Page 172 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 172
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
CASTELO BRANCO FUNDÃO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO FUNDÃO TODOS SOMOS E FAZEMOS CIÊNCIA
Áreas científicas principais: Biologia/ Física/ Geologia/ Química
Parceiros: UBI; IPCB; CCV Estremoz; Fábrica CCV Aveiro; CMF RCB (+
40 parceiros – todos importantes!)
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-escolar ao 12.º ano e
Cursos Profissionais
Comunidade envolvida: Concelho do Fundão
Pré-escolar/1.º ciclo: “Eu, observando e experimentando ciência”
encontrei nos baús e Kits de Ciência do Clube CV da minha escola, ma-
teriais e protocolos experimentais, simples mas apelativos, para experi-
mentar atividades que me incentivaram a descobrir a ciência e a investi-
gação. Descobri que as plantas têm “cores” escondidas, que os ossos têm
minerais e não só, ajudei as plantas a crescer e aprendi outros segredos
incríveis. Quando for grande, …talvez queira ser cientista para ajudar a
humanidade a sobreviver!
2.º/3.º ciclos: “Eu no centro da experimentação” explorei o funciona-
mento do microscópio ótico composto, observando seres desconheci-
dos. Na diversidade dos 5 Reinos identifiquei uma unidade, a célula. Neste
palco de reações químicas, demonstrei que a sua velocidade é influencia-
da por vários fatores. Concluí que tudo resulta da combinação de átomos,
estes muito mais antigos e fundamentais para o aparecimento da vida!
Secundário/C. Profissionais: “Eu, aplicando e discutindo ciência“ –
Como posso explorar e chegar a Marte (CanSat)?, Como posso viver e
cultivar plantas na Lua (Mooncamp)?, Como resolvo problemas ambien-
tais e diminuo fatores de risco geológico? Radiação e fotossíntese têm
sido desafios que investiguei. Ajudo os mais novos a descobrir a Ciên-
cia… Formação interpares!
Testemunhos:
“… As primeiras impressões são de estranheza perante
alguns módulos. À medida que as ideias são introduzidas
os alunos começam a aperceber-se de certos padrões
existentes e as respostas a grande parte das perguntas
é praticamente imediata. As reações finais são bastante
positivas e acredito que muitos saíram com uma visão de
ligação e causalidade entre a Química e o nosso planeta
Terra.”
Mário Silva, CCV Estremoz
LEGENDAS:
1. Comunicar no espaço (Projeto CanSat – secundário AEF)
O que mais admiro no Clube de CV da ESF é a 2. Vendo o invisível (2.º ciclo, EB João Franco – AEF)
persistência e o entusiasmo que, ano após ano, 3. A Ciência é uma festa! (AEF)
demonstram os seus colaboradores. Como se de um
combate se tratasse. Como se fosse uma tarefa inadiável. 4. Arrumando átomos num mineral (3.º ciclo – AEF)
Como se fosse o combate de uma vida. 5. Ossos duros ou moles? (1.º ciclo, EB Sta. Teresinha – AEF)
José Barata, Consultor externo
172