Page 236 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 236
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
SETÚBAL SETÚBAL
ESCOLA SECUNDÁRIO DOM MANUEL MARTINS
Áreas científicas principais: Educação Ambiental, CTSA
Parceiros: Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia,
ICNF, Proteção Civil, Secil, EDP, Instituto Politécnico de Setúbal
(em fase protocolar)
Níveis/Anos de Escolaridade: 7.º ao 12.º ano de escolaridade
Comunidade envolvida: Alunos, professores, assistentes ope-
racionais
“EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
O CIAM foi concebido em 2009 por um grupo de alunos de 12.º ano NUM PERCURSO PELA NATUREZA”
(Área de Projeto) e utiliza e valoriza o espaço exterior da DMM dispo- Visitas guiadas para alunos de JI/1.º Ciclo
nibilizando a alunos de Jardim de Infância e 1.º Ciclo um conjunto de Atividades de educação ambiental
atividades de cariz lúdico-experimental que fomentam a curiosidade e a
sensibilidade para questões ambientais e de estudo do meio ambiente.
O CIAM recebe alunos de Jardim de Infância e 1.º Ciclo que realizam
um percurso interpretativo pelo mato de características mediterrânicas,
guiados por alunos monitores do CIAM que com os visitantes dinami-
zam pequenas atividades experimentais/práticas e jogos.
Em 2018, o CIAM encontrava-se em fase de crescimento quando se
candidatou à rede nacional de Clubes Ciência Viva na Escola. Nesta fase
promovia-se a dinamização de atividades de, e para, alunos do 3.º Ciclo
e Ensino Secundário da DMM envolvendo-os cada vez mais no clube e
assumindo-o como seu. Atualmente, o CIAM visa a promoção da educa-
ção ambiental e da literacia científica na sua abordagem CTSA para toda
a comunidade.
Em Março de 2019 as visitas foram suspensas e estamos a reiniciar um
plano de atividades alternativo que consiste na construção de uma “Ca-
derneta de Cromos de Ciência” em que cada “Cromo” é constituído por
uma atividade experimental/prática a ser dinamizada com os alunos de
Jardim de Infância e 1.º Ciclo em casa ou na escola. Desta forma o CIAM
continuará a manter a ligação às escolas básicas circundantes mesmo
em tempo de pandemia. No presente ano letivo os “cromos” e eventuais
kits experimentais e/ou tutoriais em vídeo são elaborados por alunos do
8.º ao 12.º ano de escolaridade. Foi ainda proposto o desafio “A ciência
está viva na DMM?” que visa o desenvolvimento de projetos, jornais de
notícias científicas e ecológicas, bem como a promoção da separação de
resíduos.
O espaço exterior está a ser dinamizado pelas turmas dos cursos profis-
sionais de Proteção Civil no projeto “Guardiões da DMM”.
Em paralelo está a iniciar-se um curso de formação para monitores do
CIAM, exposições e palestras várias. LEGENDAS:
Para saber mais: https://ciam616.wixsite.com/ciamesdmm
1. Vista da sala de trabalho e um acesso ao mato mediterrânico.
2. Grupo de alunos de Jardim de Infância em visita ao CIAM e monitores.
3. Preparação de atividades práticas para receber escola visitante.
4. Participação na atividade “Há festa no parque” promovida pela CMS.
236