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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  LISBOA                               LISBOA


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALVALADE – ESCOLA               A BIODIVERSIDADE É UM BOM
                  SECUNDÁRIA PADRE ANTÓNIO VIEIRA                           INDICADOR DA QUALIDADE
                                                                            AMBIENTAL. CONHEÇA E AJUDE A
                                                                            PROTEGER AS PLANTAS E ANIMAIS
                  Áreas científicas principais: Biologia e geologia, Física e Química,   DO NOSSO ECOPARQUE. PELO
                  Ciências Naturais                                         PRESENTE E PELAS GERAÇÕES FUTURAS
                  Parceiros: Bióloga Paula Dias, investigadora do Centre National de
                  la Recherche Scientifique (CNRS, França). Raquel Barata, bióloga,
                  Técnica Superior, coordena os gabinetes de comunicação e edu-
                  cação do Museu Nacional de História Natural e Ciência (MUHNAC)
                  da  Universidade  de  Lisboa.  Fernando  Serralheiro,  Licenciado  em
                  Biologia, com Profissionalização no Ensino Secundário das Ciências
                  Naturais, exercendo atualmente atividade como Técnico Educativo
                  no MUHNAC
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Todos os níveis de escolaridade
                  Comunidade envolvida: Alunos de todos os níveis de escolarida-
                  de, professores, instituições parceiras, encarregados de educação




                  Projeto “Biografia Verde”: a nossa intervenção tem como foco o estudo
                  e proteção das plantas e animais (árvores, plantas melíferas, insetos [abe-
                  lhas] e aves) existentes no nosso espaço biodiversidade (Ecoparque).
                  As metodologias utilizadas enquadram-se no trabalho de projeto. O clu-
                  be dispõe de um Ecoparque (espaço no jardim) e de uma sala onde são
                  realizadas as atividades.
                  As atividades: percurso circular temático (percursos de identificação, de
                  estudo e outras aprendizagens) onde os alunos realizam ecoatividades
                  e jogos interativos explorando o Trilho das BioDescobertas; herbário
                  e classificações; proteção da planta ex-libris (Ophrys apifera); canteiros
                  de  polinizadores;  hotéis  para  insetos;  colocação  e  monitorização  de
                  caixas-ninho; ecossistema lacustre; painéis outdoor e outros (materiais
                  informativos de divulgação) para sensibilizar a comunidade escolar da
                  importância de se proteger seres vivos em risco e aproveitamento peda-
                  gógico e lúdico do Ecoparque.
                  As atividades visam a aprendizagem fora da sala de aula, em contexto
                  ambiental, e destinam-se a alunos desde o pré-escolar ao 12.º ano. O
                  projeto é supervisionado pelos responsáveis do clube. Os trabalhos são
                  sempre divulgados no nosso site. Haverá uma apresentação final à co-
                  munidade escolar.
                  Para aumentar a credibilidade e qualidade do trabalho estabelecemos
                  parcerias com investigadores e instituições científicas.
                  Concluímos com a nossa missão: tomar medidas para “travar a perda de   LEGENDAS:
                  biodiversidade” e assegurar a capacidade de recuperação do nosso ecos-  1. Preparação do terreno para colocação dos canteiros de polinizadores, dos painéis
                  sistema; criar uma Mini Reserva Natural em espaço urbano (um espaço   informativos e do lago.
                  privilegiado para os nossos alunos estudarem e monitorizarem algumas   2. Construção de caixas para vermicompostagem
                  espécies); investigação científica; divulgação científica; educação am-  3. Construção de canteiros para polinizadores
                  biental. Em suma, tornar a nossa escola melhor, mais interessante, mais   4. Colocação de um painel informativo.
                  criativo, mais verde, com maior biodiversidade e sustentável.  5. Construção de caixa-ninho e bebedouros.




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