Page 163 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 163
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
COIMBRA MIRA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA / ESCOLA VALE MAIS UMA EXPERIÊNCIA QUE MIL PALAVRAS
SEC./3 DRª. MARIA CÂNDIDA
Áreas científicas principais: Biologia, Física, Química, Matemática
e Tecnologias de Informação e Comunicação
Parceiros: Universidade de Coimbra, Exploratório Centro Ciência
Viva de Coimbra e Câmara Municipal de Mira
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao 12.º ano
de escolaridade
Comunidade envolvida: 1200 alunos/comunidade educativa
Para além da vertente de divulgação do conhecimento científico, o
nosso clube procurou estar na vanguarda da investigação científica. No
primeiro caso, a atividade “Ciência na Escola” teve como objetivo divul-
gar, junto dos alunos mais jovens, pequenas experiências e atividades
práticas básicas. No âmbito da divulgação, foram também convidados
ilustres especialistas da área da botânica para realizarem workshops prá-
ticos a alunos do nosso clube e do ensino secundário. Tivemos também
a visita do Planetário na nossa escola para os alunos do terceiro ciclo.
Na vertente da investigação, os nossos alunos realizaram vários projetos
de pesquisa científica, nomeadamente: “Memória da ervilha”; “Levitação
magnética”; “Janela fotoativa”; “Criopreservação”; “Reciclagem de ouro
no lixo eletrónico”; “Comunicação nas Plantas”; “Célula solar de carbono”;
“Nutrientes na prevenção, tratamento e gestão da COVID-19” e “Difusor
ANTI-COVID”. Alguns dos resultados/protótipos destes projetos foram
divulgados em vários meios de comunicação social.
O Clube Ciência Viva na Escola * Mira funcionou, portanto, fora e dentro
de quatro paredes, envolvendo toda a comunidade educativa do Conce-
lho de Mira e promovendo a divulgação e a produção de conhecimento
científico. Com o nosso clube, cerca de 1200 alunos puderam constatar
que se torna muito mais interessante adquirir o conhecimento científico
através de atividades práticas e experiências de investigação. Com o mé-
todo investigativo implementado no nosso clube, os alunos adquirem
de forma mais profunda o conhecimento científico porque o aprendem
a construir. “Vale mais uma experiência que mil palavras”.
LEGENDAS:
1. Divulgação Científica: “Ciência na Escola”
2. Investigação Científica: “Célula Solar de Carbono”
3. Investigação Científica: “Comunicação nas
Plantas”
4. Investigação Científica: “Difusor ANTI-COVID”
163