Page 168 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
COIMBRA TÁBUA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TÁBUA (CONS)CIÊNCIA - OBSERVAR,
EXPERIMENTAR E APRENDER
PARA AGIR
Áreas científicas principais: Química / Física/ Biologia /Geolo-
gia/ Matemática
Parceiros: Câmara Municipal de Tábua, Escola Superior Agrária
de Coimbra, BLC3 (Campus de Tecnologia e Inovação)
Comunidade envolvida: Educação Pré-Escolar ao 12.º ano, En-
sino Profissional, Cursos de Educação e Formação
O Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de Tábua tem
como objetivos alterar as dinâmicas na sala de aula através do traba-
lho experimental e prático da área das ciências exatas e experimentais,
contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, promo-
ver a divulgação científica, a literacia científica, a interdisciplinaridade,
o trabalho colaborativo, a resolução de problemas, o espírito crítico, a
comunicação em ciência e o desenvolvimento de competências sociais,
digitais e científicas.
Para a concretização destes objetivos o estabelecimento de parcerias
possibilitou a proximidade da comunidade educativa com a comunida-
de local e com a comunidade científica, potenciando, deste modo, um
ambiente propício para fazer, aprender e divulgar ciência, assente numa
perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Do espectro de
trabalhos realizados no Clube Ciência Viva na Escola destacam-se pro-
jetos de investigação (“Conhecer a Drosophila melanogaster”, “Produ-
ção de biodiesel”, “Esfoliante para pés”) workshops, exposições (Tabela
Periódica Interativa, Tabela Periódica construída pelas Instituições de
Solidariedade Social do concelho de Tábua e pela Academia Sénior de
Tábua, de modo a assinalar a comemoração do Ano Internacional da Ta-
bela Periódica, modelos moleculares, “π-o Famoso Irracional” e exposi-
ção na Biblioteca Escolar das atividades realizadas no clube), atividades
experimentais diversificadas, concursos (“Do laboratório para a cozinha”,
“Carrinhos movidos a ar”), show de divulgação científica, ”Química por
Tabela”, palestras/seminários (“Células Estaminais”, “Histórias do Arco da
Velha”, “O desafio da Sustentabilidade da Região Centro de Portugal”) e
visitas de estudo (Instalações BLC3 - Campus de Inovação Tecnológica,
Museu do Quartzo, Termas de S. Pedro do Sul).
A contribuição do Clube Ciência Viva na Escola para a comunidade es-
colar possibilitou o fortalecimento da literacia científica e ajudou a des-
mistificar o papel da ciência na sociedade digitalis e do conhecimento.
LEGENDAS:
1. Logótipo do Clube Ciência Viva Quinta das Flores
2. Divulgação científica
3. Carrinhos movidos a ar
4. Atividades experimentais
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