Page 332 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 332
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
INSTITUTOS DE CIÊNCIA, CULTURA E CONHECIMENTO
LABORATÓRIO MAREFOZ | MARE – UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Âmbito da Parceria: Colóquio “Oceano e Alterações Cli- Estiveram presentes várias entidades e o público era compos-
máticas” to maioritariamente por alunos de vários anos de escolaridade
e que se mostraram muito interessados e curiosos com os as-
suntos apresentados.
O Laboratório MAREFOZ teve o prazer de participar no Coló- Este evento promoveu a pró-atividade, a interdisciplinaridade
quio “Oceano e Alterações Climáticas”, que decorreu no dia 7 e o trabalho em equipa, bem como é sinal da preocupação dos
de junho de 2019, com a palestra “E tu, já comeste lixo hoje?” jovens com os problemas ambientais.
que abordou a problemática do lixo marinho.
É de salientar a fantástica organização deste Colóquio que foi
realizado pela turma 8.º E da Escola Secundária Dr. Bernardino
Machado (AE Figueira Mar).
Os alunos desta turma criaram todas as parcerias e sinergias
necessárias para que o Colóquio passasse de uma ideia à rea-
lidade: convidaram oradores, desenharam o póster, trataram
de toda a parte logística para que este evento se realizasse no
Auditório do Museu Municipal Santos Rocha, fizeram a divul-
gação antes e após o evento (criaram email de contacto, site,
redes sociais, e notas de imprensa para os jornais regionais) e
forneceram todo o apoio técnico durante a concretização do
Colóquio.
INSTITUTO GULBENKIAN DE CIÊNCIA
Testemunho de Ana Lúcia Mena
Coordenadora da Unidade de Public Engagement
No âmbito das atividades que organizo no Instituto Gulbenkian
de Ciência (IGC), contacto com várias escolas, professores e
alunos. Os alunos da Escola Básica e Secundária da Cidadela
têm-me maravilhado pelas valências essenciais a uma cidada-
nia ativa que demonstram ter. Por certo, o gabinete GuIA em
muito contribui para esta realidade.
A colaboração entre o IGC e esta escola iniciou-se, com o proje-
to LabEscolas. Este ambicioso projeto culminava na escrita de
um mini-projeto científico seguido de uma apresentação aos as gerações mais novas a organizarem com tanto sucesso um
cientistas do IGC. O profissionalismo dos alunos muito impres- evento, desde a escolha do tema, seleção e convite dos orado-
sionou a comunidade científica do IGC, que não conseguiu res, organização logística com catering incluído e ofertas aos
distinguir os alunos com melhor e pior desempenho escolar. oradores, e uma moderação da conversa inteligente e bem
fundamentada.
Mais recentemente participei em Cafés de Ciência organizados
pelos alunos do GuIA - Clube Ciência Viva, como oradora em Desejo longa vida ao GuIA e que o sucesso deste gabinete/
2019. Podemo-nos sentir confiantes no futuro quando vimos Clube possa ser replicado noutras escolas.
332