Page 165 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  COIMBRA                              OLIVEIRA DO HOSPITAL


                  EPTOLIVA - ESCOLA PROFISSIONAL DE OLIVEIRA                ESTAMOS JUNTOS A FORMAR
                  DO HOSPITAL/TÁBUA E ARGANIL                               FUTUROS SUSTENTABILIDADE
                                                                            E EDUCAÇÃO/SUSTENTANDO
                                                                            O INSUSTENTÁVEL)
                  Áreas científicas principais: Química, Física, Biologia, Matemática
                  e Programação
                  Parceiros: ESTGOH, A Fábrica – CCV de Aveiro, Queijaria “Estrela Ar-
                  tesanal” e Lagar de Azeite “O Cobral”.
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 10.º, 11.º e 12.º anos do Ensino Se-
                  cundário
                  Comunidade envolvida: Famílias e setor empresarial da região





                  Cerca de três quartos do lixo marinho nos mares do mundo é plástico.
                  Uma pesquisa publicada em 2015 sugere que, em 2010, 4,8 a 12,7 mi-
                  lhões de toneladas de plástico, ou 2 a 5% dos resíduos plásticos gerados,
                  entraram nos oceanos . Pensando nisso, este projeto teve como objetivo
                                   1
                  conscientizar os alunos sobre a quantidade de (micro) plásticos presen-
                  tes em bens essenciais de uso comum. Assim, os alunos investigaram os
                  microplásticos presentes em produtos de higiene pessoal, nas águas de
                  lavagem de suas
                  roupas e nas águas do oceano. Avaliaram igualmente, a quantidade de
                  resíduos que produzem em casa, bem como os principais resíduos das
                  indústrias locais. Finalmente, os alunos foram convidados a apresentar
                  soluções para minimizar o impacto do lixo e do plástico no meio am-
                  biente.
                  Desta forma, os Clubes de Ciência Viva na Escola, constituem espaços de
                  aprendizagem baseada em projetos (PBSL), que têm permitido abordar
                  e consolidar de forma abrangente e interativa os desafios sociais inter-
                  -relacionados, como segurança, escassez de recursos naturais, depen-
                  dência de recursos fósseis, alterações climáticas e crescimento económi-
                  co sustentável. Por outro lado, as atividades promovem o envolvimento
                  dos alunos com a sua localidade, com a indústria, centros de pesquisa e
                  municípios. O simples facto de retirar os alunos da sala de aula e permitir
                  que vivenciem e resolvam os problemas da comunidade é uma vanta-
                  gem para sua consciência e envolvimento com os desafios que futura-
                  mente, a sociedade lhes vai impor.

                                                                               LEGENDAS:
                                                                               1. Projeto DreamSkin – Avaliação dos microplásticos nos produtos de higiene pessoal e
                                                                               desenvolvimento de uma linha de cosméticos, a partir de subprodutos de elevado valor
                                                                               biológico, das queijarias e do setor oleico.
                                                                               2. Projeto DesignClothes – Avaliação dos microplásticos existentes nas águas de lavagem
                                                                               de roupas e criação de uma linha de roupa, com aplicações na área da saúde, com proprie-
                                                                               dades antibacterianas, que resiste às lavagens e seca rapidamente.
                                                                               3. Projeto 100Waste – Produção e avaliação das propriedades físico-químicas de biopolí-
                  1  Parker, L. “Eight Million Tons of Plastic Dumped in Ocean Every Year”, National Geographic, 2015.   meros de resíduos orgânicos.
                  In:https://www.nationalgeographic.com/news/2015/2/150212-ocean-debris-plastic-garbage-  4. Projeto Biomec – Requalificação das águas de lavagem das oficinas de mecânica.
                  -patchesscience/ The implementation context Please briefly describe the context of your (online)
                  implementation, specifying: what subject




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