Page 325 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 325

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA


                  INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

                  DEP. DE ENGENHARIA QUÍMICA DA FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA


                  Âmbito da parceria: Ciclo de palestras Investigadores na
                  Escola, de divulgação de ciência e tecnologia.




                  Breve testemunho da Eng. Maria da Graça Rasteiro:

                  Atualmente a sociedade coloca muita atenção nos problemas
                  associados aos vários tipos de emissões que são libertadas no
                  ambiente e em como atuar de uma forma mais eficaz e “verde”
                  no tratamento dos efluentes resultantes. Nesta palestra abor-
                  dou-se esta temática, com maior foco na libertação de emis-
                  sões em ambiente industrial e, numa perspetiva de Engenha-
                  ria, em particular de Engenharia Química, procurou-se discutir   A título de exemplo, refere-se, no panorama fabril, o conceito
                  como lidar com este problema.                             da fábrica fechada, a integração energética, otimização e con-
                                                                            trolo do processo, entre outros. Já ao nível do tratamento de
                  Assim, identificaram-se os desafios atuais ao nível energético,   efluentes e da necessidade de reciclagem referiram-se abor-
                  água, alimentar, matérias primas, etc., associados ao cresci-  dagens para lidar com contaminantes recalcitrantes, aprovei-
                  mento da população e contribuindo para o aquecimento glo-  tamento de lamas de ETARs, reutilização das águas tratadas
                  bal e alterações climáticas, e tentou-se propor soluções para   nomeadamente na irrigação e ainda a reciclagem de vários
                  ultrapassar ou minorar esses desafios.                    materiais numa perspetiva de economia circular.




                  UNIDADE DE I&D QUÍMICA-FÍSICA MOLECULAR, DEP. DE QUÍMICA DA FAC. DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNIV. DE COIMBRA



                  Âmbito da parceria: Ciclo de seminários Ensinar mais e
                  melhor, inspiradores de práticas inovadoras no ensino de
                  ciências.                                                    A realização da palestra Educação em Ciências para
                                                                               a Sustentabilidade, Educação em Química e Química
                                                                               Verde, decorreu do reconhecimento da importância
                                                                               de:
                  Breve testemunho da doutora Maria Arminda Pedrosa            i.  conhecimentos de ciências para compreender pro-
                                                                                 blemas de sustentabilidade atuais e de Química Ver-
                  Do reconhecimento dos sérios problemas que a humanidade        de para resolver ou mitigar alguns;
                  vem enfrentando emergiram, no âmbito da Organização das      ii. escolas e professores, se envolverem em processos
                  Nações Unidas, a Agenda 21, primeiro, e a Agenda 2030. Esta    necessários para, nos seus contextos próprios e numa
                  Agenda incorpora perspetivas de sustentabilidade e estabe-     perspetiva de desenvolvimento das suas competên-
                  lece metas ambiciosas nas suas múltiplas dimensões, desig-     cias, promoverem explicitamente educação para a
                  nadamente social e ambiental. Os progressos na consecução      sustentabilidade;
                  destas metas reclamam o reconhecimento da importância de
                  incorporar, transversalmente nas sociedades, educação para a   iii.  espaços e tempos de reflexão e diálogo entre pro-
                  sustentabilidade.                                              fessores de diferentes disciplinas e destes com os alu-
                                                                                 nos, também numa perspetiva de desenvolvimento
                                                                                 de competências.






                                                                         325
   320   321   322   323   324   325   326   327   328   329   330