Page 166 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            COIMBRA                              SOURE


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTINHO ÁRIAS,
            SOURE
                                                                      EXPERIMENTA CIÊNCIA

            Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Biologia, Geo-
            logia, Geografia, Física e Química, História, TIC
            Parceiros: C.M. Soure, A. Defesa Património de Soure, Rómulo
            – CCV da UC, Exploratório CCV, Escola da Água, Associação de
            Professores de Biologia e Geologia
            Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao Ensino
            Secundário e Educação e Formação de Adultos
            Comunidade envolvida: Toda a comunidade educativa





            Temos um historial de participação em projetos de promoção e divulga-
            ção das ciências, englobando todos os níveis de educação e ensino (pré-
            -escolar, obrigatório, cursos profissionais, formação de adultos e ALV) e
            procurando sempre conjugar diferentes áreas do saber na abordagem
            das temáticas ambientais e científicas. Esta foi mais uma forma de atin-
            girmos esse objetivo.
            Este Clube serviu também para rentabilizar equipamentos que fomos
            adquirindo, fruto da participação em projetos (Ciência Viva, Ciência na
            Escola, Fundação Calouste Gulbenkian), e que se colocaram ao dispor do
            Clube e da comunidade local.
            Em termos operacionais, focámo-nos em três eixos de atuação: 1) Tendo
            em consideração a nossa situação geográfica, entre o Maciço do Sicó, o
            Baixo Mondego e a zona costeira da Figueira da Foz, focalizámos a ati-
            vidade no trabalho de campo, com o estudo integrado (ambiental, his-
            tórico e geográfico) das paisagens calcárias, floresta, campos agrícolas,
            pauis, cursos de água, zonas termais, zonas costeiras, e sua comparação
            com outras do País; 2) Em termos curriculares, trouxemos o trabalho de
            campo para a sala de aula / laboratório, dinamizando o ensino das ciên-
            cias experimentais; 3) Levámos a escola a entidades promotoras de ciên-
            cia ou trouxemo-las até nós, com a promoção de eventos de divulgação
            de ciência.
            Os resultados deste projeto traduziram-se em mais-valias evidentes para
            a comunidade escolar: visitas de estudo, sessões de trabalho de campo,
            aulas laboratoriais e experimentais, minicongresso de ciências, semana
            das ciências, conversas com cientistas, produção e edição de materiais
            pedagógicos (exposições, panfletos sobre a região, guias de campo / ati-
            vidades práticas, agendas, jornal de divulgação das ciências) e sessões
            direcionadas para a comunidade. Em suma, colocou a ciência na rotina
            das nossas práticas.                                         LEGENDAS:
            De salientar que estes resultados só foram possíveis porque tivemos   1. Visita ao Cabo Mondego (À descoberta das zonas intertidais)
            múltiplos parceiros e o apoio financeiro do POCH, Câmara Municipal de   2. Sessão no CCV Rómulo de Carvalho (conversa com o Prof Dr Carlos Fiolhais)
            Soure e CIM - Região de Coimbra.                             3. Semana das Ciências (Workshop para a comunidade - parceria com Exploratório)
                                                                         4. Semana das Ciências (A Ciência que se come - parceria com Exploratório)
                                                                         5. Visita de estudo ao Maciço Calcário Estremenho (parceria com Escola dos Açores)




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