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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA


                  INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

                  INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA


                  No âmbito do Clube de Ciência Viva foi realizado um protocolo
                  entre o Agrupamento de Escolas Henrique Sommer e a Escola
                  Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria,
                  do qual resultou uma proposta de uma primeira apresenta-
                  ção “Dicas Amigas do Ambiente”.
                  Na apresentação efetuada pela mão da Docente Investigado-
                  ra do Politécnico de Leiria Rita Ascenso foram partilhadas
                  ideias e concretização de ideias ecológicas, económicas e de
                  entretenimento, sempre amigas de Ambiente, que possam ser
                  postas em prática por cada um de nós, sejamos alunos ou pro-
                  fessores.

















                  INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO (IST)



                  Testemunho da Dra. Natália Rocha                          Para a nossa Instituição é uma mais-valia poder criar momen-
                  Responsável do Serviço Educativo dos Museus do IST        tos pedagógicos com as coleções dos museus do IST e foi mui-
                                                                            to gratificante poder acolher e aprender com todos os envol-
                  A parceria com o Agrupamento de Escolas Luís de Camões, no-  vidos.
                  meadamente com os Clubes de Ciência Viva, materializa a es-
                  tratégia de comunicação e sensibilização do Serviço Educativo   Gostaria de salientar o trabalho e o empenho do Diretor dos
                  dos Museus do Técnico, na medida em que nos permite chegar   Museus de Geociências Prof. Manuel Francisco Pereira e todos
                  de forma concreta e incisiva a um número de alunos, natural-  os professores, educadores, alunos e auxiliares.
                  mente recetivos a temas de práticas científicas, promovendo o
                  ensino experimental das ciências e das técnicas.
                  Também foi possível proporcionar aos alunos o acesso a in-
                  fraestuturas, instalações, laboratórios e tecnologias de ponta.
                  A partilha de valores, filosofia e metodologia de trabalho es-
                  tão na base desta parceria que, desde o primeiro momento,
                  transpirou um formato sólido e consistente e um crescimento
                  acumulado de experiências e conquistas conjuntas.

                  Para o Serviço Educativo dos Museus do Técnico, ter a honra de
                  participar numa parceria com esta dimensão nacional, foi um
                  desafio que há um ano atrás (2018) ainda era algo que parecia
                  longe de se concretizar.



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