Page 233 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 233

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  SETÚBAL                              SEIXAL


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS



                  Áreas científicas principais: Conhecimento do Mundo; Estudo do   SABER+ CIÊNCIA - CIÊNCIA EM AÇÃO
                  Meio; Matemática, Ciências Naturais, Física e Química
                  Parceiros: Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica
                  e Tecnológica; MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente;
                  Câmara Municipal do Seixal; AMESeixal - Agência Municipal de Ener-
                  gia do Seixal
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao 9.º ano de
                  escolaridade
                  Comunidade envolvida: Comunidade educativa





                  Neste agrupamento, a Ciência está em todo o lado e todas as oportu-
                  nidades são boas para falar de Ciência. Para gostar de ciência é preciso
                  conhecê-la. Palestras, convidados de diversas áreas científicas; filmes,
                  exposição de cartazes científicos, criação de websites, comemoração
                  de datas associadas à Ciência, difundem a ciência pelas escolas. Com
                  a criação do Jornal “Ciências à Solta” e da página do Clube de Ciência,
                  transborda para a comunidade. Desafios, Olimpíadas, Campeonatos de
                  Cálculo Mental, Astronomia e Físico Química motivam a “Saber + Ciên-
                  cia”, um dos pilares do Clube. Propor aos alunos preparar uma aula, com
                  demonstração experimental é recebida com entusiasmo e descontra-
                  ção. É apenas mais um desafio!
                  Mas, em ciência, conhecer não basta. A ciência questiona, duvida, pro-
                  cura soluções, constrói-se, é dinâmica. Outro pilar do Clube - “Ciência em
                  ação” – esteve na base de muitos projetos: Ciência na sala de aula, Ciên-
                  cia lá fora e Ciência em casa, multiplicaram atividades. Integradas nas ati-
                  vidades curriculares e extracurriculares, em diferentes áreas da ciência:
                  matemática, ciências naturais, química e física: construção de modelos,
                  identificação e caracterização de espécies, experiências com fenómenos
                  óticos, construção de circuitos elétricos e muitas outras.
                  Visitas de estudo, como ao Sapal e ao Oceanário, envolveram atividades
                  interdisciplinares. Os projetos da horta pedagógica, da espiral de aromá-
                  ticas, do borboletário ou do charco, associando o estudo das plantas à
                  ilustração científica, envolvem também a área das artes.
                  O Clube de Ciência tem contribuído para a divulgação da ciência na co-
                  munidade educativa, trazendo Ciência para a escola, motivando a par-
                  ticipação em projetos de ciência fora da sala de aula, levando a ciência
                  para dentro de casa.
                  Mais importante: mostra que ciência tem muitos contributos diferentes,
                  que é acessível a todos e que pode ser feita por todos... e pode ser um
                  caminho de descoberta fascinante com infinitas possibilidades!










                                                                         233
   228   229   230   231   232   233   234   235   236   237   238