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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA


                  INSTITUTOS DE CIÊNCIA, CULTURA E CONHECIMENTO

                  LIP – LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO E FÍSICA DE PARTÍCULAS (www.lip.pt)


                  O LIP formou uma parceria com a Escola Se-
                  cundária de São Pedro, Vila Real, para o apoio
                  científico e logístico do Clube Ciência Viva na              Destacam-se:
                  Escola. Desde a formação do Clube que se têm                 · ·  Palestras na Escola (presenciais e virtuais/online), em
                  realizado várias atividades com cientistas do LIP e professores   particular “O Lado Escuro do Universo” [presencial] e “Ex-
                  e alunos da E.S. São Pedro, que testemunham a vitalidade des-  plica-me…como se tivesse 5 anos” [online].
                  te Clube e o sucesso da sua implementação na E.S. São Pedro.  · ·  Participação nas Masterclasses Internacionais em Física
                                                                                 de Partículas na UTAD em Vila Real de professores e alu-
                  Por este meio damos testemunho de uma escola com um pa-        nos da Escola Secundária São Pedro.
                  pel importante na promoção da curiosidade, da ciência e tec-
                  nologia, da cultura científica, e que permite também ao LIP e   · ·  Apoio científico a várias atividades do Clube Ciência Viva
                  ao CERN chegar mais longe e a escolas do interior norte e do   na Escola.
                  Portugal profundo.                                           · ·  Apoio científico à participação na Celebração do “World
                                                                                 Wide Data Day”, uma atividade realizada online na es-
                  Pedro T. Abreu                                                 cola, em que se analisam dados reais recolhidos nas ex-
                  Investigador e Coordenador para a Divulgação no LIP,  Prof.    periências no CERN; sessão de discussão moderada por
                  Associado c/ Agregação do Dep. Física do Instituto Superior    Pedro Abreu.
                  Técnico
                                                                               · ·  Apoio científico à participação de equipas de alunos da
                                                                                 E.S.São Pedro na competição internacional “Beamline for
                                                                                 Schools at CERN”. Nesta grande competição os alunos fa-
                                                                                 zem uma proposta de experiência a realizar numa linha
                                                                                 de feixe no CERN, tendo alunos desta escola chegado à
                                                                                 lista reduzida para prémios no ano de 2019.





                  CLUBE UNESCO CIÊNCIA, TRADIÇÃO E CULTURA (CTEC)



                  O Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura (CTeC) tem como   A parceria com o Agrupamen-
                  finalidade contribuir para a salvaguarda da memória coletiva   to de Escolas Nuno Gonçalves
                  através da preservação das tradições e da cultura portuguesas.   (AENG), no âmbito do  Projeto
                                                                            A  Tradição à Luz da Ciência,
                                                                            tem-se revelado muito estimu-
                                                                            lante e produtiva. Foram realizadas diversas ações: reuniões
                  Para atingir esta finalidade centra-se em três objetivos dis-  de coordenação, workshops para professores, planificação de
                  tintos, mas interligados:                                 atividades, elaboração de materiais que promovem conheci-
                  1. Pesquisar aspetos relacionados com as nossas tradições e   mentos científicos e capacidades investigativas, tendo sempre
                    explicá-las do ponto de vista científico recorrendo a diver-  por base tradições portuguesas explicadas do ponto de vista
                    sas áreas como a Biologia, a Geologia, a Física e a Química.  científico (estão a ser ultimados dois livros temáticos, diversas
                  2. Construir materiais e recursos didáticos que permitam   fichas de atividades práticas experimentais, alguns jogos didá-
                    maior conhecimento e valorização da cultura e das tra-  ticos, workshops e visitas de estudo). A parceria CTeC e AENG
                    dições portuguesas.                                     têm, efetivamente, contribuído para a promoção científica dos
                                                                            alunos!
                  3. Divulgar materiais, recursos e conhecimentos para maior
                    valorização das tradições e da cultura portuguesas.



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