Page 331 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 331

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA


                  INSTITUTOS DE CIÊNCIA, CULTURA E CONHECIMENTO

                  PARQUE DA DEVESA, MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO


                  Âmbito da parceria: colaboração através da oferta de ser-  Em resumo, a parceria entre o Parque da Devesa/ Município de
                  viço educativo ambiental do Parque da Devesa              Vila Nova de Famalicão e o Projeto Marka do Agrupamento de
                                                                            Escolas Camilo Castelo Branco tem sido uma mais valia para
                                                                            ambas as partes, aproveitando sinergias não só na dinamiza-
                                                                            ção de atividades, como na aprendizagem sobre a natureza in
                  O projeto Marka tem permitido que muitas centenas de crian-  loco, e na vivência ao ar livre.
                  ças e jovens conheçam melhor as estratégias para promoção
                  da biodiversidade no Parque da Devesa, e assim possam con-
                  tribuir para a proteção deste espaço e da natureza em geral.
                  Disso foi exemplo o tema do ano letivo 2019/2020, o Tritão-
                  -ventre-laranja, que trouxe ao Parque da Devesa mais de 700
                  crianças e jovens. Na área desportiva, o percurso de orienta-
                  ção, em anos anteriores, permitiu também que outros grupos,
                  escolares ou não, possam tirar proveito dos marcos e saberes
                  que o projeto disponibilizou. No aspeto artístico e cultural, os
                  eventos “Spooky Families” trouxeram, para além das crianças,
                  muitas famílias ao Parque da Devesa, dinamizando o respetivo
                  Anfiteatro.




                  OBSERVATÓRIO AEROESPACIAL DE ODIVELAS


                  CRIADO PELA ASSOCIAÇÃO OBSERVATÓRIO AEROESPACIAL AMADORES DE SATÉLITE–CT (AMSAT-CT)


                  Parceria da AEBF desde 2018, a AMSAT-CT é uma ONG para
                  a educação e desenvolvimento, habilitada na exploração ra-
                  dioelétrica de meios aeroespaciais, que criou o observatório
                  em 1998, focado no ensino experimental das ciências da rádio
                  e exploração espacial de satélites remotos e tripulados. Espaço
                  aberto às escolas, permite ver, conhecer e utilizar as tecnolo-
                  gias e práticas científicas. Em ambiente interativo, desenvolve
                  a comunicação e competências de colaboração na execução e
                  conversão entre a linguagem teórica e a exploração material,
                  que resultam em complexas ligações a longa distância sem
                  meios físicos de transmissão. Permite simular lançamento e
                  recolha de pequenos satélites e radiossondas, usando balões
                  e foguetes, e aceder a satélites polares e geoestacionários, de-
                  dicados às radiocomunicações do serviço amador, que o Ob-
                  servatório Aeroespacial permite explorar.

                  Da parceria resultou a montagem de um foguete e a instalação   LEGENDAS:
                  de um observatório aeroespacial, o CS5OBF, autorizado pela   1.  Vista geral do Observatório Aeroespacial dotado de meios informáticos, servidores,
                  ANACOM, dotado de meios de transmissão, operados pelos       sistemas de rastreio, processamento de imagem, voz e dados de satélites meteorológicos,
                                                                               remotos e tripulados.
                  alunos em programas experimentais que integram meios e
                  disciplinas, da televisão às ligações por satélite de voz e dados,
                  tal como a exploração cívica das radiocomunicações de emer-
                  gência em Proteção Civil.
                                                                         331
   326   327   328   329   330   331   332   333   334   335   336