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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA LISBOA
COLÉGIO VALSASSINA
OBSERVAR, QUESTIONAR,
Áreas científicas principais: Ciências Naturais; Físico-Química; INVESTIGAR
Matemática; Ambiente e Sustentabilidade
Parceiros: Junta de Freguesia de Marvila, Faculdade de Farmácia
da Universidade de Lisboa, Universidade de Trás-os-Montes e Alto
Douro – Departamento de Educação e Psicologia (Professora Dou-
tora Isilda Rodrigues), Escola Azul, ABAE – Programa Eco-Escolas
Comunidade envolvida: 1.º Ciclo do Ensino Básico: 1.º ano a 4.º
ano, 12 turmas
Entendendo a formação científica como uma componente central da
educação em todas as áreas do conhecimento, o Colégio Valsassina pro-
move e incentiva a participação dos alunos em projetos de iniciação à
prática científica desde o jardim de infância e ao longo de toda a escola-
ridade envolvendo diferentes áreas curriculares.
Considerando que a iniciação à prática científica deve ser um processo
que ultrapassa a “sala-de-aula” e os conteúdos curriculares, integramos
desde 2018 a Rede de Clubes Ciência Viva na Escola a par de outras par-
cerias com universidades e centros de investigação.
Através do projeto do Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo, em
curso desde 2014, os alunos desenvolvem trabalhos experimentais na
área das Ciências Naturais, recorrendo a uma metodologia investigativa
centrada na resolução de problemas pertinentes e reais, e com ligação
à sociedade na qual os alunos se inserem. Esta metodologia permite a
estimulação do aluno relativamente ao conhecimento científico. Cria
conflito cognitivo, possibilita a previsão, a observação, a comparação e a
reflexão que induzem à mudança conceptual e à construção de apren-
dizagens significativas. Desenvolve competências que são transversais
a outras áreas do saber, contribuindo, entre outras para o desenvolvi-
mento emocional, capacidade de observação e retenção da informação.
Estas competências facilitam a aquisição de hábitos de estudo, promo-
vendo a autonomia e o sentido de responsabilidade.
Através das atividades desenvolvidas no laboratório são desenvolvidas
oportunidades para promover atitudes e qualidades pessoais dos alu-
nos, essenciais enquanto cidadãos, como por exemplo:
• A curiosidade (colocar questões/seguir etapas);
• Respeito pela evidência (identificar evidências, em consonância com LEGENDAS:
as suas próprias ideias);
1. Observação e análise de dados de forma colaborativa entre alunos.
• Espírito de abertura (partilhar, ouvir e aceitar novas ideias); 2. Reflexão e interpretação de resultados.
• Reflexão crítica (ouvir as ideias e opiniões dos outros, valorizando e 3. Alunos do 4.º ano em investigação numa atividade realizada em parceria com a Faculdade
respeitando a diferença). de Farmácia da Universidade de Lisboa.
4. Apresentação e discussão perante um júri de projetos do Colégio Valsassina no Congresso
“Cientistas em ação”, organizado pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz.
5. As investigações são complementadas com a comunicação do trabalho, oralmente e por
escrito (através de relatórios e de pósteres científicos). Apresentação de trabalhos em poster
no Congresso “Cientistas em ação”, organizado pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz.
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