Page 162 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 162

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            COIMBRA                              LOUSÃ


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA LOUSÃ                           (CONS)CIÊNCIA - OBSERVAR,
                                                                      EXPERIMENTAR E APRENDER
                                                                      PARA AGIR
            Áreas científicas principais: Robótica, Ciências Naturais, Ma-
            temática e TIC
            Parceiros: Câmara Municipal da Lousã, Departamento de Ciên-
            cias da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univer-
            sidade de Coimbra, ACTIVAR, Rede de Bibliotecas do Concelho
            da Lousã, UCC de Arouce, Departamento de Matemática da FC-
            TUC, SPM (Sociedade Portuguesa de Matemática)
            Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e
            3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
            Comunidade envolvida: Docentes, não docentes, alunos, en-
            carregados de educação e instituições locais




            O CCVnE no Agrupamento de Escolas da Lousã, de acordo com os seus
            objetivos:
            1.  desenvolve a curiosidade científica;
            2.  estimula qualidades “dinâmicas” de construção do conhecimento;
            3.  promove as culturas científica e tecnológica;
            4.  divulga junto das comunidades escolar e educativa (pais e encarrega-
               dos de educação, instituições locais e científicas) a Ciência que “se faz”
               nas escolas do AEL.
            A ação estratégia do clube está assente numa pedagogia centrada em
            projetos de investigação, na realização de visitas de estudo, na partici-
            pação em concursos, na realização de ações/workshops, na comemora-
            ção de efemérides e na organização de conferências e/ou encontros que
            promovam uma forte ligação do ensino/aprendizagem das ciências e
            tecnologias em sala de aula com a realidade/atualidade cultural e natu-
            ral. Salientam-se algumas das atividades realizadas:
            i)   o projeto Couve Serrana – Green and Good, um trabalho de investi-
               gação científica desenvolvido na componente letiva, sustentado por
               atividades in situ, de pesquisa bibliográfica, trabalho de campo, traba-  LEGENDAS:
               lho laboratorial e apresentação dos resultados;
            ii) as atividades desenvolvidas nos clubes de Matemática, de Ciências   1. Ciência XXS
               e de Robótica – Corrida de Vetores, Natal Geométrico, construção e   2 . Projeto Couve Serrana – Green and
                                                                         Good (atividades experimentais)
               programação WeDo, utilização de  mBot, participação no Canguru   3. Clube de Robótica - Construção e
               Matemático, no Pmat, e no Bot Olympics 2020;              Programação WeDo
            iii) a organização de ateliers e workshops temáticos – Ciência XXS, Jorna-  4. Clube de Matemática – Corrida de
               das Pedagógicas “Projetos que nos projetam”;              Vetores
                                                                         5. Conferência do Prof. Jorge Paiva “Nós e a
            iv) encontros e/ou conferências  com cientistas – o Prof. João Ramalho e   Biodiversidade”
               o Prof. Jorge Paiva;
            v) as visitas de estudo físicas e/ou virtuais a museus, centros de ciência e
               investigação, universidades, empresas e áreas naturais;   da Terra, Dia internacional da Biodiversidade, Dia Mundial da Água,
            vi) a comemoração do Ano Internacional da Tabela Periódica, do Dia   Dia Mundial do Ambiente, com a realização de exposições e ações de
               Mundial da Alimentação, do Dia Europeu do Antibiótico, Dia Mundial   sensibilização.



                                                                    162
   157   158   159   160   161   162   163   164   165   166   167