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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DEP. DE ENGENHARIA QUÍMICA DA FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Âmbito da parceria: Ciclo de palestras Investigadores na
Escola, de divulgação de ciência e tecnologia.
Breve testemunho da Eng. Maria da Graça Rasteiro:
Atualmente a sociedade coloca muita atenção nos problemas
associados aos vários tipos de emissões que são libertadas no
ambiente e em como atuar de uma forma mais eficaz e “verde”
no tratamento dos efluentes resultantes. Nesta palestra abor-
dou-se esta temática, com maior foco na libertação de emis-
sões em ambiente industrial e, numa perspetiva de Engenha-
ria, em particular de Engenharia Química, procurou-se discutir A título de exemplo, refere-se, no panorama fabril, o conceito
como lidar com este problema. da fábrica fechada, a integração energética, otimização e con-
trolo do processo, entre outros. Já ao nível do tratamento de
Assim, identificaram-se os desafios atuais ao nível energético, efluentes e da necessidade de reciclagem referiram-se abor-
água, alimentar, matérias primas, etc., associados ao cresci- dagens para lidar com contaminantes recalcitrantes, aprovei-
mento da população e contribuindo para o aquecimento glo- tamento de lamas de ETARs, reutilização das águas tratadas
bal e alterações climáticas, e tentou-se propor soluções para nomeadamente na irrigação e ainda a reciclagem de vários
ultrapassar ou minorar esses desafios. materiais numa perspetiva de economia circular.
UNIDADE DE I&D QUÍMICA-FÍSICA MOLECULAR, DEP. DE QUÍMICA DA FAC. DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNIV. DE COIMBRA
Âmbito da parceria: Ciclo de seminários Ensinar mais e
melhor, inspiradores de práticas inovadoras no ensino de
ciências. A realização da palestra Educação em Ciências para
a Sustentabilidade, Educação em Química e Química
Verde, decorreu do reconhecimento da importância
de:
Breve testemunho da doutora Maria Arminda Pedrosa i. conhecimentos de ciências para compreender pro-
blemas de sustentabilidade atuais e de Química Ver-
Do reconhecimento dos sérios problemas que a humanidade de para resolver ou mitigar alguns;
vem enfrentando emergiram, no âmbito da Organização das ii. escolas e professores, se envolverem em processos
Nações Unidas, a Agenda 21, primeiro, e a Agenda 2030. Esta necessários para, nos seus contextos próprios e numa
Agenda incorpora perspetivas de sustentabilidade e estabe- perspetiva de desenvolvimento das suas competên-
lece metas ambiciosas nas suas múltiplas dimensões, desig- cias, promoverem explicitamente educação para a
nadamente social e ambiental. Os progressos na consecução sustentabilidade;
destas metas reclamam o reconhecimento da importância de
incorporar, transversalmente nas sociedades, educação para a iii. espaços e tempos de reflexão e diálogo entre pro-
sustentabilidade. fessores de diferentes disciplinas e destes com os alu-
nos, também numa perspetiva de desenvolvimento
de competências.
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