Page 211 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 211

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  LISBOA                               MAFRA


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VENDA DO PINHEIRO

                                                                            CIÊNCIAS NO AEVP
                  Áreas científicas principais: Matemática, Química Física, Biologia,
                  Geologia e Robótica
                  Parceiros: Pavilhão do Conhecimento
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico




                  Atividades realizadas/a realizar no CCV – AEVP
                  •  Sessões de astronomia em planetário portátil programadas em fun-
                    ção da faixa etária e do nível de escolaridade dos alunos, gerindo e
                    melhorando os processos de ensino – aprendizagem, promovendo a
                    melhoria da qualidade das aprendizagens.
                  •  Estão previstas também observações solares e observações noturnas
                    abertas à comunidade educativa (aguardam agendamento).
                  •  “Matemática em Ação”, projeto que engloba um conjunto de iniciati-
                    vas a realizar em todos os níveis de ensino, com o objetivo de acabar
                    com o mito de que a matemática é difícil, tornando-se numa ação con-
                    junta de combate ao insucesso escolar da disciplina no Agrupamento.
                    Webinars com a YouTuber Inês Guimarães e Desafios Mensais para o 2.º
                    e 3.º ciclos.
                  •  Webinars ou videoconferências: “Eu gosto de matemática porque…”
                    (Encontros com antigos alunos do Agrupamento.
                  •  “A Matemática e os Jogos” para todos os alunos de todo o agrupamen-
                    to possam jogar, treinar e eventualmente participar em torneiros na-
                    cionais. Estes jogos são utilizados em situação de sala de aula e alguns
                    estarão vocacionados para alunos que usufruem de medidas suporte
                    à aprendizagem e à inclusão.
                  •  “Ciência no AEVP”, videoconferências com o testemunho de ex-alunos
                    do agrupamento com percurso profissional e académico ligado à área
                    das Ciências
                  •  Dinamização de projetos: Monitorização da Poluição Sonora - Escola
                    Silenciosa: Estação Meteorológica – “Como está o tempo….”; Ambien-
                    te: Reciclagem - Redução de plásticos (em parceria com Eco Escolas);
                    Criação de uma Página no Moodle CCV; Saúde e bem-estar: Jornadas
                    da Saúde (Alimentação, Suporte básico de vida, problemas cardiovas-
                    culares, …) aberto à comunidade educativa. Meio envolvente: O par-
                    que ecológico e as ciências e Percursos Pedestres.
                  •  Conhecer e analisar, criticamente, implicações da Ciência e da Tecno-
                    logia na sociedade atual e no ambiente, através de kits BBC micro:bit.
                                                                               LEGENDAS:
                  •  Visitas de Estudo virtuais ao Pavilhão do Conhecimento e a outros ins-
                    titutos relacionados com Ciência.                          1. Análise geológica do ambiente envolvente da Escola
                  O envolvimento dos alunos tem sido desafiante e motivador apesar dos   2. Análise da qualidade da água do rio Lisandro
                  constrangimentos que existem.                                3. Matemática
                                                                               4. Experiências de química para alunos do 2.º ciclo
                                                                               5. Comemoração do Dia da Cultura Científica
                                                                               6. Clube Robótica



                                                                         211
   206   207   208   209   210   211   212   213   214   215   216