Page 172 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 172

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            CASTELO BRANCO                       FUNDÃO


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO FUNDÃO                          TODOS SOMOS E FAZEMOS CIÊNCIA



            Áreas científicas principais: Biologia/ Física/ Geologia/ Química
            Parceiros: UBI; IPCB; CCV Estremoz; Fábrica CCV Aveiro; CMF RCB (+
            40 parceiros – todos importantes!)
            Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-escolar ao 12.º ano e
            Cursos Profissionais
            Comunidade envolvida: Concelho do Fundão





            Pré-escolar/1.º ciclo: “Eu, observando e experimentando ciência”
            encontrei nos baús e Kits de Ciência do Clube CV da minha escola, ma-
            teriais e protocolos experimentais, simples mas apelativos, para experi-
            mentar atividades que me incentivaram a descobrir a ciência e a investi-
            gação. Descobri que as plantas têm “cores” escondidas, que os ossos têm
            minerais e não só, ajudei as plantas a crescer e aprendi outros segredos
            incríveis. Quando for grande, …talvez queira ser cientista para ajudar a
            humanidade a sobreviver!
            2.º/3.º ciclos: “Eu no centro da experimentação” explorei o funciona-
            mento do microscópio ótico composto, observando seres desconheci-
            dos. Na diversidade dos 5 Reinos identifiquei uma unidade, a célula. Neste
            palco de reações químicas, demonstrei que a sua velocidade é influencia-
            da por vários fatores. Concluí que tudo resulta da combinação de átomos,
            estes muito mais antigos e fundamentais para o aparecimento da vida!
            Secundário/C. Profissionais: “Eu, aplicando e discutindo ciência“ –
            Como posso explorar e chegar a Marte (CanSat)?, Como posso viver e
            cultivar plantas na Lua (Mooncamp)?, Como resolvo problemas ambien-
            tais e diminuo fatores de risco geológico? Radiação e fotossíntese têm
            sido desafios que investiguei. Ajudo os mais novos a descobrir a Ciên-
            cia… Formação interpares!
            Testemunhos:


             “… As primeiras impressões são de estranheza perante
            alguns módulos. À medida que as ideias são introduzidas
            os alunos começam a aperceber-se de certos padrões
            existentes e as respostas a grande parte das perguntas
            é praticamente imediata. As reações finais são bastante
            positivas e acredito que muitos saíram com uma visão de
            ligação e causalidade entre a Química e o nosso planeta
            Terra.”
            Mário Silva, CCV Estremoz
                                                                         LEGENDAS:
                                                                         1. Comunicar no espaço (Projeto CanSat – secundário AEF)
            O que mais admiro no Clube de CV da ESF é a                  2. Vendo o invisível (2.º ciclo, EB João Franco – AEF)
            persistência e o entusiasmo que, ano após ano,               3. A Ciência é uma festa! (AEF)
            demonstram os seus colaboradores. Como se de um
            combate se tratasse. Como se fosse uma tarefa inadiável.     4. Arrumando átomos num mineral (3.º ciclo – AEF)
            Como se fosse o combate de uma vida.                         5. Ossos duros ou moles? (1.º ciclo, EB Sta. Teresinha – AEF)
            José Barata, Consultor externo


                                                                    172
   167   168   169   170   171   172   173   174   175   176   177