Planeta Terra” / “Descobrir coisas novas e resolver problemas”
                                                                               3. Porque devemos lavar as mãos com frequência? Por quanto tempo? À descoberta dos
                                                                               vírus e bactérias
                                                                               4. À descoberta das rochas – o primeiro contacto com uma chave dicotómica; Os solos e a
                                                                               sua natureza




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