Page 167 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 167
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
COIMBRA SOURE
INSTITUTO PEDRO HISPANO
Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Biologia e Geolo-
gia, Física e Química CIÊNCIA VERDE NA ESCOLA
Parceiros: Junta de Freguesia de Granja do Ulmeiro, Município de
Soure
Comunidade envolvida: Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Bá-
sico e do Ensino Secundário
O Clube “Ciência Viva” é um espaço lúdico-pedagógico que pretende
estimular o interesse dos alunos pelas diversas áreas da ciência, cons-
ciencializando-os para o pensamento crítico e criativo, enquanto de-
senvolvem competências de relacionamento interpessoal. O projeto
assume assim um cariz multidisciplinar, envolvendo áreas curriculares
diferenciadas através da integração de diferentes saberes. Com este
projeto os alunos são desafiados a pôr em prática o método científico
e estimulados a desenvolver competências de pesquisa de informação,
competências práticas, análise e discussão de resultados, assim como,
competências de divulgação de ciência. Pretende-se assim que os alunos
desenvolvam aprendizagens significativas através do seu envolvimento
em atividades diferenciadas de aquisição de conhecimento científico.
Em simultâneo, pretende-se sensibilizar os alunos para a importância
da Ciência na interpretação de fenómenos do dia-a-dia, mostrando que
pode ser compreendida por todos de uma forma simples e acessível.
Além disso, procura-se combater o insucesso escolar, através de ativi-
dades mais apelativas, com carácter formativo, no sentido de ocupar
os tempos livres dos alunos, visando motivá-los para a aprendizagem
e para o desenvolvimento de capacidades cognitivas, despertando-lhes
o interesse científico. No clube já foram desenvolvidas diversas ativida-
des, nomeadamente, construção e manutenção de uma horta biológica,
elaboração de calendário da horta, desenvolvimento de um sementá-
rio e ficha de sementes, construção de papelões para as salas de aula,
pesquisa de informação de reciclagem, etiquetas de sensibilização para
poupança de água e para os interruptores, construção de comedouros
para aves, identificação de árvores no recinto escolar, entre outras ativi-
dades realizadas no âmbito de diversas disciplinas e, em alguns casos, de
projetos e colaborações internacionais.
LEGENDAS:
1. Atividades na horta biológica
2. Pilhões
3. Comemoração do Dia Mundial da Água
4. Cientistas no recinto escolar
167