Page 164 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
COIMBRA OLIVEIRA DO HOSPITAL
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA “O NOSSO ALVA(O)
DO HOSPITAL
Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Biologia, Geo-
logia, Fisico-Química
Parceiros: CESAM - Universidade de Aveiro, E.S.A. Coimbra,
BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação, CIIMAR, C. M. Oliveira
Hospital
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º ciclo do Ensino Básico
e Ensino Secundário
Comunidade envolvida: Comunidade escolar de Oliveira do
Hospital e do Vale do Alva
Tendo em conta a importância geológica e biológica do rio Alva, no con-
texto regional do Vale do Alva e após a catástrofe de 15 de outubro de
2017, pareceu-nos importante fomentar um papel ativo dos nossos alu-
nos na recuperação e valorização do património geológico, biológico e
etnogeográfico deste Vale.
Todo o equilíbrio deste ecossistema foi alterado, com consequências
para a biodiversidade, para as encostas abruptas do vale, e ainda para a
comunidade residente nas suas margens, familiares dos nossos alunos,
que viram muitos dos seus bens agrícolas, casas, animais serem destruí-
dos….
Assim consideramos importante uma união de esforços e de trabalho
colaborativo, entre os parceiros e toda a comunidade do AEOH, cujo ter-
ritório educativo contempla o vale do Alva. Com apoio das instituições
parceiras, conseguimos uma partilha de conhecimentos diversificados
(formais e não-formais), de técnicas e tecnologias, que possibilitaram de
um modo ativo, o envolvimento de todos, apesar dos constrangimentos
da pandemia.
Conseguimos valorizar o trabalho prático e experimental e o espírito
colaborativo dos nossos alunos, o gosto pelas ciências e a valorização LEGENDAS:
do vale do Alva. Os alunos foram atores em visitas de estudo, aulas de
campo e mostras de ciências. Não conseguimos efetuar mais eco-cami- 1. Aulas de campo e de laboratório
nhadas, nem mais atividades de plantação de espécies endógenas e eli- 2 . Aulas de campo e de laboratório
minação de invasoras, como desejaríamos. 3. Aulas de campo e de laboratório
4. Palestras, worshops e mostra de ciências
Conseguimos, no entanto, dinamizar sessões/palestras de sensibilização 5. Palestras, worshops e mostra de ciências
na Escola Secundária e Básica 1.º e 2.º ciclos, de Oliveira do Hospital e Es-
cola Básica Ponte das 3 Entradas, faltando ainda a realização de sessões
nas escolas Básicas de Lagares da Beira e da Cordinha.
Pretendeu-se envolver ativamente os alunos e professores de diferentes
áreas disciplinares, rentabilizando recursos existentes como Programa
Eco Escolas, BE, laboratórios de Biologia e Física e Química, estufa e Ofi- Os alunos puderam contactar com instituições científicas parceiras parti-
cina de Aquariofilia. cipando, sobretudo online, em palestras do Geopark Estrela, Associação
Houve ainda uma exposição itinerante nas bibliotecas escolares e visitas Zero, ESAC, CIIMAR e CESAM. Estas atividades contribuíram para ampliar
e workshops na oficina de Aquariofilia. Esperamos ainda concluir a insta- os conhecimentos científicos dos nossos alunos, pais e professores, bem
lação de um aquário representativo do Ecótipo do rio Alva. como para valorizar o nosso património!
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