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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
INSTITUTOS DE CIÊNCIA, CULTURA E CONHECIMENTO
PARQUE DA DEVESA, MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO
Âmbito da parceria: colaboração através da oferta de ser- Em resumo, a parceria entre o Parque da Devesa/ Município de
viço educativo ambiental do Parque da Devesa Vila Nova de Famalicão e o Projeto Marka do Agrupamento de
Escolas Camilo Castelo Branco tem sido uma mais valia para
ambas as partes, aproveitando sinergias não só na dinamiza-
ção de atividades, como na aprendizagem sobre a natureza in
O projeto Marka tem permitido que muitas centenas de crian- loco, e na vivência ao ar livre.
ças e jovens conheçam melhor as estratégias para promoção
da biodiversidade no Parque da Devesa, e assim possam con-
tribuir para a proteção deste espaço e da natureza em geral.
Disso foi exemplo o tema do ano letivo 2019/2020, o Tritão-
-ventre-laranja, que trouxe ao Parque da Devesa mais de 700
crianças e jovens. Na área desportiva, o percurso de orienta-
ção, em anos anteriores, permitiu também que outros grupos,
escolares ou não, possam tirar proveito dos marcos e saberes
que o projeto disponibilizou. No aspeto artístico e cultural, os
eventos “Spooky Families” trouxeram, para além das crianças,
muitas famílias ao Parque da Devesa, dinamizando o respetivo
Anfiteatro.
OBSERVATÓRIO AEROESPACIAL DE ODIVELAS
CRIADO PELA ASSOCIAÇÃO OBSERVATÓRIO AEROESPACIAL AMADORES DE SATÉLITE–CT (AMSAT-CT)
Parceria da AEBF desde 2018, a AMSAT-CT é uma ONG para
a educação e desenvolvimento, habilitada na exploração ra-
dioelétrica de meios aeroespaciais, que criou o observatório
em 1998, focado no ensino experimental das ciências da rádio
e exploração espacial de satélites remotos e tripulados. Espaço
aberto às escolas, permite ver, conhecer e utilizar as tecnolo-
gias e práticas científicas. Em ambiente interativo, desenvolve
a comunicação e competências de colaboração na execução e
conversão entre a linguagem teórica e a exploração material,
que resultam em complexas ligações a longa distância sem
meios físicos de transmissão. Permite simular lançamento e
recolha de pequenos satélites e radiossondas, usando balões
e foguetes, e aceder a satélites polares e geoestacionários, de-
dicados às radiocomunicações do serviço amador, que o Ob-
servatório Aeroespacial permite explorar.
Da parceria resultou a montagem de um foguete e a instalação LEGENDAS:
de um observatório aeroespacial, o CS5OBF, autorizado pela 1. Vista geral do Observatório Aeroespacial dotado de meios informáticos, servidores,
ANACOM, dotado de meios de transmissão, operados pelos sistemas de rastreio, processamento de imagem, voz e dados de satélites meteorológicos,
remotos e tripulados.
alunos em programas experimentais que integram meios e
disciplinas, da televisão às ligações por satélite de voz e dados,
tal como a exploração cívica das radiocomunicações de emer-
gência em Proteção Civil.
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