Page 209 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 209
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA LISBOA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUESA DE
ALORNA / ESCOLA BÁSICA MESTRE QUERUBIM LAPA
PROTEGER A TERRA PROTEGER A VIDA
Áreas científicas principais: Estudo do Meio com trabalho inter-
disciplinar, transdisciplinar com as áreas científicas: Ciências Natu-
rais, Astronomia, Geografia, Geologia, História, Artes Visuais, Mate-
mática, Físico Química, Língua Portuguesa
Parceiros: Pavilhão do Conhecimento; Instituto Português do Mar
e da Atmosfera; Junta de Freguesia de Campolide
Níveis/Anos de Escolaridade: 3.º ano e 4.º anos de escolaridade
Comunidade envolvida: Comunidade educativa da Escola Básica
Mestre Querubim Lapa e do Agrupamento de Escolas Marquesa de
Alorna
A Escola Básica Mestre Querubim Lapa continua a contribuir para a li-
teracia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa,
criando oportunidades para a promoção do trabalho prático e experi-
mental com enfoque na área de Estudo do Meio, mas com a preocupa-
ção do desenvolvimento do trabalho inter e transdisciplinar.
Tendo como mote a importância do desenvolvimento de competências
científicas nos alunos, associando ao contexto de pandemia em que
vivemos, foi dado enfoque a etapas do método científico, adaptadas à
descoberta de uma nova vacina, para o vírus, SARS COV2, levando-os a
outras (re)descobertas dos vírus e bactérias nas mãos aliando-se os nor-
mativos de segurança e prevenção à Covid 19.
A operacionalização prática (pequeno laboratório) continua a sua mis-
são científica, (multi)dimensional/sensorial, pelas experiências e registos
das etapas de investigação propostas, das pré-conceções ao registo das
conclusões, após o trabalho experimental.
O Clube Ciência Viva, na escola, tem sido recebido com entusiamo pelos
alunos e demais comunidade educativa. Tem-se revelado um importan-
te espaço de construção de caminhos educativos, quer pela vertente
construtivista do conhecimento, quer pelo desenvolvimento de ativida-
des práticas de melhor compreensão e consolidação de conhecimentos.
Por outro lado, tem permitido o despertar da curiosidade, observação e
impulsionado a investigação do entorno que rodeia os nossos alunos.
Proporciona-se assim como o Clube Ciência Viva na escola o projetar
de cidadãos conscientes da importância da ciência, pelas revoluções/
descobertas científico tecnológicas que nos proporciona, ao serviço da
melhoria do bem estar das pessoas e do progresso das sociedades e da LEGENDAS:
proteção do nosso planeta Terra. 1. Workshop de construção de planetas do Sistema Solar – pormenor da Terra.
2. A Ciência e o Método Científico: “Os cientistas fazem as vacinas para curar doenças” /
“Saber o que está no Planeta Terra” / “Descobrir coisas novas e resolver problemas”
3. Porque devemos lavar as mãos com frequência? Por quanto tempo? À descoberta dos
vírus e bactérias
4. À descoberta das rochas – o primeiro contacto com uma chave dicotómica; Os solos e a
sua natureza
209