Page 164 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 164

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            COIMBRA                              OLIVEIRA DO HOSPITAL


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA                        “O NOSSO ALVA(O)
            DO HOSPITAL


            Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Biologia, Geo-
            logia, Fisico-Química
            Parceiros:  CESAM - Universidade de Aveiro, E.S.A. Coimbra,
            BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação, CIIMAR, C. M. Oliveira
            Hospital
            Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º ciclo do Ensino Básico
            e Ensino Secundário
            Comunidade envolvida: Comunidade escolar de Oliveira do
            Hospital e do Vale do Alva





            Tendo em conta a importância geológica e biológica do rio Alva, no con-
            texto regional do Vale do Alva e após a catástrofe de 15 de outubro de
            2017, pareceu-nos importante fomentar um papel ativo dos nossos alu-
            nos na recuperação e valorização do património geológico, biológico e
            etnogeográfico deste Vale.
            Todo o equilíbrio deste ecossistema foi alterado, com consequências
            para a biodiversidade, para as encostas abruptas do vale, e ainda para a
            comunidade residente nas suas margens, familiares dos nossos alunos,
            que viram muitos dos seus bens agrícolas, casas, animais serem destruí-
            dos….
            Assim consideramos importante uma união de esforços e de trabalho
            colaborativo, entre os parceiros e toda a comunidade do AEOH, cujo ter-
            ritório educativo contempla o vale do Alva. Com apoio das instituições
            parceiras, conseguimos uma partilha de conhecimentos diversificados
            (formais e não-formais), de técnicas e tecnologias, que possibilitaram de
            um modo ativo, o envolvimento de todos, apesar dos constrangimentos
            da pandemia.
            Conseguimos valorizar o trabalho prático e experimental e o espírito
            colaborativo dos nossos alunos, o gosto pelas ciências e a valorização   LEGENDAS:
            do vale do Alva. Os alunos foram atores em visitas de estudo, aulas de
            campo e mostras de ciências. Não conseguimos efetuar mais eco-cami-  1. Aulas de campo e de laboratório
            nhadas, nem mais atividades de plantação de espécies endógenas e eli-  2 . Aulas de campo e de laboratório
            minação de invasoras, como desejaríamos.                     3. Aulas de campo e de laboratório
                                                                         4. Palestras, worshops e mostra de ciências
            Conseguimos, no entanto, dinamizar sessões/palestras de sensibilização   5. Palestras, worshops e mostra de ciências
            na Escola Secundária e Básica 1.º e 2.º ciclos, de Oliveira do Hospital e Es-
            cola Básica Ponte das 3 Entradas, faltando ainda a realização de sessões
            nas escolas Básicas de Lagares da Beira e da Cordinha.
            Pretendeu-se envolver ativamente os alunos e professores de diferentes
            áreas disciplinares, rentabilizando recursos existentes como Programa
            Eco Escolas, BE, laboratórios de Biologia e Física e Química, estufa e Ofi-  Os alunos puderam contactar com instituições científicas parceiras parti-
            cina de Aquariofilia.                                     cipando, sobretudo online, em palestras do Geopark Estrela, Associação
            Houve ainda uma exposição itinerante nas bibliotecas escolares e visitas   Zero, ESAC, CIIMAR e CESAM. Estas atividades contribuíram para ampliar
            e workshops na oficina de Aquariofilia. Esperamos ainda concluir a insta-  os conhecimentos científicos dos nossos alunos, pais e professores, bem
            lação de um aquário representativo do Ecótipo do rio Alva.  como para valorizar o nosso património!


                                                                    164
   159   160   161   162   163   164   165   166   167   168   169