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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA


            INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

            UNIVERSIDADE DO MINHO


                                                                      alunos. Ao analisar as práticas, observou-se, que, globalmen-
                                                                      te, ao longo do desenvolvimento do projeto as investigações
                                                                      realizadas começaram a ficar cada vez mais adaptadas à idade,
                                    Teresa Vilaça                     gostos, curiosidades, perfil e dificuldades de aprendizagem
                                    Professora Auxiliar no Instituto   dos alunos em ciências.
                                    de Educação da Universidade
                                    do Minho. (Investigadora          “Bora Lá”… aprender ciências é a motivação principal dos alu-
                                    interdisciplinar, do Centro de    nos que participam nas atividades disseminadas a partir des-
                                    Investigação em Estudos da        te Clube. Entre os seus principais objetivos, o Clube visa criar
                                    Criança).                         uma rede, entre as escolas do Agrupamento de Escolas de
                                                                      Moure e Ribeira do Neiva, entre alunos e cientistas e entre
                                                                      Agrupamentos, para desenvolver os conhecimentos proces-
                                                                      sual e substantivo dos alunos do 1.º ao 9.º ano, em temas que
                                                                      se cruzam com os currículos das disciplinas de Ciências, numa
                                                                      articulação  intencional  entre  a  aprendizagem  formal  e  não
            O objetivo desta parceria com o Agrupamento de Escolas de   formal. A maior parte das atividades laboratoriais e de campo
            Vila Verde foi encorajar a criação pelos docentes de uma co-  realizadas pretendem que os alunos: i) melhorem o seu gosto
            munidade de prática que recolhesse dados durante o projeto   pela aprendizagem das ciências; ii) aumentem a sua curiosi-
            para refletir, individualmente e em grupo colaborativo, sobre   dade científica; iii) melhorem os seus resultados de aprendiza-
            as seguintes questões: Porque é que os alunos gostam de fazer   gem nas aulas de ciências; iv) desenvolvam a sua autonomia
            investigações em Ciências? Só é possível fazer investigação em   na realização de atividades laboratoriais e de campo. Um dos
            ciências quando se fazem atividades práticas ou experimen-  impactos principais da ação deste clube é o desenvolvimento
            tais no laboratório/sala de aula? As atividades do projeto que   das competências dos alunos para comunicar as aprendiza-
            não são de prática laboratorial podem ser mais investigativas   gens que realizam nas Feiras de Ciência e os efeitos positivos
            do que algumas atividades laboratoriais experimentais? Este   que esta divulgação tem na perceção da comunidade sobre a
            projeto, mostrou a possibilidade de múltiplas formas de fazer   relação entre a Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente.
            investigação, com diferentes formas de apoio dos professores
            e diferentes graus de participação e tomadas de decisão dos

































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