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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            LISBOA                               LISBOA


            COLÉGIO VALSASSINA
                                                                      OBSERVAR, QUESTIONAR,

            Áreas científicas principais:  Ciências Naturais; Físico-Química;   INVESTIGAR
            Matemática; Ambiente e Sustentabilidade
            Parceiros: Junta de Freguesia de Marvila, Faculdade de Farmácia
            da Universidade de Lisboa, Universidade de Trás-os-Montes e Alto
            Douro – Departamento de Educação e Psicologia (Professora Dou-
            tora Isilda Rodrigues), Escola Azul, ABAE – Programa Eco-Escolas
            Comunidade envolvida: 1.º Ciclo do Ensino Básico: 1.º ano a 4.º
            ano, 12 turmas




            Entendendo a formação científica como uma componente central da
            educação em todas as áreas do conhecimento, o Colégio Valsassina pro-
            move e incentiva a participação dos alunos em projetos de iniciação à
            prática científica desde o jardim de infância e ao longo de toda a escola-
            ridade envolvendo diferentes áreas curriculares.
            Considerando que a iniciação à prática científica deve ser um processo
            que ultrapassa a “sala-de-aula” e os conteúdos curriculares, integramos
            desde 2018 a Rede de Clubes Ciência Viva na Escola a par de outras par-
            cerias com universidades e centros de investigação.
            Através do projeto do Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo, em
            curso desde 2014, os alunos desenvolvem trabalhos experimentais na
            área das Ciências Naturais, recorrendo a uma metodologia investigativa
            centrada na resolução de problemas pertinentes e reais, e com ligação
            à sociedade na qual os alunos se inserem. Esta metodologia permite a
            estimulação do aluno relativamente ao conhecimento científico. Cria
            conflito cognitivo, possibilita a previsão, a observação, a comparação e a
            reflexão que induzem à mudança conceptual e à construção de apren-
            dizagens significativas. Desenvolve competências que são transversais
            a outras áreas do saber, contribuindo, entre outras para o desenvolvi-
            mento emocional, capacidade de observação e retenção da informação.
            Estas competências facilitam a aquisição de hábitos de estudo, promo-
            vendo a autonomia e o sentido de responsabilidade.
            Através das atividades desenvolvidas no laboratório são desenvolvidas
            oportunidades para promover atitudes e qualidades pessoais dos alu-
            nos, essenciais enquanto cidadãos, como por exemplo:
            •  A curiosidade (colocar questões/seguir etapas);
            •  Respeito pela evidência (identificar evidências, em consonância com   LEGENDAS:
               as suas próprias ideias);
                                                                         1. Observação e análise de dados de forma colaborativa entre alunos.
            •  Espírito de abertura (partilhar, ouvir e aceitar novas ideias);  2. Reflexão e interpretação de resultados.
            •  Reflexão crítica (ouvir as ideias e opiniões dos outros, valorizando e   3. Alunos do 4.º ano em investigação numa atividade realizada em parceria com a Faculdade
               respeitando a diferença).                                 de Farmácia da Universidade de Lisboa.
                                                                         4. Apresentação e discussão perante um júri de projetos do Colégio Valsassina no Congresso
                                                                         “Cientistas em ação”, organizado pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz.
                                                                         5.  As investigações são complementadas com a comunicação do trabalho, oralmente e por
                                                                         escrito (através de relatórios e de pósteres científicos). Apresentação de trabalhos em poster
                                                                         no Congresso “Cientistas em ação”, organizado pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz.



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