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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  COIMBRA                              GÓIS


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS

                                                                            AE GÓIS: A CIÊNCIA VIVA
                  Áreas científicas principais: Ciências Experimentais      AO KM 270 DA N2
                  Parceiros: Escola Superior Agrária de Coimbra, Observatório Astro-
                  nómico da Universidade de Coimbra, Centro de Ecologia Funcional
                  da Universidade de Coimbra, Clube Eco-Escolas do AE Góis
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º
                  Ciclos do Ensino Básico
                  Comunidade envolvida: Comunidade Escolar




                  O Projeto Educativo do AE Góis define, na sua missão, a promoção da
                  formação integral dos seus alunos, a qualidade dos serviços prestados,
                  bem como a garantia da igualdade de oportunidades e da igualdade de
                  género na frequência, no acesso e no sucesso educativo. Assim, entre os
                  objetivos que nortearam esta operação, destacam-se:
                  •  A sensibilização para a importância das Ciências na interpretação e
                    estudo de fenómenos naturais do dia-a-dia, estimulando o seu inte-
                    resse, curiosidade e aquisição de conhecimentos;
                  •  O desenvolvimento do espírito crítico e criativo, através de melhores
                    capacidades de observação, planeamento, pesquisa e raciocínio, e da
                    aquisição de capacidades organizativas e de métodos de trabalho;
                  •  O envolvimento em atividades lúdico-pedagógicas, fomentando o
                    relacionamento interpessoal;
                  Nas sessões semanais do CCVnE, em articulação com a componente
                  curricular a as Aprendizagens Essenciais definidas para cada nível de
                  ensino, o estudo das Ciências baseou-se na descoberta pelas crianças e
                  jovens, através do encontro com um determinado fenómeno, que tenta-
                  ram compreender ou com o qual interagiram, através das suas próprias
                  ações, e da sistematização das observações, através do seu pensamento.
                  A aprendizagem ocorreu a partir da atividade física e mental, da parti-
                  lha de experiências familiares e dúvidas pertinentes, da aquisição de um
                  conjunto de aptidões, nomeadamente de hábitos de trabalho científico
                  e atitudes científicas.
                  A operação envolveu toda a comunidade educativa do Agrupamento:
                  valorizando-se o trabalho prático e experimental, a interdisciplinaridade
                  e o trabalho colaborativo entre todos os docentes envolvidos; contex-
                  tualizando as aprendizagens em situações que se aproximam dos pro-  LEGENDAS:
                  blemas reais que caracterizam a Ciência e a Tecnologia do século XXI e o
                  meio sociocultural envolvente; e contribuindo para o desenvolvimento   1. Trabalho em Família - “A Cozinha é um
                  da literacia científica e tecnológica de todos os envolvidos nas diferentes   Laboratório”
                  áreas de competências consignadas no Perfil dos Alunos.      2. Observação de pequenos organismos,
                                                                               estruturas e materiais com Lupa Binocular
                                                                               3. A Terra, a Lua e as forças gravíticas: as
                                                                               Fases da Lua








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