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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
COIMBRA VILA NOVA DE POIARES
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA NOVA
DE POIARES
Áreas científicas principais: Ciências Naturais/Incêndios Florestais
Parceiros: Exploratório Ciência Viva de Coimbra
Níveis/Anos de Escolaridade: 2.º Ciclo do Ensino Básico / 5.º e
6.º anos
Comunidade envolvida: Toda a comunidade envolvida (desde o
1.º Ciclo do Ensino Básico ao 12.º ano)
Uma boa aprendizagem e desenvolvimento integral do aluno decorrem
de uma boa relação, que se baseia em estratégias adequadas e estimu-
lantes, que se estabelece com os docentes, dentro e fora da sala de aula.
A melhor forma de uma criança desenvolver capacidades e competên-
cias é fazendo, experimentando e analisando a comunidade envolvente.
O ensino pela experimentação contribui, de forma clara, para o desen-
volvimento da criatividade, autonomia, espírito crítico e curiosidade
científica nos nossos alunos. Estas competências devem começar a ser
desenvolvidas desde tenra idade. Alunos com estas características alcan-
çarão, certamente, melhores resultados escolares nas diferentes áreas do
seu currículo e tornar-se-ão jovens e adultos capazes de contribuir de
forma ativa para o bem-estar da sociedade de que fazem parte. A troca
de conhecimentos entre diferentes níveis de ensino é muito importante,
gera uma dinâmica fundamental no que diz respeito ao desenvolvimen-
to da destreza manual e mental, sentido de responsabilidade, entre ou-
tras competências fundamentais nos dias atuais. Este Clube de Ciência
Viva na Escola foi uma mais valia para a Comunidade Escolar porque,
para além de tudo o que já foi referido, permitiu proporcionar aos alunos
saídas de campo, visitas de estudo (Laboratório de Incêndios Florestais,
Centro de Ciência Viva da Floresta) e diversas atividades estes dificilmen-
te teriam tido acesso.
ÂMBITO DA PARCERIA E TESTEMUNHO: LEGENDAS:
A parceria com o Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas
de Vila Nova de Poiares traduziu-se na concretização de um conjunto diver- 1. Workshop “Sai da Casca” dirigido a todo o ensino secundário
2. Simulação de Incêndios Florestais na Visita ao Laboratório dos Incêndios Florestais,
sificado e relevante de atividades, articulado com os objetivos do Clube e Lousã
do seu papel junto da sua comunidade educativa no âmbito da promoção 3. Plantação de um Carvalho, na Floresta Pedagógica, por alunas do CCV, na Come-
das ciências e da formação dos seus alunos, para diferentes faixas etárias e moração do Dia do Carbono, com colocação da placa alusiva, enviada pela Sociedade
anos de escolaridade. A colaboração do Exploratório CCV Coimbra com o Portuguesa de Química
Clube Ciência Viva efetivou-se através da dinamização de um conjunto de 4. Plantação de um Carvalho alvarinho
atividades de educação e de promoção das ciências para diferentes anos de 5. Cartaz Desfile de Moda “Barbie vestida pela Floresta”
escolaridade, alcançando cerca de 450 alunos. O HEMISPHERIUM VIAJANTE
levou a magia do ambiente imersivo a 360º, explorando e aprofundando
temáticas como a Astronomia e o Corpo Humano e filmes temáticos em embrionário, valorizando o trabalho prático e experimental, a interdiscipli-
fulldome que abordam as ciências de forma interdisciplinar e transversal a naridade e o trabalho colaborativo, numa partilha rica de experiências com
várias áreas do conhecimento. Estas sessões foram dirigidas a alunos do 1.º alunos e professores do Ensino Secundário. O espetáculo interativo ORA
e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Foram também realizados WORKSHOPS DE BOLAS! CIÊNCIA EM PALCO, que explora e desvenda a ciência associada a
CIÊNCIA relacionados com o projeto SAIR DA CASCA, que explora de forma diferentes tipos de bolas, esteve em cena neste Clube aliando a ciência e a
transversal a ciência que existe associada aos ovos e ao desenvolvimento arte na promoção da literacia científica junto dos alunos.
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