Page 208 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            LISBOA                               LISBOA


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENFICA
                                                                      SALA DE AULA SEM PAREDES

            Áreas científicas principais: Biologia e Geologia
            Parceiros: Confederação dos Agricultores Portugueses, Pavi-
            lhão Ciência Viva
            Níveis/Anos de Escolaridade: 10.º 11.º 12.º anos de escolaridade
            Comunidade envolvida:  Encarregados de Educação, Alunos
            do Jardim de infância n.º 1 de Benfica (do Agrupamento), Esco-
            la do 1.º Ciclo Jorge Barradas (do Agrupamento)




            É nos espaços exteriores da escola que professores e alunos encontram
            materiais e fenómenos que desafiam os currículos, onde a Biologia e a
            Geologia pode ser estudada e problematizada num contexto natural e
            concreto.
            A criação de uma horta diversificada com múltiplas culturas e espaços
            permite aos alunos trabalharem várias áreas do currículo da Biologia/
            Geologia num espaço inovador de aprendizagem e onde ocorrem
            muitos eventos:
            •  Comemoração do dia Nacional da Agricultura com “pedypaper na hor-
               ta”;
            •  O estudo da biodiversidade dos espaços exteriores entusiasma e di-
               vulga, à comunidade escolar, com exposições e visitas guiadas as
               espécies identificadas (com publicações no site “inaturatist” https://
               www.inaturalist.org/projects/biodiversidade-na-nossa-casa  ht-
               tps://www.inaturalist.org/projects/aula-sem-paredes-monsanto
               https://www.inaturalist.org/projects/mollusca-no-aebenfica;
            •  Concurso de Espantalhos;
            •  “A Nossa Colmeia” (manutenção do apiário e colheita do mel);
                                                                         LEGENDAS:
            •  Construção de um Insectário – “Hotel para insectos”;
            •  Projeto polinizadores em acção https://www.inaturalist.org/projec-  1. A nossa horta e os seus espantalhos
               ts/biodiversidade-na-nossa-casa;                          2. Apresentação sobre a conservação/degradação
                                                                         dos solos
            •  Construção de um compostor e envolvimento de toda a comunidade   3. Visita guiada à horta
               escolar para o seu “abastecimento”;                       4. Visita ao Centro de Ciência Viva e às minas do
            •  “Das Rochas ao Solo” - Estudo das rochas e sustentabilidade dos nos-  Lousal
               sos solos (a desflorestação e a degradação dos solos);    5. Montagem da exposição  - A Biodiversidade na
                                                                         nossa Escola
            •  Visitas guiadas pelos alunos dos 10.º e 11.º anos a alunos do jardim de
               infância e do 1.º Ciclo do nosso Agrupamento.
            As visitas de estudo e atividades no exterior têm também um papel   •  Redução do consumo de plástico: Campanhas de sensibilização e
            muito importante no desenvolvimento de uma consciência ecológica   recolha deste resíduo na escola e em praias perto de Lisboa e sequen-
            e na participação ativa no processo de aprendizagem e integração o   te encaminhamento para centros de reciclagem;
            conhecimento:                                             •  Estudo e implementação de kits/protótipos para remediação de CO2
            •  O impato do aquecimento global: Saídas de campo - realização de   e produção de biocombustíveis com a produção de microalgas. Visita
               “marés” para estudo da tropicalização das águas da costa atlântica   à algoteca da Universidade Coimbra;
               portuguesa e o seu impacto nas cadeias alimentares e na captura de   •  Visita ao centro de Ciência Viva e Minas do Lousal
               espécies das frotas pesqueiras (com a colaboração de investigadores
               do ISPA);                                              A realização de exposições para divulgação das atividades desenvolvidas.

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