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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
PORTO GONDOMAR
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTA BÁRBARA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E AMBIENTE PARA TODOS
Áreas científicas principais: Ambiente, Biologia, Física, Geolo-
gia, Química, Sustentabilidade, etc
Parceiros: Centro de Investigação em Astronomia/Astrofísica
da Universidade do Porto; Centro de Educação Ambiental –
Quinta do Passal; Centro Ciência Viva de Vila do Conde; CRE-
-Porto / Universidade Católica Portuguesa; CIIMAR - Centro
Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental; Fábrica
– Centro Ciência Viva de Aveiro; Galeria da Biodiversidade do
Porto; Parque das Serras do Porto; Teach for Portugal
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar até ao 9.º ano
Comunidade envolvida: Associação de Pais e Encarregados
de Educação; Biblioteca escolar; Câmara Municipal de Gondo-
mar; Clube de Informação e Literacia; Clube Roteiros de Escrita;
Departamentos Curriculares
O Agrupamento de Escolas Santa Bárbara integra a rede de Territórios
Educativos de Intervenção Prioritária, uma vez que está demarcado por
um tecido social e cultural muito fragilizado, com problemáticas e espe-
cificidades que se refletem na sua população escolar. Devido ao contexto
socio-económico-cultural desfavorecido, têm sido desenvolvidos planos
de intervenção para viabilizar o reforço das aprendizagens e projetos de
desenvolvimento educativo, onde se insere o Clube Ciência Viva, criado
em 2018/2019.
O Clube Ciência Viva, com o lema “Ciência, Tecnologia e Ambiente para
todos”, tem como finalidade a criação de espaços de aprendizagem com
recurso a metodologias de ensino ativas e experimentais. Assim, tem
sido promotor e divulgador do conhecimento e da cultura científica,
estimulando o desenvolvimento de trabalho colaborativo e de projeto
e a integração e execução de ideias inovadoras. Tem permitido o desen-
volvimento de projetos nas áreas da ciência, tecnologia e ambiente, de
caráter eminentemente prático, mobilizando as várias áreas curriculares
e abrangendo os alunos, desde o Pré-escolar até ao 9.º ano de escolari-
dade, em experiências, trabalhos de grupo e visitas de estudo.
Os protocolos/parcerias estabelecidos com diversas entidades científi-
cas permitiram colmatar a falta de instalações/equipamentos condignos
para a realização de atividades específicas e possibilitaram o desenvol-
vimento de projetos conjuntos, que se distinguiram pela criatividade,
inovação e impacto social, e que permitiram aos alunos, a todos e a cada LEGENDAS:
um, reconhecer a importância do conhecimento e do método científico
no seu percurso futuro. 1. O clube fomenta metodologias de ensino ativas e experimentais.
2. O clube desenvolve projetos de ciência, tecnologia e ambiente.
Numa escola que se deseja totalmente inclusiva e potenciadora do de-
senvolvimento científico e tecnológico, o Clube Ciência Viva surge como 3. O clube fomenta o trabalho colaborativo e permite a integração e execução de ideias
inovadoras.
uma lufada de ar fresco, pois tem contribuído para a melhoria da literacia 4. O jardim da nossa escola é um laboratório vivo.
científica de toda a comunidade educativa, sobretudo dos alunos mais 5. O nosso lema é “Ciência, Tecnologia e Ambiente para todos”.
carenciados e desmotivados pelas atividades escolares.
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