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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  COIMBRA                              VILA NOVA DE POIARES


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA NOVA
                  DE POIARES


                  Áreas científicas principais: Ciências Naturais/Incêndios Florestais
                  Parceiros: Exploratório Ciência Viva de Coimbra
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 2.º Ciclo do Ensino Básico / 5.º e
                  6.º anos
                  Comunidade envolvida: Toda a comunidade envolvida (desde o
                  1.º Ciclo do Ensino Básico ao 12.º ano)




                  Uma boa aprendizagem e desenvolvimento integral do aluno decorrem
                  de uma boa relação, que se baseia em estratégias adequadas e estimu-
                  lantes, que se estabelece com os docentes, dentro e fora da sala de aula.
                  A melhor forma de uma criança desenvolver capacidades e competên-
                  cias é fazendo, experimentando e analisando a comunidade envolvente.
                  O ensino pela experimentação contribui, de forma clara, para o desen-
                  volvimento da criatividade, autonomia, espírito crítico e curiosidade
                  científica nos nossos alunos. Estas competências devem começar a ser
                  desenvolvidas desde tenra idade. Alunos com estas características alcan-
                  çarão, certamente, melhores resultados escolares nas diferentes áreas do
                  seu currículo e tornar-se-ão jovens e adultos capazes de contribuir de
                  forma ativa para o bem-estar da sociedade de que fazem parte. A troca
                  de conhecimentos entre diferentes níveis de ensino é muito importante,
                  gera uma dinâmica fundamental no que diz respeito ao desenvolvimen-
                  to da destreza manual e mental, sentido de responsabilidade, entre ou-
                  tras competências fundamentais nos dias atuais. Este Clube de Ciência
                  Viva na Escola foi uma mais valia para a Comunidade Escolar porque,
                  para além de tudo o que já foi referido, permitiu proporcionar aos alunos
                  saídas de campo, visitas de estudo (Laboratório de Incêndios Florestais,
                  Centro de Ciência Viva da Floresta) e diversas atividades estes dificilmen-
                  te teriam tido acesso.
                  ÂMBITO DA PARCERIA E TESTEMUNHO:                             LEGENDAS:
                  A parceria com o Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas
                  de Vila Nova de Poiares traduziu-se na concretização de um conjunto diver-  1. Workshop “Sai da Casca” dirigido a todo o ensino secundário
                                                                               2. Simulação de Incêndios Florestais na Visita ao Laboratório dos Incêndios Florestais,
                  sificado e relevante de atividades, articulado com os objetivos do Clube e   Lousã
                  do seu papel junto da sua comunidade educativa no âmbito da promoção   3. Plantação de um Carvalho, na Floresta Pedagógica, por alunas do CCV, na Come-
                  das ciências e da formação dos seus alunos, para diferentes faixas etárias e   moração do Dia do Carbono, com colocação da placa alusiva, enviada pela Sociedade
                  anos de escolaridade. A colaboração do Exploratório CCV Coimbra com o   Portuguesa de Química
                  Clube Ciência Viva efetivou-se através da dinamização de um conjunto de   4. Plantação de um Carvalho alvarinho
                  atividades de educação e de promoção das ciências para diferentes anos de   5. Cartaz Desfile de Moda “Barbie vestida pela Floresta”
                  escolaridade, alcançando cerca de 450 alunos. O HEMISPHERIUM VIAJANTE
                  levou a magia do ambiente imersivo a 360º, explorando e aprofundando
                  temáticas como a Astronomia e o Corpo Humano e filmes temáticos em   embrionário, valorizando o trabalho prático e experimental, a interdiscipli-
                  fulldome que abordam as ciências de forma interdisciplinar e transversal a   naridade e o trabalho colaborativo, numa partilha rica de experiências com
                  várias áreas do conhecimento. Estas sessões foram dirigidas a alunos do 1.º   alunos e professores do Ensino Secundário. O espetáculo interativo ORA
                  e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Foram também realizados WORKSHOPS DE   BOLAS! CIÊNCIA EM PALCO, que explora e desvenda a ciência associada a
                  CIÊNCIA relacionados com o projeto SAIR DA CASCA, que explora de forma   diferentes tipos de bolas, esteve em cena neste Clube aliando a ciência e a
                  transversal a ciência que existe associada aos ovos e ao desenvolvimento   arte na promoção da literacia científica junto dos alunos.


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