Page 165 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
COIMBRA OLIVEIRA DO HOSPITAL
EPTOLIVA - ESCOLA PROFISSIONAL DE OLIVEIRA ESTAMOS JUNTOS A FORMAR
DO HOSPITAL/TÁBUA E ARGANIL FUTUROS SUSTENTABILIDADE
E EDUCAÇÃO/SUSTENTANDO
O INSUSTENTÁVEL)
Áreas científicas principais: Química, Física, Biologia, Matemática
e Programação
Parceiros: ESTGOH, A Fábrica – CCV de Aveiro, Queijaria “Estrela Ar-
tesanal” e Lagar de Azeite “O Cobral”.
Níveis/Anos de Escolaridade: 10.º, 11.º e 12.º anos do Ensino Se-
cundário
Comunidade envolvida: Famílias e setor empresarial da região
Cerca de três quartos do lixo marinho nos mares do mundo é plástico.
Uma pesquisa publicada em 2015 sugere que, em 2010, 4,8 a 12,7 mi-
lhões de toneladas de plástico, ou 2 a 5% dos resíduos plásticos gerados,
entraram nos oceanos . Pensando nisso, este projeto teve como objetivo
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conscientizar os alunos sobre a quantidade de (micro) plásticos presen-
tes em bens essenciais de uso comum. Assim, os alunos investigaram os
microplásticos presentes em produtos de higiene pessoal, nas águas de
lavagem de suas
roupas e nas águas do oceano. Avaliaram igualmente, a quantidade de
resíduos que produzem em casa, bem como os principais resíduos das
indústrias locais. Finalmente, os alunos foram convidados a apresentar
soluções para minimizar o impacto do lixo e do plástico no meio am-
biente.
Desta forma, os Clubes de Ciência Viva na Escola, constituem espaços de
aprendizagem baseada em projetos (PBSL), que têm permitido abordar
e consolidar de forma abrangente e interativa os desafios sociais inter-
-relacionados, como segurança, escassez de recursos naturais, depen-
dência de recursos fósseis, alterações climáticas e crescimento económi-
co sustentável. Por outro lado, as atividades promovem o envolvimento
dos alunos com a sua localidade, com a indústria, centros de pesquisa e
municípios. O simples facto de retirar os alunos da sala de aula e permitir
que vivenciem e resolvam os problemas da comunidade é uma vanta-
gem para sua consciência e envolvimento com os desafios que futura-
mente, a sociedade lhes vai impor.
LEGENDAS:
1. Projeto DreamSkin – Avaliação dos microplásticos nos produtos de higiene pessoal e
desenvolvimento de uma linha de cosméticos, a partir de subprodutos de elevado valor
biológico, das queijarias e do setor oleico.
2. Projeto DesignClothes – Avaliação dos microplásticos existentes nas águas de lavagem
de roupas e criação de uma linha de roupa, com aplicações na área da saúde, com proprie-
dades antibacterianas, que resiste às lavagens e seca rapidamente.
3. Projeto 100Waste – Produção e avaliação das propriedades físico-químicas de biopolí-
1 Parker, L. “Eight Million Tons of Plastic Dumped in Ocean Every Year”, National Geographic, 2015. meros de resíduos orgânicos.
In:https://www.nationalgeographic.com/news/2015/2/150212-ocean-debris-plastic-garbage- 4. Projeto Biomec – Requalificação das águas de lavagem das oficinas de mecânica.
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