Page 161 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
COIMBRA GÓIS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
AE GÓIS: A CIÊNCIA VIVA
Áreas científicas principais: Ciências Experimentais AO KM 270 DA N2
Parceiros: Escola Superior Agrária de Coimbra, Observatório Astro-
nómico da Universidade de Coimbra, Centro de Ecologia Funcional
da Universidade de Coimbra, Clube Eco-Escolas do AE Góis
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º
Ciclos do Ensino Básico
Comunidade envolvida: Comunidade Escolar
O Projeto Educativo do AE Góis define, na sua missão, a promoção da
formação integral dos seus alunos, a qualidade dos serviços prestados,
bem como a garantia da igualdade de oportunidades e da igualdade de
género na frequência, no acesso e no sucesso educativo. Assim, entre os
objetivos que nortearam esta operação, destacam-se:
• A sensibilização para a importância das Ciências na interpretação e
estudo de fenómenos naturais do dia-a-dia, estimulando o seu inte-
resse, curiosidade e aquisição de conhecimentos;
• O desenvolvimento do espírito crítico e criativo, através de melhores
capacidades de observação, planeamento, pesquisa e raciocínio, e da
aquisição de capacidades organizativas e de métodos de trabalho;
• O envolvimento em atividades lúdico-pedagógicas, fomentando o
relacionamento interpessoal;
Nas sessões semanais do CCVnE, em articulação com a componente
curricular a as Aprendizagens Essenciais definidas para cada nível de
ensino, o estudo das Ciências baseou-se na descoberta pelas crianças e
jovens, através do encontro com um determinado fenómeno, que tenta-
ram compreender ou com o qual interagiram, através das suas próprias
ações, e da sistematização das observações, através do seu pensamento.
A aprendizagem ocorreu a partir da atividade física e mental, da parti-
lha de experiências familiares e dúvidas pertinentes, da aquisição de um
conjunto de aptidões, nomeadamente de hábitos de trabalho científico
e atitudes científicas.
A operação envolveu toda a comunidade educativa do Agrupamento:
valorizando-se o trabalho prático e experimental, a interdisciplinaridade
e o trabalho colaborativo entre todos os docentes envolvidos; contex-
tualizando as aprendizagens em situações que se aproximam dos pro- LEGENDAS:
blemas reais que caracterizam a Ciência e a Tecnologia do século XXI e o
meio sociocultural envolvente; e contribuindo para o desenvolvimento 1. Trabalho em Família - “A Cozinha é um
da literacia científica e tecnológica de todos os envolvidos nas diferentes Laboratório”
áreas de competências consignadas no Perfil dos Alunos. 2. Observação de pequenos organismos,
estruturas e materiais com Lupa Binocular
3. A Terra, a Lua e as forças gravíticas: as
Fases da Lua
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