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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DO MINHO
alunos. Ao analisar as práticas, observou-se, que, globalmen-
te, ao longo do desenvolvimento do projeto as investigações
realizadas começaram a ficar cada vez mais adaptadas à idade,
Teresa Vilaça gostos, curiosidades, perfil e dificuldades de aprendizagem
Professora Auxiliar no Instituto dos alunos em ciências.
de Educação da Universidade
do Minho. (Investigadora “Bora Lá”… aprender ciências é a motivação principal dos alu-
interdisciplinar, do Centro de nos que participam nas atividades disseminadas a partir des-
Investigação em Estudos da te Clube. Entre os seus principais objetivos, o Clube visa criar
Criança). uma rede, entre as escolas do Agrupamento de Escolas de
Moure e Ribeira do Neiva, entre alunos e cientistas e entre
Agrupamentos, para desenvolver os conhecimentos proces-
sual e substantivo dos alunos do 1.º ao 9.º ano, em temas que
se cruzam com os currículos das disciplinas de Ciências, numa
articulação intencional entre a aprendizagem formal e não
O objetivo desta parceria com o Agrupamento de Escolas de formal. A maior parte das atividades laboratoriais e de campo
Vila Verde foi encorajar a criação pelos docentes de uma co- realizadas pretendem que os alunos: i) melhorem o seu gosto
munidade de prática que recolhesse dados durante o projeto pela aprendizagem das ciências; ii) aumentem a sua curiosi-
para refletir, individualmente e em grupo colaborativo, sobre dade científica; iii) melhorem os seus resultados de aprendiza-
as seguintes questões: Porque é que os alunos gostam de fazer gem nas aulas de ciências; iv) desenvolvam a sua autonomia
investigações em Ciências? Só é possível fazer investigação em na realização de atividades laboratoriais e de campo. Um dos
ciências quando se fazem atividades práticas ou experimen- impactos principais da ação deste clube é o desenvolvimento
tais no laboratório/sala de aula? As atividades do projeto que das competências dos alunos para comunicar as aprendiza-
não são de prática laboratorial podem ser mais investigativas gens que realizam nas Feiras de Ciência e os efeitos positivos
do que algumas atividades laboratoriais experimentais? Este que esta divulgação tem na perceção da comunidade sobre a
projeto, mostrou a possibilidade de múltiplas formas de fazer relação entre a Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente.
investigação, com diferentes formas de apoio dos professores
e diferentes graus de participação e tomadas de decisão dos
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