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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
SETÚBAL SEIXAL
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS
Áreas científicas principais: Conhecimento do Mundo; Estudo do SABER+ CIÊNCIA - CIÊNCIA EM AÇÃO
Meio; Matemática, Ciências Naturais, Física e Química
Parceiros: Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica
e Tecnológica; MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente;
Câmara Municipal do Seixal; AMESeixal - Agência Municipal de Ener-
gia do Seixal
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao 9.º ano de
escolaridade
Comunidade envolvida: Comunidade educativa
Neste agrupamento, a Ciência está em todo o lado e todas as oportu-
nidades são boas para falar de Ciência. Para gostar de ciência é preciso
conhecê-la. Palestras, convidados de diversas áreas científicas; filmes,
exposição de cartazes científicos, criação de websites, comemoração
de datas associadas à Ciência, difundem a ciência pelas escolas. Com
a criação do Jornal “Ciências à Solta” e da página do Clube de Ciência,
transborda para a comunidade. Desafios, Olimpíadas, Campeonatos de
Cálculo Mental, Astronomia e Físico Química motivam a “Saber + Ciên-
cia”, um dos pilares do Clube. Propor aos alunos preparar uma aula, com
demonstração experimental é recebida com entusiasmo e descontra-
ção. É apenas mais um desafio!
Mas, em ciência, conhecer não basta. A ciência questiona, duvida, pro-
cura soluções, constrói-se, é dinâmica. Outro pilar do Clube - “Ciência em
ação” – esteve na base de muitos projetos: Ciência na sala de aula, Ciên-
cia lá fora e Ciência em casa, multiplicaram atividades. Integradas nas ati-
vidades curriculares e extracurriculares, em diferentes áreas da ciência:
matemática, ciências naturais, química e física: construção de modelos,
identificação e caracterização de espécies, experiências com fenómenos
óticos, construção de circuitos elétricos e muitas outras.
Visitas de estudo, como ao Sapal e ao Oceanário, envolveram atividades
interdisciplinares. Os projetos da horta pedagógica, da espiral de aromá-
ticas, do borboletário ou do charco, associando o estudo das plantas à
ilustração científica, envolvem também a área das artes.
O Clube de Ciência tem contribuído para a divulgação da ciência na co-
munidade educativa, trazendo Ciência para a escola, motivando a par-
ticipação em projetos de ciência fora da sala de aula, levando a ciência
para dentro de casa.
Mais importante: mostra que ciência tem muitos contributos diferentes,
que é acessível a todos e que pode ser feita por todos... e pode ser um
caminho de descoberta fascinante com infinitas possibilidades!
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