Page 206 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 206
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA LISBOA
ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA DONA AMÉLIA ONDE OS SABORES SE
ENCONTRAM COM A CIÊNCIA
Áreas científicas principais: Artes Visuais, Biologia, Geologia,
Física e Química
Parceiros: Pavilhão do Conhecimento, Instituto Superior de
Agronomia (ISA)
Níveis/Anos de Escolaridade: 7.º ano até ao 12.º ano de esco-
laridade
Comunidade envolvida: Câmara Municipal de Lisboa, Encar-
regados de Educação, Diretores de Turma, Docentes e Alunos
No intuito de promover a Autonomia e Flexibilidade Curricular, o projeto
Cozinha Experimental e Horta Pedagógica foi criado com base nos
recursos, valências e infraestruturas existentes na escola e conta com
as parcerias do Pavilhão do Conhecimento e do Instituto Superior de
Agronomia, que nos prestam todo o apoio técnico e científico necessário.
Estão envolvidos nas atividades cerca de 700 alunos.
Atividades realizadas no âmbito da:
• Cozinha Experimental
• Elaboração de receitas simples com a respetiva exploração científi-
ca;
• Visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento;
• Workshops, inseridos em contexto curricular e realizados pelo Pavi-
lhão do Conhecimento, na nossa Escola:
• “Oficina Experimental do Gosto”, “Moléculas em Ação” e “Somos o
que Comemos”;
• Atividade Interdisciplinar entre Físico-Química do 9.º ano e Psicolo-
gia do 12.º ano, com a replicação da “Oficina Experimental do Gos-
to”, destinada aos alunos do Projeto Erasmus+.
• Clube da Horta Pedagógica
• Implementação da horta, recuperando as plantações existentes e
introduzindo plantações de novas espécies, em parceria com o ISA;
• Campanha de plantação de árvores de fruto;
• Projeto “Polinizadores em Ação”, com a identificação das espécies
polinizadoras na horta;
• Formação em Ilustração Científica.
Qual a mais valia do clube para a comunidade escolar? Este projeto
envolve toda a comunidade escolar e promove a aprendizagem LEGENDAS:
das ciências experimentais, explorando os conteúdos curriculares
em múltiplos contextos didáticos, nos quais várias disciplinas se 1. Da horta para a cozinha
2. Polinizadores da horta
complementam para dar aos alunos uma visão mais holística e integrada 3. Alguns Frutos da Horta
do conhecimento. Esses contextos poderão incluir aulas na horta, na 4. Colaboração com os nossos parceiros
cozinha ou em qualquer outro contexto ao qual se possam chamar as 5. Mãos na massa
ciências experimentais, as artes e outras áreas do saber, para criar cenários
de aprendizagem verdadeiramente estimulantes para os alunos.
206