Page 171 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  CASTELO BRANCO                       COVILHÃ


                  ESCOLA SECUNDÁRIA CAMPOS DE MELO                          MARKA - BIODIVERSIDADE LOCAL - CONHECER
                                                                            PARA PRESERVAR

                  Áreas científicas principais:  Ciências Naturais, Estudo do
                  Meio, Educação artística, Educação Visual, TIC
                  Parceiros: Parque da Devesa (Município de Vila Nova de Fama-
                  licão), Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto, Aca-
                  demia de Robótica, Famasete.
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 3.º, 5.º e 8.º anos
                  Comunidade envolvida: Escolar




                  O projeto Marka: Biodiversidade local – Conhecer para preservar, tem
                  como objetivo construir um currículo identitário resultante da articu-
                  lação do currículo nacional com o conteúdo associado ao património
                  local. Deste modo, os alunos podem assumir-se como difusores do co-
                  nhecimento, intervindo numa reformulação da educação que transfor-
                  me o meio local num contexto onde todos se sintam conscientemente
                  integrados numa rede de relações e projetos. Tendo em conta estes pres-
                  supostos, foram escolhidas como entidades parceiras o desenvolvimen-
                  to do conteúdo local: “Biodiversidade local – Conhecer para preservar o
                  tritão-de-ventre- laranja”, o Parque da Devesa, Galeria da Biodiversidade
                  – Centro de ciência Viva do Porto, Academia de Robótica e uma empresa
                  de software local – Famasete. Ao longo do ano letivo foram levadas a
                  cabo diferentes atividades de divulgação do conteúdo através da rea-
                  lização de ações de informação (capacitação de professores), visitas de
                  estudo, oficinas, culminando na criação de um livro digital e construção
                  de uma App com base nos materiais realizados ao longo do ano letivo.
                  Foi selecionado um conteúdo transversal abordado no 3.º ano na disci-
                  plina de Estudo do Meio e nos 5.º e 8.º anos na disciplina Ciências Na-
                  turais (Esquema 1). As atividades desenvolvidas ao longo do ano foram
                  organizadas em 4 desafios:
                  •  Desafio I – workshop/oficina de formação para os alunos pelas enti-
                    dades parceiras, de modo a trabalharem o conteúdo científico local;
                  •  Desafio II – Trabalho do conteúdo local na área disciplinar científica,
                    fazendo a articulação com o currículo nacional, concretizando-se o
                    apreendido num infográfico sobre a espécie em estudo;
                  •  Desafio III – Expressão artística do apreendido nos desafios I e II, de-
                    senvolvido nas áreas de expressões artísticas;
                  •  Desafio IV – Apresentação à comunidade do trabalho desenvolvido:
                    exposição dos infográficos, produtos artísticos e produtos intelec-
                    tuais colaborativos: App e revista digital.













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