Page 100 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 100

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            PORTO                                GONDOMAR


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTA BÁRBARA                      CIÊNCIA, TECNOLOGIA E AMBIENTE PARA TODOS



            Áreas científicas principais: Ambiente, Biologia, Física, Geolo-
            gia, Química, Sustentabilidade, etc
            Parceiros: Centro de Investigação em Astronomia/Astrofísica
            da Universidade do Porto; Centro de Educação Ambiental –
            Quinta do Passal; Centro Ciência Viva de Vila do Conde; CRE-
            -Porto  /  Universidade  Católica  Portuguesa;  CIIMAR  - Centro
            Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental; Fábrica
            – Centro Ciência Viva de Aveiro; Galeria da Biodiversidade do
            Porto; Parque das Serras do Porto; Teach for Portugal
            Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar até ao 9.º ano
            Comunidade envolvida: Associação de Pais e Encarregados
            de Educação; Biblioteca escolar; Câmara Municipal de Gondo-
            mar; Clube de Informação e Literacia; Clube Roteiros de Escrita;
            Departamentos Curriculares





            O Agrupamento de Escolas Santa Bárbara integra a rede de Territórios
            Educativos de Intervenção Prioritária, uma vez que está demarcado por
            um tecido social e cultural muito fragilizado, com problemáticas e espe-
            cificidades que se refletem na sua população escolar. Devido ao contexto
            socio-económico-cultural desfavorecido, têm sido desenvolvidos planos
            de intervenção para viabilizar o reforço das aprendizagens e projetos de
            desenvolvimento educativo, onde se insere o Clube Ciência Viva, criado
            em 2018/2019.
            O Clube Ciência Viva, com o lema “Ciência, Tecnologia e Ambiente para
            todos”, tem como finalidade a criação de espaços de aprendizagem com
            recurso a metodologias de ensino ativas e experimentais. Assim, tem
            sido promotor e divulgador do conhecimento e da cultura científica,
            estimulando o desenvolvimento de trabalho colaborativo e de projeto
            e a integração e execução de ideias inovadoras. Tem permitido o desen-
            volvimento de projetos nas áreas da ciência, tecnologia e ambiente, de
            caráter eminentemente prático, mobilizando as várias áreas curriculares
            e abrangendo os alunos, desde o Pré-escolar até ao 9.º ano de escolari-
            dade, em experiências, trabalhos de grupo e visitas de estudo.
            Os protocolos/parcerias estabelecidos com diversas entidades científi-
            cas permitiram colmatar a falta de instalações/equipamentos condignos
            para a realização de atividades específicas e possibilitaram o desenvol-
            vimento de projetos conjuntos, que se distinguiram pela criatividade,
            inovação e impacto social, e que permitiram aos alunos, a todos e a cada   LEGENDAS:
            um, reconhecer a importância do conhecimento e do método científico
            no seu percurso futuro.                                      1. O clube fomenta metodologias de ensino ativas e experimentais.
                                                                         2. O clube desenvolve projetos de ciência, tecnologia e ambiente.
            Numa escola que se deseja totalmente inclusiva e potenciadora do de-
            senvolvimento científico e tecnológico, o Clube Ciência Viva surge como   3. O clube fomenta o trabalho colaborativo e permite a integração e execução de ideias
                                                                         inovadoras.
            uma lufada de ar fresco, pois tem contribuído para a melhoria da literacia   4. O jardim da nossa escola é um laboratório vivo.
            científica de toda a comunidade educativa, sobretudo dos alunos mais   5. O nosso lema é “Ciência, Tecnologia e Ambiente para todos”.
            carenciados e desmotivados pelas atividades escolares.



                                                                    100
   95   96   97   98   99   100   101   102   103   104   105