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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
BRAGA VILA NOVA DE FAMALICÃO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CAMILO CASTELO
BRANCO – EB 2,3 JÚLIO BRANDÃO
Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Estudo do
Meio, Educação Artística, Educação Visual, TIC
Parceiros: Parque da Devesa (Município de Vila Nova de Fama- “PASSINHO A PASSINHO
licão), Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto, Aca-
demia de Robótica, Famasete. COM A CIÊNCIA!”
Níveis/Anos de Escolaridade: 3.º, 5.º e 8.º anos
Comunidade envolvida: Escolar
O projeto Marka: Biodiversidade local – Conhecer para preservar, tem
como objetivo construir um currículo identitário resultante da articu-
lação do currículo nacional com o conteúdo associado ao património
local. Deste modo, os alunos podem assumir-se como difusores do co-
nhecimento, intervindo numa reformulação da educação que transfor-
me o meio local num contexto onde todos se sintam conscientemente
integrados numa rede de relações e projetos. Tendo em conta estes pres-
supostos, foram escolhidas como entidades parceiras o desenvolvimen-
to do conteúdo local: “Biodiversidade local – Conhecer para preservar o
tritão-de-ventre- laranja”, o Parque da Devesa, Galeria da Biodiversidade
– Centro de ciência Viva do Porto, Academia de Robótica e uma empre-
sa de software local – Famasete. Ao longo do ano letivo foram levadas
acabo diferentes atividades de divulgação do conteúdo através da rea-
lização de ações de informação (capacitação de professores), visitas de
estudo, oficinas, culminando na criação de um livro digital e construção
de uma App com base nos materiais realizados ao longo do ano letivo.
Foi selecionado um conteúdo transversal abordado no 3.º ano na disci-
plina de Estudo do Meio e nos 5.º e 8.º anos na disciplina Ciências Na-
turais (Esquema 1). As atividades desenvolvidas ao longo do ano foram
organizadas em 4 desafios:
• Desafio I – workshop/oficina de formação para os alunos pelas enti-
dades parceiras, de modo a trabalharem o conteúdo científico local;
• Desafio II – Trabalho do conteúdo local na área disciplinar científica,
fazendo a articulação com o currículo nacional, concretizando-se o
apreendido num infográfico sobre a espécie em estudo;
• Desafio III – Expressão artística do apreendido nos desafios I e II, de-
senvolvido nas áreas de expressões artísticas;
• Desafio IV – Apresentação à comunidade do trabalho desenvolvido: LEGENDAS:
exposição dos infográficos, produtos artísticos e produtos intelec-
tuais colaborativos: App e revista digital. 1. Oficina com alunos com entidade parceira (Parque da Devesa, Vila Nova Famalicão)
2. Oficina com alunos com entidade parceira (Parque da Devesa, Vila Nova Famalicão) -
Recolha de amostras de exemplares para análise.
3. Oficina com alunos com entidade parceira (Parque da Devesa, Vila Nova Famalicão) -
Recolha de amostras de exemplares para análise.
4. Oficina com alunos com entidade parceira (Galeria da Biodiversidade, Centro de Ciência
Viva no Porto)
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