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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
BRAGA VILA NOVA DE FAMALICÃO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. MARIA II – VILA
NOVA DE FAMALICÃO
CIÊNCIA NO PÁTIO
Áreas científicas principais: Física, Química, Biologia, TIC DA NOSSA ESCOLA
Parceiros: Centro Ciência Viva de Guimarães – “Curtir Ciência”;
Universidade Lusíada Norte; Faculdade de Ciências da Univer-
sidade do Porto; ICVS – Universidade do Minho, Grupo Scien-
tia – Universidade do Minho; CITEVE; Câmara de Vila Nova de
Famalicão
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico
Comunidade envolvida: Alunos, Professores, Encarregados
de Educação
O Clube Ciência Viva na Escola é um espaço aberto a toda a comunidade,
onde se promove o acesso a práticas científicas inovadoras e onde se
desenvolvem atividades que não ficam restritas a um espaço físico, mas
que se estendam para além dos “muros” da sala de aula ou da própria
escola. Este foi precisamente o mote que deu origem ao nosso slogan e
ao nome do blog de divulgação de todas as suas atividades: “Ciência no
pátio da nossa escola”
Como forma de cumprir o seu duplo propósito de contribuir para a edu-
cação STEM, tanto em contexto formal como não formal, o clube adotou
duas dinâmicas de funcionamento. São assegurados dois tempos letivos
semanais destinados a atividades com alunos em contexto não formal,
onde são propostas práticas laboratoriais, trabalhos de projeto ou ativi-
dades experimentais com recurso ao smartphone. Este período semanal
é também usado para planificar atividades e organizar kits de material
que possam ser levados às escolas do primeiro ciclo. Os alunos do clube
trabalham com colegas de diferentes níveis de ensino em projetos es-
pecíficos, integrados no trabalho em sala de aula e no currículo. É o caso
de projetos como o concurso de brinquedos elaborados com material
elétrico reciclado ou a participação no concurso “Os nossos avós eram
cientistas”. As demais atividades são integradas no currículo dos alunos e
incluem visitas de estudo a centros de investigação, laboratórios, saídas
de campo, desenvolvimento de materiais e protótipos, participação em
congressos e concursos, dinamização de workshops e o desenvolvimen- LEGENDAS:
to de projetos com recurso a metodologias de resolução de problemas, 1. Estudo da Biodiversidade nos
inquiry e design thinking. Ecossistemas Ribeirinhos - Parceria
O Clube Ciência Viva na Escola constitui uma mais valia, não só para os com a Universidade do Minho
alunos, que reconhecem o clube como um espaço de possibilidade, mas 2. Atividade sobre a Ciência do Pão
Parceria CCV Guimarães
também para a escola, na medida em que permite a criação de dinâmi- 3. Reconhecimento do Município
cas de trabalho colaborativo entre docentes, entre a escola e centros de pelo trabalho desenvolvido no
investigação, entre clubes do mesmo município e à escala nacional. Esta Clube
dinâmica já trouxe vários prémios e distinções (Melhor Apresentação no 4. Workshop de reciclagem de equi-
XIV Congresso Jovens Geocientistas, Galardão Inovação, Conhecimento pamentos elétricos e construção
de brinquedos - Parceria com a
e Desenvolvimento Científico, 2.º Prémio no Concurso Os nossos Avós Universidade Lusíada
Eram Cientístas, Selo Nacional eTwinning, Selo Europeu eTwinning, Pré-
mio Nacional eTwinning 2020), o que constitui um incentivo a continuar
este trabalho reconhecido e valorizado por todos.
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