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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA LISBOA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENFICA
SALA DE AULA SEM PAREDES
Áreas científicas principais: Biologia e Geologia
Parceiros: Confederação dos Agricultores Portugueses, Pavi-
lhão Ciência Viva
Níveis/Anos de Escolaridade: 10.º 11.º 12.º anos de escolaridade
Comunidade envolvida: Encarregados de Educação, Alunos
do Jardim de infância n.º 1 de Benfica (do Agrupamento), Esco-
la do 1.º Ciclo Jorge Barradas (do Agrupamento)
É nos espaços exteriores da escola que professores e alunos encontram
materiais e fenómenos que desafiam os currículos, onde a Biologia e a
Geologia pode ser estudada e problematizada num contexto natural e
concreto.
A criação de uma horta diversificada com múltiplas culturas e espaços
permite aos alunos trabalharem várias áreas do currículo da Biologia/
Geologia num espaço inovador de aprendizagem e onde ocorrem
muitos eventos:
• Comemoração do dia Nacional da Agricultura com “pedypaper na hor-
ta”;
• O estudo da biodiversidade dos espaços exteriores entusiasma e di-
vulga, à comunidade escolar, com exposições e visitas guiadas as
espécies identificadas (com publicações no site “inaturatist” https://
www.inaturalist.org/projects/biodiversidade-na-nossa-casa ht-
tps://www.inaturalist.org/projects/aula-sem-paredes-monsanto
https://www.inaturalist.org/projects/mollusca-no-aebenfica;
• Concurso de Espantalhos;
• “A Nossa Colmeia” (manutenção do apiário e colheita do mel);
LEGENDAS:
• Construção de um Insectário – “Hotel para insectos”;
• Projeto polinizadores em acção https://www.inaturalist.org/projec- 1. A nossa horta e os seus espantalhos
ts/biodiversidade-na-nossa-casa; 2. Apresentação sobre a conservação/degradação
dos solos
• Construção de um compostor e envolvimento de toda a comunidade 3. Visita guiada à horta
escolar para o seu “abastecimento”; 4. Visita ao Centro de Ciência Viva e às minas do
• “Das Rochas ao Solo” - Estudo das rochas e sustentabilidade dos nos- Lousal
sos solos (a desflorestação e a degradação dos solos); 5. Montagem da exposição - A Biodiversidade na
nossa Escola
• Visitas guiadas pelos alunos dos 10.º e 11.º anos a alunos do jardim de
infância e do 1.º Ciclo do nosso Agrupamento.
As visitas de estudo e atividades no exterior têm também um papel • Redução do consumo de plástico: Campanhas de sensibilização e
muito importante no desenvolvimento de uma consciência ecológica recolha deste resíduo na escola e em praias perto de Lisboa e sequen-
e na participação ativa no processo de aprendizagem e integração o te encaminhamento para centros de reciclagem;
conhecimento: • Estudo e implementação de kits/protótipos para remediação de CO2
• O impato do aquecimento global: Saídas de campo - realização de e produção de biocombustíveis com a produção de microalgas. Visita
“marés” para estudo da tropicalização das águas da costa atlântica à algoteca da Universidade Coimbra;
portuguesa e o seu impacto nas cadeias alimentares e na captura de • Visita ao centro de Ciência Viva e Minas do Lousal
espécies das frotas pesqueiras (com a colaboração de investigadores
do ISPA); A realização de exposições para divulgação das atividades desenvolvidas.
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