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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA LISBOA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALVALADE – ESCOLA A BIODIVERSIDADE É UM BOM
SECUNDÁRIA PADRE ANTÓNIO VIEIRA INDICADOR DA QUALIDADE
AMBIENTAL. CONHEÇA E AJUDE A
PROTEGER AS PLANTAS E ANIMAIS
Áreas científicas principais: Biologia e geologia, Física e Química, DO NOSSO ECOPARQUE. PELO
Ciências Naturais PRESENTE E PELAS GERAÇÕES FUTURAS
Parceiros: Bióloga Paula Dias, investigadora do Centre National de
la Recherche Scientifique (CNRS, França). Raquel Barata, bióloga,
Técnica Superior, coordena os gabinetes de comunicação e edu-
cação do Museu Nacional de História Natural e Ciência (MUHNAC)
da Universidade de Lisboa. Fernando Serralheiro, Licenciado em
Biologia, com Profissionalização no Ensino Secundário das Ciências
Naturais, exercendo atualmente atividade como Técnico Educativo
no MUHNAC
Níveis/Anos de Escolaridade: Todos os níveis de escolaridade
Comunidade envolvida: Alunos de todos os níveis de escolarida-
de, professores, instituições parceiras, encarregados de educação
Projeto “Biografia Verde”: a nossa intervenção tem como foco o estudo
e proteção das plantas e animais (árvores, plantas melíferas, insetos [abe-
lhas] e aves) existentes no nosso espaço biodiversidade (Ecoparque).
As metodologias utilizadas enquadram-se no trabalho de projeto. O clu-
be dispõe de um Ecoparque (espaço no jardim) e de uma sala onde são
realizadas as atividades.
As atividades: percurso circular temático (percursos de identificação, de
estudo e outras aprendizagens) onde os alunos realizam ecoatividades
e jogos interativos explorando o Trilho das BioDescobertas; herbário
e classificações; proteção da planta ex-libris (Ophrys apifera); canteiros
de polinizadores; hotéis para insetos; colocação e monitorização de
caixas-ninho; ecossistema lacustre; painéis outdoor e outros (materiais
informativos de divulgação) para sensibilizar a comunidade escolar da
importância de se proteger seres vivos em risco e aproveitamento peda-
gógico e lúdico do Ecoparque.
As atividades visam a aprendizagem fora da sala de aula, em contexto
ambiental, e destinam-se a alunos desde o pré-escolar ao 12.º ano. O
projeto é supervisionado pelos responsáveis do clube. Os trabalhos são
sempre divulgados no nosso site. Haverá uma apresentação final à co-
munidade escolar.
Para aumentar a credibilidade e qualidade do trabalho estabelecemos
parcerias com investigadores e instituições científicas.
Concluímos com a nossa missão: tomar medidas para “travar a perda de LEGENDAS:
biodiversidade” e assegurar a capacidade de recuperação do nosso ecos- 1. Preparação do terreno para colocação dos canteiros de polinizadores, dos painéis
sistema; criar uma Mini Reserva Natural em espaço urbano (um espaço informativos e do lago.
privilegiado para os nossos alunos estudarem e monitorizarem algumas 2. Construção de caixas para vermicompostagem
espécies); investigação científica; divulgação científica; educação am- 3. Construção de canteiros para polinizadores
biental. Em suma, tornar a nossa escola melhor, mais interessante, mais 4. Colocação de um painel informativo.
criativo, mais verde, com maior biodiversidade e sustentável. 5. Construção de caixa-ninho e bebedouros.
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