Page 236 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 236

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            SETÚBAL                              SETÚBAL


            ESCOLA SECUNDÁRIO DOM MANUEL MARTINS



            Áreas científicas principais: Educação Ambiental, CTSA
            Parceiros: Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia,
            ICNF, Proteção Civil, Secil, EDP, Instituto Politécnico de Setúbal
            (em fase protocolar)
            Níveis/Anos de Escolaridade: 7.º ao 12.º ano de escolaridade
            Comunidade envolvida: Alunos, professores, assistentes ope-
            racionais
                                                                        “EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

            O CIAM foi concebido em 2009 por um grupo de alunos de 12.º ano   NUM PERCURSO PELA NATUREZA”
            (Área de Projeto) e utiliza e valoriza o espaço exterior da DMM dispo-  Visitas guiadas para alunos de JI/1.º Ciclo
            nibilizando a alunos de Jardim de Infância e 1.º Ciclo um conjunto de   Atividades de educação ambiental
            atividades de cariz lúdico-experimental que fomentam a curiosidade e a
            sensibilidade para questões ambientais e de estudo do meio ambiente.
            O CIAM recebe alunos de Jardim de Infância e 1.º Ciclo que realizam
            um percurso interpretativo pelo mato de características mediterrânicas,
            guiados por alunos monitores do CIAM que com os visitantes dinami-
            zam pequenas atividades experimentais/práticas e jogos.
            Em 2018, o CIAM encontrava-se em fase de crescimento quando se
            candidatou à rede nacional de Clubes Ciência Viva na Escola. Nesta fase
            promovia-se a dinamização de atividades de, e para, alunos do 3.º Ciclo
            e Ensino Secundário da DMM envolvendo-os cada vez mais no clube e
            assumindo-o como seu. Atualmente, o CIAM visa a promoção da educa-
            ção ambiental e da literacia científica na sua abordagem CTSA para toda
            a comunidade.
            Em Março de 2019 as visitas foram suspensas e estamos a reiniciar um
            plano de atividades alternativo que consiste na construção de uma “Ca-
            derneta de Cromos de Ciência” em que cada “Cromo” é constituído por
            uma atividade experimental/prática a ser dinamizada com os alunos de
            Jardim de Infância e 1.º Ciclo em casa ou na escola. Desta forma o CIAM
            continuará a manter a ligação às escolas básicas circundantes mesmo
            em tempo de pandemia. No presente ano letivo os “cromos” e eventuais
            kits experimentais e/ou tutoriais em vídeo são elaborados por alunos do
            8.º ao 12.º ano de escolaridade. Foi ainda proposto o desafio “A ciência
            está viva na DMM?” que visa o desenvolvimento de projetos, jornais de
            notícias científicas e ecológicas, bem como a promoção da separação de
            resíduos.
            O espaço exterior está a ser dinamizado pelas turmas dos cursos profis-
            sionais de Proteção Civil no projeto “Guardiões da DMM”.
            Em paralelo está a iniciar-se um curso de formação para monitores do
            CIAM, exposições e palestras várias.                         LEGENDAS:
            Para saber mais: https://ciam616.wixsite.com/ciamesdmm
                                                                         1. Vista da sala de trabalho e um acesso ao mato mediterrânico.
                                                                         2. Grupo de alunos de Jardim de Infância em visita ao CIAM e monitores.
                                                                         3. Preparação de atividades práticas para receber escola visitante.
                                                                         4. Participação na atividade “Há festa no parque” promovida pela CMS.




                                                                    236
   231   232   233   234   235   236   237   238   239   240   241