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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            LISBOA                               ODIVELAS


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOINHOS DA ARROJA
                                                                      HÁ MAR E MAR… HÁ TODO
                                                                      UM OCEANO PARA CUIDAR
            Áreas científicas principais: Português; Estudo do Meio; Ciên-
            cias Naturais e Físico-Química
            Parceiros: O Mare vai à Escola; Ler+ Mar; Ciência Viva – Agência
            Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica; A AMSAT-CT,
            Associação Observatório Aeroespacial Amadores Satélite – CT;
            Aquário Vasco da Gama; RVP Didática
            Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e
            3.º Ciclos do Ensino Básico
            Comunidade envolvida: Toda a comunidade educativa




            O CCVnE do nosso Agrupamento mobilizou-se em torno de um Projeto
            Pedagógico, com o tema “Há mar e mar… há todo um oceano para
            cuidar”, que abarca uma série de atividades que envolvem toda a co-
            munidade educativa. São promovidas atividades enquadradas em 3
            eixos de intervenção:  Defesa do PATRIMÓNIO AMBIENTAL, Defesa
            do PATRIMÓNIO CIENTÍFICO e Defesa do PATRIMÓNIO ARTÍSTICO.
            Neste contexto, desenvolvem-se worshops e atividades variadas, coor-
            denando todo o corpo docente o trabalho de promoção da literacia do
            Oceano. Na operacionalização deste projeto, pretendemos que os nos-
            sos alunos desenvolvam uma consciência ecológica efetiva, encarando
            a natureza/ambiente não apenas como objeto de estudo, mas também
            como parte integrante das suas vidas. Incluem-se aqui as estratégias/
            iniciativas/ projetos em torno de bens naturais que, dado o seu valor em
            termos de biodiversidade, merecem ser protegidos pela sociedade.Pre-
            tende-se, também, incrementar o interesse e a curiosidade científica dos
            alunos e, consequentemente, a sua literacia, nos vários ciclos de ensino,
            proporcionando novas e variadas formas de aprendizagem, formal e não
            formal, já que um dos grandes desafios deste projeto é aproximar a sala
            de aula ao mundo real.
            Mencionam-se algumas das atividades realizadas e Projetos desen-
            volvidos:
            Projeto “SoLixo”;  “O Zoo vai à Escola”; Workshops e/ou palestras de:  “Plas-
            ticologia Marinha”; “Quem Tramou o Clima?”; “O oceano é uma grande
            casa”;  “Quando +1 é = -1” A Volta ao Mundo com Fernão de Magalhães;
            ”O Pinguim de Magalhães”; “Oceano…fazes-me falta!”; “Ler+ Mar “Mar
            em Mim””; “Science Show”; Atelier “Matemática debaixo de Água” e visi-
            tas ao Oceanário de Lisboa; Visitas de estudo aos museus Berardo e José
            Relvas e fábricas (Renova, Compal/ Sumol e Plastimar); Visitas às grutas
            de Mira d´Aire e da Moeda;                                   LEGENDAS:
            E como tudo o que nos rodeia é feito de átomos… não deixámos de
            os estudar!;                                                 1. Projeto SoLixo (Praia de Santo Amaro de Oeiras) - outubro 2019
                                                                         2. Workshop de Plasticologia Marinha
            -“Comemoração dos 150 anos da Tabela Periódica”; O Espaço vai à Esco-  3. Atelier Matemática debaixo de água (Oceanário de Lisboa) - dezembro 2019
            la; Para o infinito e mais além!                             4. Science Show – novembro 2019
                                                                         5. Comemoração dos 150 anos da Tabela Periódica




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