Page 333 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 333
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
INSTITUTOS DE CIÊNCIA, CULTURA E CONHECIMENTO
LIP – LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO E FÍSICA DE PARTÍCULAS (www.lip.pt)
O LIP formou uma parceria com a Escola Se-
cundária de São Pedro, Vila Real, para o apoio
científico e logístico do Clube Ciência Viva na Destacam-se:
Escola. Desde a formação do Clube que se têm · · Palestras na Escola (presenciais e virtuais/online), em
realizado várias atividades com cientistas do LIP e professores particular “O Lado Escuro do Universo” [presencial] e “Ex-
e alunos da E.S. São Pedro, que testemunham a vitalidade des- plica-me…como se tivesse 5 anos” [online].
te Clube e o sucesso da sua implementação na E.S. São Pedro. · · Participação nas Masterclasses Internacionais em Física
de Partículas na UTAD em Vila Real de professores e alu-
Por este meio damos testemunho de uma escola com um pa- nos da Escola Secundária São Pedro.
pel importante na promoção da curiosidade, da ciência e tec-
nologia, da cultura científica, e que permite também ao LIP e · · Apoio científico a várias atividades do Clube Ciência Viva
ao CERN chegar mais longe e a escolas do interior norte e do na Escola.
Portugal profundo. · · Apoio científico à participação na Celebração do “World
Wide Data Day”, uma atividade realizada online na es-
Pedro T. Abreu cola, em que se analisam dados reais recolhidos nas ex-
Investigador e Coordenador para a Divulgação no LIP, Prof. periências no CERN; sessão de discussão moderada por
Associado c/ Agregação do Dep. Física do Instituto Superior Pedro Abreu.
Técnico
· · Apoio científico à participação de equipas de alunos da
E.S.São Pedro na competição internacional “Beamline for
Schools at CERN”. Nesta grande competição os alunos fa-
zem uma proposta de experiência a realizar numa linha
de feixe no CERN, tendo alunos desta escola chegado à
lista reduzida para prémios no ano de 2019.
CLUBE UNESCO CIÊNCIA, TRADIÇÃO E CULTURA (CTEC)
O Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura (CTeC) tem como A parceria com o Agrupamen-
finalidade contribuir para a salvaguarda da memória coletiva to de Escolas Nuno Gonçalves
através da preservação das tradições e da cultura portuguesas. (AENG), no âmbito do Projeto
A Tradição à Luz da Ciência,
tem-se revelado muito estimu-
lante e produtiva. Foram realizadas diversas ações: reuniões
Para atingir esta finalidade centra-se em três objetivos dis- de coordenação, workshops para professores, planificação de
tintos, mas interligados: atividades, elaboração de materiais que promovem conheci-
1. Pesquisar aspetos relacionados com as nossas tradições e mentos científicos e capacidades investigativas, tendo sempre
explicá-las do ponto de vista científico recorrendo a diver- por base tradições portuguesas explicadas do ponto de vista
sas áreas como a Biologia, a Geologia, a Física e a Química. científico (estão a ser ultimados dois livros temáticos, diversas
2. Construir materiais e recursos didáticos que permitam fichas de atividades práticas experimentais, alguns jogos didá-
maior conhecimento e valorização da cultura e das tra- ticos, workshops e visitas de estudo). A parceria CTeC e AENG
dições portuguesas. têm, efetivamente, contribuído para a promoção científica dos
alunos!
3. Divulgar materiais, recursos e conhecimentos para maior
valorização das tradições e da cultura portuguesas.
333